Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Alpha-X

Dicas De Backup

Recommended Posts

Olá pessoal,

Resolvi postar esse tópico colocando algumas dicas de backup que eu mesmo bolei. Muita gente formata o micro e acaba perdendo os favoritos, arquivos no desktop, fontes, mensagens no outlook e varios outros arquivos. Vou postar umas dicas de como fazer um backup de tudo isso antes de formatar seu micro e deixa-lo mais ou menos igual ao jeito que você usava.

1- A primeira dica é, no caso de você tiver apenas um HD na sua máquina, use ele particionado com pelo penos duas partições, por ex. uma para os arquivos de sistema e outra para od dados. Por que ? No case de você formatar a maquina você pode usar a outra unidade para guardar seu backup com isso você não precisará nem gastar CDs. Se seu HD possui a pena uma única partição, recomendo que faça essa divisão assim que possivel.

2- Favoritos:

Explorer - Arquivo > Exportar > Favoritos ou basta copiar a pasta C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Favoritos (no Windows XP) no Windows 98 se não me engano fica em C:\Windows\Favoritos

Opera - Arquivo > Exportar > Marcadores do Opera

Mozila Firefox - BookMarks > Organizar > Arquivo > Exportar

3- Outlook Express: Ferramentas > Contas > Exportar você copias suas contas

Já as mensagens é um pouquinho mais complicado você terá que copiar os arquivos da seguinte pasta: C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{Numero da chave}\Microsoft\Outlook Express\ no Windows XP

Existem programas que fazem um backup automaticamente (vou falar sobre eles depois)

4- Fontes: não tem muitos segredos - C:\WINDOWS\Fonts

5- Itens da barra de inicialização rápida: C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Dados de aplicativos\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch (atente que nesta pasta costuma ficar oculta)

6- Atualizações do Windows XP: É possivel você ter todos os arquivos das atualizações do Windows, mas para isso você deverá ter copiado todos na hora da atualização, eles ficam temporáreamente na pasta: C:\WUTemp Você pode começar a fazer um backup de suas atualizações assim no caso de uma formatação você terá todos os arquivos e não perderá tempo baixando eles novamente.

7- MSN Messenger: Para o MSN não tenho muitas dicas, copie a pasta de arquivos recebidos e histórico em C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Meus documentos\Meus arquivos recebidos

Existem alguns programas que prometem salvar as imagens e os emotions que foram configurados no MSN, é bem interessante, mas ainda não tive tempo de testar nenhum, por isso por enquanto não vou indicar nenhum nome.

8- Verificação pasta a pasta: Abra o Windows Explorer e começando pela primeira pasta vá verificando o que é importante que você poderá copiar. È interessante você verificar pasta a pasta, as vezes você sempre encontra um arquivo que ia ficando para tras.

9- Existe um programinha chamado MyDrivers, ele extrai os drivers dos dispositivos. É muito util para quem não tem ou perdeu o CD de instalação da placa. Mas ele não funciona se você trocar de sistema.

Copie todos esses arquivos na outra unidade ou para um CD (de preferência use o Winzip ou Winrar para compactar) e depois você restaura os arquivos nos endereços de onde foram tirados, procure anotar e colocar um nome bem especifico na hora de copiar os arquivos para não se perder na hora de restaura-los.

Por fim, estive testando uma ferramenta chamada Genie Backup Manager que já faz vários dos backups que citei automáticamente. Nele você seleciona os itens que deseja salvar e ele já salva compactado e tem a opção de criar um executavel que restaura os itens automáticamente.

Caso eu lembre de mais alguma dica irei postar aqui e se alguem souber de mais alguma também coloca aí ;)

[]s

Alpha-X

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais