Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD novo (+problema Kingston V300)


mullets
Ir à solução Resolvido por marceloo,

Posts recomendados

E aí galera.

Minha situação é a seguinte: comprei um SSD V300 120GB e ele chegou ontem.
Instalei e tal, fiz tudo certinho. Como eu usava o Win8, atualizei meu HD pra Win10 e instalei o Win10 no SSD normalmente, do 0 mesmo. Instalei apenas com o SSD ligado na MOBO sim.

Só que o problema é o seguinte: ao ligar apenas o SSD na mobo, ele aparece uma tela preta dizendo que não tem o "boot device" correto e pede para que configure isso na BIOS ou que coloque um CD no "boot device" correto e aperte qualquer tecla.

Quando eu coloco HD + SSD na mobo, ele dá o boot normalmente (o SSD setado como boot #1 na BIOS).

Com isso, minha conclusão é de que o boot está se dando com o HD ainda.

Alguém tem alguma ideia?
Minha mobo tem 6 portas SATA 6gb/s e já testei com o SSD solo em todas, nenhuma deu certo.
Na BIOS também já setei para AHCI (estava em "native IDE").

Outra coisa que aconteceu (e ao ler o tópico "Guia de instalação Win7~", tópico fixo) é que na hora de selecionar a partição onde instalar o Windows, apareceu um aviso dizendo que a partição estava no formato GPT. Algum problema nisso?

 

LMvb2NG.jpg

 

Lembrando que nessa primeira imagem, tanto o HD quanto o SSD estão conectados.
Não sei por qual razão não está aparecendo BOOT OPTION #2 como o HD (é um Maxtor de 160gb, antigo pra *****), mas se eu clicar em 'Hard Driver BBS Priorities', ele aparecerá.

 

1DZIgw2.jpg

 

Sobre a instalação:

 

 

jiTulSl.jpg

 

Ao apertar em Novo, ele criou uma nova Partição mas que não consegui instalar do mesmo jeito. Ele dava esse erro aqui:

 

ojjyc1S.jpg

 

Após clicar em NOVO e selecionar a partição Primária, ele dá esse aviso. Cliquei em OK e ele fez a instalação normal.

Depois da instalação, ele quis reiniciar o sistema. Tirei o DVD e na hora de bootar pelo SSD, não deu, de novo.

 

 

Bom, é isso.
Já mexi na BIOS de todas as formas:

  • Troquei o BOOT MODE SELECTION para 'UEFI only' e depois para 'Legacy only'. Nada. (default é 'UEFI and Legacy'
  • Troquei o STORAGE BOOT OPTION CONTROL para 'Legacy first', 'UEFI First', 'UEFI only'. Nada também. (default é 'Legacy only')
  • Troquei o OTHER PCI DEVICE ROM PRIORITY para 'Legacy OpROM'. Nada também. (default é 'UEFI OpROM'

Já fiz também a questão de converter para GPT (apertando SHIFT+F10, digitando diskpart e afins), mas não adiantou.

 

 

RESUMO: Windows está instalado no SSD (foi instalado apenas com o SSD ligado), porém não dá boot de forma alguma, mesmo com mudanças na BIOS e afins.
 
Outra dúvida minha: paguei R$239 e alguns quebrados com frete nesse V300. Pelo que li (tanto aqui quanto em outros fóruns), esse SSD é ruim e dá vários problemas. Aconselhariam a devolver de uma vez e guardar grana para comprar outro? Não consegui pegar o da Sandisk na BF e não tenho $ no momento para arcar com um Samsung EVO. E vendo os preços, os mais baratos estão acima de R$300,00.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já aconteceu comigo. Instalei o Windows no SSD só que a partição de boot estava no HD. Só fui descobrir isso quando tirei meu HD pra copiar uns arquivos em outro PC.

 

Eu fiz o seguinte:

 

Como eu ia instalar o Windows 10, decidi fazer uma instalação limpa. Formatei o SSD pela instalação mesmo: excluir, formatar, novo, assim ele cria uma partição de 500 MB que vai usar como boot. Daí instalou normalmente e deu boot. Fiz isso com meu HD com partição de boot desconectado.

 

Depois dei boot numa distribuição Linux via pendrive para apagar as partições de boot do meu HD, apaguei, deixei apenas meus arquivos e agora dá boot normal com ou sem o HD conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já aconteceu comigo. Instalei o Windows no SSD só que a partição de boot estava no HD. Só fui descobrir isso quando tirei meu HD pra copiar uns arquivos em outro PC.

