Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telinhas Fumê


Poison Lord

Posts recomendados

OK. E o que você acha de um Pentium MMX 166Mhz, 128MB RAM EDO, HD1 540MB (boot) + HD2 8,4GB (sem boot), vídeo Trident 9680 2MB PCI (Lesma), Som Creative ViBRA 16C PnP. ?!?!

Tudo bem, que este tópico não tem nada a ver com quem tem o pc mais velho, mais eu sou o campeão! :palmas: :cry:

O que você acha do pc que eu tenho aqui do lado do pc da minha assinatura?

Intel 486DX2 66 @ 66MHz, 16Mb de memo, video on-bord hd de +ou- 400Mb(não lembro bem, faz tanto tempo que eu não ligo ele) e monitor VTC (que eu uso até hoje no meu Atlhon 900)

Acho que ganhei!! :P

Bem, vamos ao que interessa.

Uma pessoa na primeira página falou sobre os LG Flatron já terem um recurso...

Como funciona isso? Eu estou interessado porque eu uso diariamente no pc da minha assinatura um Flatron T710SH.

valeu :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gente, na verdade esta "telinha fumê" atrapalha mais do que ajuda... explico o porquê: o que realmente causa sérios problemas aos nossos olhos são os Raios-X liberados pelas camadas de fósforo que são "bombardeadas" pelos elétrons emitidos pelos canhões do tubo de imagem. Funciona da seguinte forma: existem 3 canhões de elétrons atrás do tubo de imagem e 3 camadas de fósforo "chapadas" na frente do tubo (imediatamente atrás do vidro p'ra onde olhamos). Cada canhão destina-se a acender uma cor: vermelho, verde e azul. O elétron é disparado em direção ao fósforo e ao chocar-se com seu alvo, libera luz (que é o que vemos) e raio-x. Quanto maior o tubo (a tela), mais raio-x. Agora, eis o problema... para liberar mais luz, não sei ao certo se o canhão libera mais elétrons ou elétrons com mais "força", mas o fato é: quanto mais luz, mais raios-x. Quando colocamos a "telinha fumê", o brilho diminui, então lá vamos nós aumentar o brilho... resultado? Estamos levando mais raios-x na cara!

Só p'ra lembrar, o que bloqueia RX é chumbo! O vidro das telinhas é completamente ignorado pelo maldito.

O melhor a fazer é simplesmente diminuir o brilho do monitor.

Bem, é isso... qualquer dúvida, estamos aí!

Luiz Francisco

PAX ET BONVM SEMPER!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um Samsung 753df, tela plana, já li tudo sobre os problemas , lá vai o que melhorou, tenho a vista muito sensível. Uso a cor verde clara no windows, uso o brilho bem baixo e contraste não muito alto,pois, muito alto também cansa.Não uso telinha, coloquei um programa no xp chamado TranspApps 1.1, grátis, e uso com 10 % de transparência.Uso a resolução 1024 x 768, 32 bits, 85 htz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal, como sou da área da saúde, já li vários textos referentes aos danos dos monitores CRT (cathode ray tube).

Vou passar um texto aqui que irá esclarecer tudo pra vocês:

Os monitores, apesar de emitirem todos os tipos de radiação eletromagnética, como ondas de rádio, raios infravermelho (calor), luz visível e ultravioleta (UV), microondas e raios X, fazem-no em níveis abaixo dos conhecidos como nocivos à saúde. Contudo, ainda continua o questionamento sobre a emissão das radiações eletromagnéticas do tipo ELF (extremely low frequency) e VLF (very low frequency). A ELF (50-80 Hz) é proveniente das bobinas de deflexão vertical dos monitores, e a VLF (15-85 Hz) resulta das bobinas de deflexão horizontal. Os monitores também apresentam um transformador de alimentação que gera um campo de 60 Hz e um transformador flyback que eleva a tensão do CRT para dezenas de milhares de volts e emite radiação eletromagnética VLF.

uv_image001.gif

Atualmente ainda não são conclusivas as pesquisas sobre os efeitos à saúde provocados pelas radiações de campo eletromagnético (CEM) do tipo ELF, VLF e as provenientes de campos de 50 Hz e 60 Hz. Apesar de vários estudos epidemiológicos e ensaios laboratoriais apontarem associação entre exposição ocupacional ou residencial ao CEM e aumento da incidência de leucemia, câncer de mama e de cérebro,14 outros estudos não confirmaram tal associação.

O maior problema estaria relacionado aos raios UV.

Complicações relacionadas à radiação U.V.

