Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas De Backup


Alpha-X

Posts recomendados

Olá pessoal,

Resolvi postar esse tópico colocando algumas dicas de backup que eu mesmo bolei. Muita gente formata o micro e acaba perdendo os favoritos, arquivos no desktop, fontes, mensagens no outlook e varios outros arquivos. Vou postar umas dicas de como fazer um backup de tudo isso antes de formatar seu micro e deixa-lo mais ou menos igual ao jeito que você usava.

1- A primeira dica é, no caso de você tiver apenas um HD na sua máquina, use ele particionado com pelo penos duas partições, por ex. uma para os arquivos de sistema e outra para od dados. Por que ? No case de você formatar a maquina você pode usar a outra unidade para guardar seu backup com isso você não precisará nem gastar CDs. Se seu HD possui a pena uma única partição, recomendo que faça essa divisão assim que possivel.

2- Favoritos:

Explorer - Arquivo > Exportar > Favoritos ou basta copiar a pasta C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Favoritos (no Windows XP) no Windows 98 se não me engano fica em C:\Windows\Favoritos

Opera - Arquivo > Exportar > Marcadores do Opera

Mozila Firefox - BookMarks > Organizar > Arquivo > Exportar

3- Outlook Express: Ferramentas > Contas > Exportar você copias suas contas

Já as mensagens é um pouquinho mais complicado você terá que copiar os arquivos da seguinte pasta: C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{Numero da chave}\Microsoft\Outlook Express\ no Windows XP

Existem programas que fazem um backup automaticamente (vou falar sobre eles depois)

4- Fontes: não tem muitos segredos - C:\WINDOWS\Fonts

5- Itens da barra de inicialização rápida: C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Dados de aplicativos\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch (atente que nesta pasta costuma ficar oculta)

6- Atualizações do Windows XP: É possivel você ter todos os arquivos das atualizações do Windows, mas para isso você deverá ter copiado todos na hora da atualização, eles ficam temporáreamente na pasta: C:\WUTemp Você pode começar a fazer um backup de suas atualizações assim no caso de uma formatação você terá todos os arquivos e não perderá tempo baixando eles novamente.

7- MSN Messenger: Para o MSN não tenho muitas dicas, copie a pasta de arquivos recebidos e histórico em C:\Documents and Settings\<nome do usuário>\Meus documentos\Meus arquivos recebidos

Existem alguns programas que prometem salvar as imagens e os emotions que foram configurados no MSN, é bem interessante, mas ainda não tive tempo de testar nenhum, por isso por enquanto não vou indicar nenhum nome.

8- Verificação pasta a pasta: Abra o Windows Explorer e começando pela primeira pasta vá verificando o que é importante que você poderá copiar. È interessante você verificar pasta a pasta, as vezes você sempre encontra um arquivo que ia ficando para tras.

9- Existe um programinha chamado MyDrivers, ele extrai os drivers dos dispositivos. É muito util para quem não tem ou perdeu o CD de instalação da placa. Mas ele não funciona se você trocar de sistema.

Copie todos esses arquivos na outra unidade ou para um CD (de preferência use o Winzip ou Winrar para compactar) e depois você restaura os arquivos nos endereços de onde foram tirados, procure anotar e colocar um nome bem especifico na hora de copiar os arquivos para não se perder na hora de restaura-los.

Por fim, estive testando uma ferramenta chamada Genie Backup Manager que já faz vários dos backups que citei automáticamente. Nele você seleciona os itens que deseja salvar e ele já salva compactado e tem a opção de criar um executavel que restaura os itens automáticamente.

Caso eu lembre de mais alguma dica irei postar aqui e se alguem souber de mais alguma também coloca aí ;)

[]s

Alpha-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...