 

Eu fiz o seguinte:

 

Como eu ia instalar o Windows 10, decidi fazer uma instalação limpa. Formatei o SSD pela instalação mesmo: excluir, formatar, novo, assim ele cria uma partição de 500 MB que vai usar como boot. Daí instalou normalmente e deu boot. Fiz isso com meu HD com partição de boot desconectado.

 

Depois dei boot numa distribuição Linux via pendrive para apagar as partições de boot do meu HD, apaguei, deixei apenas meus arquivos e agora dá boot normal com ou sem o HD conectado.

 

Já realizei esse processo.

Inclusive, 3 vezes.

 

E todas elas com o HD desconectado.

Já falaram que o Windows poderia ter enviado parte do conteúdo pro HD, mas ele estando desinstalado fica difícil. hehe

 

Ah, algo que eu notei: fui ver a pasta Windows do HD e ela tem algumas coisas a mais que a do SSD mesmo. Realmente não sei explicar o porquê. Será que o CD que utilizei pode estar com problema? (peguei emprestado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Não prestei atenção no fim do primeiro post, foi mal.

 

É bem estranho...duvido que seja a mídia de instalação o problema, até porque com o HD conectado dá boot normalmente, sem erro nenhum.

 

Antes de comprar o SSD você já tinha mexido em alguma configuração do bios? Mesmo com configurações de fábrica acontece isso?

O que é aquele MSR reservado na terceira imagem? Não tem como excluir essa partição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Não prestei atenção no fim do primeiro post, foi mal.

 

É bem estranho...duvido que seja a mídia de instalação o problema, até porque com o HD conectado dá boot normalmente, sem erro nenhum.

 

Antes de comprar o SSD você já tinha mexido em alguma configuração do bios? Mesmo com configurações de fábrica acontece isso?

O que é aquele MSR reservado na terceira imagem? Não tem como excluir essa partição?

 

Não tinha mexido em config nenhuma da BIOS. Ou seja, aquelas que estão na foto são as configs que vieram de fábrica já.

 

O Windows do HD não foi instalado com a mídia. O Windows do HD foi feito por atualização do Windows 8.1 original que eu tinha. Ou seja, eu tinha em meu HD o Windows 8.1. Aí atualizei ele pro 10 pra pegar o serial, peguei o serial e fui instalar no SSD. Consegui instalar de boa, mas deu esse problema. haha

 

Cara, não faço ideia do que seja, porque ele já veio assim.

Dá pra excluir sim, só que aí eu não consigo mais instalar o Windows (eu até poderia fazer o processo todo pra mostrar com fotos, mas é muito trabalhoso fazer com que essa partição volte a aparecer) mesmo formatando e fazendo tudo ali pela instalação direto (Novo, Formatar, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, deu pra entender.

 

Posso estar errado, mas parece que o Windows está lendo essa partição pra dar boot em vez da verdadeira partição de boot.

 

Sabe me dizer porque você não consegue instalar o Windows se essa partição é excluída? O que acontece quando você exclui a partição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, deu pra entender.

 

Posso estar errado, mas parece que o Windows está lendo essa partição pra dar boot em vez da verdadeira partição de boot.

 

Sabe me dizer porque você não consegue instalar o Windows se essa partição é excluída? O que acontece quando você exclui a partição?

 

Se eu excluo aquela partição, aparece uma de 109GB com o nome de "Partição Não Alocada 1" ou algo do tipo.

Aí eu clico em Novo, ele pede um tamanho, eu simplesmente deixo o que já vem escrito e crio.

Ele cria apenas uma partição com o tamanho total do SSD.

Aí o botão de AVANÇAR lá embaixo não tem funcionamento. Não adianta clicar que ele não deixa instalar. A mensagem que dá é "O Windows não pode ser instalado nessa partição porque sua placa mãe pode não oferecer suporte a este tipo de partição", algo do gênero.

 

Um detalhe: se eu faço esse processo descrito acima, as partições que o Windows cria automaticamente quando eu clico em NOVO não são criadas. (mandei mal de tirar a foto sem mostrar todas as partições que estão criadas ali)

E com isso, ele não deixa instalar o Windows.

 

Não sei se deu pra entender.