Os raios UV podem causar sérios danos aos olhos. Estudos clínicos tem demonstrado uma correlação entre a exposição aos raios UV e certos tipos de doenças oculares.Tais descobertas indicam que o dano ocular pode decorrer não somente de uma exposição crônica aos raios UV (sol também), mas também dos efeitos acumulados de uma exposição "normal" aos raios UV sem a proteção adequada. As complicações podem ser:

- Fotoceratite

- Pterígeo

- Catarata

- Degeneração macular

- Câncer de olhos

OBS: pessoas com Xeroderma pigmentoso deveriam evitar o uso de monitores CRT.

Mesmo apesar de tudo isto, um dia na praia expõe a uma dose muito mais elevada de radiação!

uv_image003.gif

O problema com os monitores CRT seria a exposição muito prolongada, de forma crônica, em ambientes escuros (olhos ficam em estado de midríase, aumentando a penetração dos raios) e pessoas que usam lentes convergentes, como os os que tem problema de hipermetropia (as lentes convergentes concentram mais os raios).

SOBRE OS FILTROS (Telinhas fumê): um simples vidro grosso comum serve para bloquear grande parte dos raios UV. Devo lembrar-lhes que existem distintas faixas de UV (A, B e C), e filtros especiais bloqueiam eles. As telinhas baratas são simplesmente vidro comum e um "fumê" pouco funcional, que só ajuda a diminuir o brilho. Telas que protegem contra uma gama maior de raios UV são um pouco mais caras.

CONCLUSÃO: tirando a genotoxicidade, que é mínima, os monitores CRT causam danos principalmente aos olhos, em sua maior parte devido aos raios UV, e também à taxa de atualização baixa, juntamente com o dot pitch elevado(distancia entre os pixels) que causam a "vista cansada". As "telinhas fumê" ajudam sim, em diferentes graus, a diminuir os danos causados, e devido ao baixo custo são altamente recomendados.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Juan, gostei da explicação, mas ficou uma dúvida, se um vidro grosso já segura esse UV então o da tela não serve ?

E os monitores mais novos com certificado têm mais proteção que os outros (espero que o selinho aqui não seja só enfeite) ?

Outra coisa que veio na minha cabeça é se os aparelhos de TV não emitem essas radiações também ?

Poxa, juntando o monitor a as lâmpadas fluorescentes estamos expostos a uma dose "razoável" de radiação UV.

Mas mesmo assim não sei se seriam capazes de causar essas patologias, nem com uma exposição a loooongo prazo, 10 min de sol intenso sem proteção (ou até desproteção com óculos 1,99) adequada são bem danosos pros olhos e pele (bem, pra mim é né.. branquelo.. :rolleyes: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive problemas com CRT. A primeira vez foi no serviço. Após duas horas ininterruptas na frente de um CRT comecei a ter dores de cabeça que não melhoraram nem com analgésicos. Conclusão: fui para no pronto socorro e tive de ficar no soro por umas 6 horas tamanha a dor nos olhos e na cabeça. Recentemente comecei a sentir muita irritação nos olhos quando ficava de frente a um CRT. Também sentia dor no fundo do olho. Não deu prá continuar assim e migrei pra um CRT. Aqui em casa esse problema acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juan, gostei da explicação, mas ficou uma dúvida, se um vidro grosso já segura esse UV então o da tela não serve ?

E os monitores mais novos com certificado têm mais proteção que os outros (espero que o selinho aqui não seja só enfeite) ?

Outra coisa que veio na minha cabeça é se os aparelhos de TV não emitem essas radiações também ?

Poxa, juntando o monitor a as lâmpadas fluorescentes estamos expostos a uma dose "razoável" de radiação UV.

Mas mesmo assim não sei se seriam capazes de causar essas patologias, nem com uma exposição a loooongo prazo, 10 min de sol intenso sem proteção (ou até desproteção com óculos 1,99) adequada são bem danosos pros olhos e pele (bem, pra mim é né.. branquelo.. :rolleyes: )

Fala Evandro, beleza?

O vidro do monitor segura uma parte dos raios UV, mas o resto só com filtro específico para as faixas mais penetrantes.

Mesmo assim, eu concordo contigo sobre essas patologias...a taxa de incidência delas com certeza é minima, relacionando-se ao uso dos monitores CRT. Na verdade seria um conjunto de tudo, com fundamental presença (influencia) do sol, que é uma fonte de radiação UV muito maior, obviamente.