 

(desde já agradeço o esforço pra me ajudar!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Entendi.

 

Quando fui instalar no meu, eu fiz isso também. Só que quando coloquei para criar a partição nova, automaticamente ele criou outra partição de 500 MB que ele usa como boot.

 

Eu estava pensando em apagar todas as partições e manualmente criar essa partição de boot do Windows, mas não sei como seria feito para o Windows entender que a partição criada é a partição que ele deve usar como boot, informações, etc

 

Só mais uma coisa, e como você faz para que essa partição volte? Vou pesquisar melhor sobre esse SSD e volto aqui pra tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Entendi.

 

Quando fui instalar no meu, eu fiz isso também. Só que quando coloquei para criar a partição nova, automaticamente ele criou outra partição de 500 MB que ele usa como boot.

 

Eu estava pensando em apagar todas as partições e manualmente criar essa partição de boot do Windows, mas não sei como seria feito para o Windows entender que a partição criada é a partição que ele deve usar como boot, informações, etc

 

Só mais uma coisa, e como você faz para que essa partição volte? Vou pesquisar melhor sobre esse SSD e volto aqui pra tentar ajudar.

 

Beleza. hehe Tá complicado mesmo.

 

Então, o que mais tem funcionado (como eu disse, fiz o processo 3 vezes e em 2 eu tirei aquela partição, sendo que uma foi sem querer haha) é fazer a formatação do SSD pelo Gerenciador de Computador. Ligo o HD, dou boot por ele e faço pelo Windows direto no Gerenciador. Aí ele volta essa partição reservada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Na quarta imagem da instalação o Windows diz que a ordem da partição está errada, então deve ser isso mesmo, ele está lendo essa partição criada automaticamente como boot...

 

Não lembro se é possível, mas não tem como você mudar a ordem das partições? Talvez usando um software específico para gerenciamento de partições como o Easus: http://download.easeus.com/free/epm.exe daí você cria uma partição pelo Easus mesmo, e na instalação o Windows cria a partição de boot.

 

Na quarta imagem, que partições que estavam lá?

 

A partição MSR, a partição criada para a instalação, a partição de boot de 500 MB estava lá?, tem mais uma ainda...mas não dá pra ver, você lembra qual é?


Agora que vi, parece que tem como sim: http://www.partition-tool.com/easeus-partition-manager/help/moving-parition.htm

 

Não sei se você lê em inglês...mas qualquer coisa me diga o que não está entendendo que te respondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa primeira partição de 450 MB no Disco 2 é aquela partição MSR? Esqueci que essa placa mãe é UEFI, deve ser por isso que tem essa outra partição de 450 MB.

 

Minha placa mãe não tem UEFI e fica assim: boot + sistema + over provisioning

 

post-632324-0-86489000-1449098186_thumb.

 

Pesquisando aqui...é o próprio Windows que cria essa partição MSR: https://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Reserved_Partition cara, porque ele já não seta a partição do boot para 1  -_-  -_-  -_-


Parece que vamos precisar fazer manualmente...

 

Vamos ter que criar a partição de boot e fazer com que o Windows a reconheça e deixar igual é no seu HD: boot + sistema + partição do UEFI

Nunca tive que fazer isso, mas não parece tão complicado.

 

Vou ler mais um pouco a respeito disso e posto aqui...se conseguir alguma coisa comente aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que coisa maluca kkk, estranho o "tipo" estar GPT e não Primary como é no HD.

 

Temos que fazer com que fique igual ao seu HD, apenas aquelas três partições.

 

Estou testando numa máquina virtual um programa que particiona os discos. Vou tentar criar a partição de boot manualmente e ver se dá pra instalar o Windows. Pelo Easus trial não dá pra fazer isso.

 

Daqui a pouco respondo aqui, acho que vamos conseguir resolver isso...espero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mullets

 

Teria como você formatar o SSD completamente lá pelo Easus? Deixa ele apenas com as partições todas excluídas, não formate. Coloque pra excluir depois clique em aplicar (cuidado pra não confundir com seu HD)

 

Estou vendo aqui, mas essa partição de boot não tem nada de diferente para a partição do sistema. Quero dizer, no Linux você precisa setar se a partição é boot ou não, no Windows parece que não tem isso. Mas deve ter alguma coisa que ele cria dentro da partição que faz com que ele entenda que é boot. Parece que assim não vai dar pra criar uma partição de boot manualmente.

 

Tente isso o que eu disse, acho que quando você coloca excluir partição lá na instalação, deve ficar alguma partição oculta ainda sobrando. Tente apagar tudo pelo Easus e veja se dá pra instalar.

 

Deixe as configurações do bios como estavam também, por padrão.

 

Aquela partição vai sumir...daí se não der certo você terá que fazer ela voltar depois, desculpa qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceloo

 

Então, fiz o que você falou e quando cheguei na hora da instalação, estavam as 4 partições lá. Tentei instalar uma por uma (sei que algumas não dariam, mas só pra tirar foto mesmo lol). Nenhuma deu certo. Aí exclui todas e o botão NOVO ficou disponível. Apertei, criei uma nova partição e não consegui instalar nela de jeito nenhum, os erros estão nas fotos.

 

Não tem como colocar spoilers aqui, então vai ficar grande com 7 fotos. :s

 

2sbbQgZ.jpg

 

EJQJ56T.jpg

 

ZXSXOPo.jpg

 

XdwI68U.jpg

 

 

jcg3i9t.jpg

 

 

pmE14iY.jpg

 

 

YOH2G7c.jpg

 

 

PvI5SAb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que coisa, parece que essas partições não estão sendo realmente apagadas.

 

Bom, então vamos tentar outra coisa pra apagar essas partições. Só que vai ser meio chato...

 

Baixe isso: http://downloads.sourceforge.net/gparted/gparted-live-0.24.0-2-i586.iso

É uma ISO bootável de um particionador, semelhante ao Easus só que melhor, com mais funções e feito no Linux.

 

Coloque ela em um pendrive e dê boot por ela com o seu SSD conectado, daí apague todas as partições. É que estou achando que nessa instalação do Windows aí as partições não estão sendo realmente apagadas...

 

Foi mal aí a trabalheira!


@mullets

 

Uma coisa que acabei de lembrar quando estava testando as partições na máquina virtual. Quando eu setei pra ficar GPT, na instalação deu esse mesmo erro aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@mullets

 

Força aí kkkk, acho que ainda dá, esquece o post anterior, não baixe aquela iso que coloquei no link.

 

Baixe esta: http://downloads.sourceforge.net/gparted/gparted-live-0.24.0-2-i586.iso


Acabei de lembrar que quando eu fui formatar a partição virtual lá em GPT, a instalação do Windows não reconheceu dando aquele erro que deus nas imagens.

 

Edit:

 

Acredito que agora vai! uaheauha

 

Quando iniciar o Gparted no pendrive. Siga estes passos:

Ele vai bootar.

 

Selecione "Don't touch keymap"

Vá teclando Enter nas coisas que ele perguntar até que ele vai começar iniciar

 

O Gparted irá abrir

 

Exclua todas as partições e depois clique em Apply. O SSD vai ficar como unallocated

 

Agora o mais importante: 

 

Vá em Device > Create Partition Table > Selecione "msdos" (repare que tem GPT também) > clique em Apply. Pronto

 

Não precisa criar partição nenhuma, deixe unallocated. Agora vai na instalação e particione, e veja se deu certo!

 

Quando coloquei GPT, aconteceu esse mesmo erro que deus nas imagens anteriores. Mudando pra msdos que é o padrão do Windows, deu certo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para futuras necessidades de alguém que caia aqui com search ou afins:

O último post do @marceloo explicando sobre o GParted (que ele fala o passo-a-passo) funcionou 100%.

 

Mas caso alguém tenha preguiça, vamos lá:

 

  • Criei o pendrive bootável com o GParted (usei o Universal USB Installer).
  • Tirei o HD da placa mãe, deixando apenas o SSD e o drive de DVD, além do pendrive já plugado.
  • Bootei pelo pendrive, fiz o que o GParted pedia e cheguei na hora de usar o programa em si.
  • Exclui todas as partições.
  • Fui em Device > Create Partition Table > Selecionei MSDOS > Apply.
  • Depois reiniciei e tirei o pendrive, deixando com que a minha mídia do Windows fizesse o serviço.
  • Instalei e ele fez a partição correta dessa vez.

 

Fica aqui escrito meu agradecimento ao usuário @marceloo que desprendeu um bom tempo pesquisando e ajudando minha pobre alma.

 

Abraço pessoal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...