Mais comum mesmo, é o caso que o colega citou logo acima, falando de "dores de cabeça e no fundo do olho". O fundo do olho é a retina, o lugar onde se formam as imagens, e alvo de qualquer luz ou radiação. Os lugares mais comum de dor de cabeça são as laterais e a parte traseira (occipital). Sobre a irritação dos olhos, isso sim é extremamente comum, e jogue a primeira pedra quem nunca passou por isso! Na verdade isso se deve a 2 fatores juntos: a ação dos monitores CRT (radiação, dot pitch, freq. de atualização), e ao próprio usuário, que pisca menos vezes. Uma pessoa normal (adulta) pisca em média 25 vezes/minuto. Quando a pessoa concentra a visão num ponto por muito tempo, ela pisca bem menos, e isso diminui a lubrificação da córnea. Só por curiosidade, já pararam pra contar quantas vezes piscam em um minuto, enquanto lêem este topic? Com certeza, bem menos do que 25 vezes!

Só não recomendaria o uso de monitores CRT a pessoas com xeroderma pigmentoso. Essas pessoas possuem o mecanismo de reparo de DNA defeituoso, e como os raios UV são mutagênicos, com o tempo essas pessoas desenvolvem lesões irreparáveis principalmente na pele.

Enfim, por sorte poucas pessoas sofrem dessa doença... (imaginem não poder ir à praia nunca!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara sempre usei, e realmente ajuda e muito!!! Eu sei que existe um óculos na cor azul, igual aquele para dirigir a noite (amarelos), os azui é para quem passa muito tempo na frente do micro, tenho um amigo que usa e disse que show de bola!!

So não sei onde vende, a única empresa que sei que vende isso é a Polyparts de Itapecerica da Serra, ela atua com vendas em oficinas mecânicas de todos os tipos, lojas, etc...eu vi no catálogo deles!!!

Não é barato não!!!

Rodrigo

Sei que este tópico e post é antigo mas só gostaria de informar que estes óculos com lentes azuis podem ser encontrados em óticas. Tem tb lentes planas (sem grau), que são chamadas de video filter, e podem ser colocadas em qualquer óculos ou então pode-se aplicar o tratamento video filter em lentes de grau, fazendo a correção ótica necessária e protejendo seus olhos ao mesmo tempo.

Postei porque achei que seria interessante a muitas pessoas.

Se quiserem alguma informação adicional podem me contactar.

Abraço,

Luis Eduardo

Técnico em Óptica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

estava lendo sobre as questões dos raios UVs dos CRTs e tal, mas daí pergunto, e os LCDs? Estes possuem uma fortissima lampada fluorescente atrás do painel LCD. O brilho do LCD, quando em 100% e novo, chega a ser até 5 vezes a mais que modelos de tubo, a maioria deles têm duas a três vezes mais brilho que um CRT, por isso é recomendado diminuir o brilho antes de u sar esses monitores. Aí fica a questão, se o CRT não é tão saudável pela questão dos raios UV, o LCD tb não seriam assim tão saudáveis como todos dizem que o é já que ele possuei essa lampada e elas tb emitem raios UV, certo? quem puder me esclarecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi pessoal! eu estava lendo os comentarios e fiquei curioso pra saber q telinha e esa. se da pra baxar no gogle ou como q se consegue uma porque eu não sou acostumado com computador e tenho Problema no eucalino dos olhos um médico me falou q fasilita o cansaso na visão. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho q essas telas que vendem por ai só serve mesmo pra diminuir o brilho do monitor, e pra isso eu posso fazer pelo monitor mesmo.

aqui já usei e pra falar a verdade pra mim começo a iritar meus olhos quando estava usando essas telas, antes nunca tinha usado foi só comprar uma dessas porcarias, que começo a iritar os meus olhos.

e isso que não comprei no camelo.

Ariovaldo Costella

essas telas são aqueles vidros que ficam na frente do monitor, de uma olhada no link que você vai ver o que é

http://www.dsystem.com.br/principal/defaul...igo_produto=564

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho q essas telas que vendem por ai só serve mesmo pra diminuir o brilho do monitor, e pra isso eu posso fazer pelo monitor mesmo.

aqui já usei e pra falar a verdade pra mim começo a iritar meus olhos quando estava usando essas telas, antes nunca tinha usado foi só comprar uma dessas porcarias, que começo a iritar os meus olhos.

e isso que não comprei no camelo.

Ariovaldo Costella

essas telas são aqueles vidros que ficam na frente do monitor, de uma olhada no link que você vai ver o que é

http://www.dsystem.com.br/principal/defaul...igo_produto=564

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Normalmente todos os monitores CRT emitem radiação e muita luz, entendam que a quantidade de luz que causa dores de cabeça e a telinha fumê consegue ajudar um pouquinho, mas a radiação, que pode prejudicar seus olhos causando o uso de óculos ou aumento do grau, a telinha nada faz...

No entanto existem monitores CRTs que possuem filtro de radição e telas anti-reflexivas e anti-estática que não dão dores de cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos

Gostaria de reviver esse artigo porque fiz uma descoberta interessantíssima. Eu trabalho no Laboratório de Plasma Térmico na UFES na parte de automação e programação. Um dos equipamentos ( que inclusive é meu tema de IC) é um difratômetro de raios-x da marca Rigaku. Esse equipamento abre uma janela que emite raios-x numa amostra e pelo ângulo de difração na estrutura cristalina, pode-se inferir por tabelas qual a composição do material.

Bem, um dia um amigo meu fazendo testes no aparelho, resolveu testar colocando aquela tela entre um contador Geiger ( mede índices de radiação ) e a janela do difratômetro. Para surpresa dele, uma contagem de 80 pulsos/s caiu para 0. Ou seja, aquela tela bloqueia raios-x mesmo. Um monitor normal nem conseguimos medir a quantidade de radiação dele, por ser muito pequena. Recomendo a todos que tenham CRT em casa a providenciar aquela tela, porque um monitor de CRT emite muito pouca radiação mas ainda sim emite. Ou migrar para um LCD como eu fiz... Que por sinal é uma maravilha ( Viewsonic 19" Widescreen :-BEER )

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mayler, grato pela informação, mas sem ser propaganda,só para reforçar sua descoberta, qual era a marca da tela?

Bem, estou usando uma da Clone, conf.sua indicação, também uso óculos(azulado) com tratamento de filtro de vídeo, etc.Tenho a área de trabalho dark,verde quase negro, não uso papel de parede, na configuração da área de trabalho é nenhum, uso brilho quase zerado e contraste de zero a cem, em 70.refresco a 85hz,1024 x 768, 32 bits; :palmas: Acho que ficou legal, vou ver a continuação, senão ficar bom, partirei para um LCD.Vlwz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual era a marca da tela?

Vou verificar lá hoje qual era a marca e de noite posto, eu tenho até uma telinha fumê dessas em casa, nova da Leadership, se eu me lembrar, hoje a tarde levo lá pra ufes e também testo ela... Eu não... os da física lá hehe, eu só faço os programas de controle dos equipamentos lá :P

Meu professor orientador (doutor em física :tantan::D hehe ) quer recortar uma chapa de raios-x e colocar essa telinha, para poder ver o equipamento sem mover as chapas e se expor a radiação.

EDIT

É impressão minha ou tópico foi destacado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Cara, bacana saber disso...Eu ainda uso essa bendita telinha, apesar de perder qualidade de imagem. Mas pelo menos sei que não vou ter problemas. Quando trabalhava numa empresa que não tinha essa bendita tela e os monitores não eram de LCD, tive um aumento de miopia (que por sinal já estava estabilizada a 5 anos).

Viva a telinha Fumê!!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Perguntei a um oftamologista uma vez ele disse que não fazia bem nem mau, ela so dava um conforto semelhante ao oculos escuros. Mas eu que trabalhava muito na frente do micro acho que ela ajuda a cansar menos a visão. Eu não deixava o brilho do monitor forte e aliado com a tela conseguia trabalhar bastante sem cansaço. Mas lembrando que segundo revistas de informatica (infoexame) o ideal é trabalhar cerca de 1 hora e descansar 10 minutos olhando de preferência para longe. Hoje sempre faço isto quando da 1 hora me levando e descanso cerca de 10 min, com isto não sinto cansaço na visão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Eu tenho duas... uma delas é mais escura que a outra.... mas prefiro a que é clarinha... da Clone.

Quando ao fiozinho... você enfia onde preferir... hehe... to zoando...

na caixa da minha tela diz para ligar no chassis do micro... ou em qualquer outra peça metálica que tenha aí por perto... desde que seja grande o suficiente para receber a descarga (não vale ligar o fiozinho em uma moeda ou clips.. hehe).

Quanto ao olhos... realmente ajudam... mas como nosso amigo disse a pouco... não é nada 100%... se você ficar mais que 5horas na frente do micro já vai ficar com os olhos queimando....

falou.

sahuhsahuashu mano, antigamente quando eu tinha uns 10 anos passava em torno de 14 horas no pc (ja passei 18) :o

e nunca coçou nem deu nada :unsure: e olha q n tinha a telinha

a unica vez q coçou foi a de 18 mais fora disso nunca tive problemas ^_^

(n sei se foi por causa do pc mais to com 2 graus de miopia sahuhuashash ****):P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...