Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como comprar impressora 3D? O que vocês recomendam?


Posts recomendados

Estou vendo uns anúncios de impressoras 3D no mercado livre e há um bocado de variação entre modelos e características. Estou tendendo a montar um kit devido ao preço menor.

Estive pesquisando esses últimos dois dias e não encontrei ainda nenhuma referência muito clara que pudesse me esclarecer estes tópicos:

  1. As impressoras montadas a partir de kits são confiáveis?
  2. Quais são os melhores componentes a buscar em um kit para compra?
  3. Fora os suprimentos que parecem relativamente fáceis de achar, conseguimos as peças de reposição no mercado nacional?
  4. A maior parte dos modelos parece baseada em um projeto específico, algo como prusa l3. As impressoras deste modelo são confiáveis?
  5. Essas impressoras 3D de kits do mercado livre dão muita manutenção? Tipo, toda hora pifa alguma coisa?

Esses questionamentos são mais do tipo feeling de quem já possui um equipamento. Mas também tenho as seguintes dúvidas:

  1. Qual tipo de impressora é mais recomendável comprar na faixa até R$5000,00. Qual a sua sugestão? Essas tipo kit, ou uma daquelas mais bonitinhas, em gabinete fechado e até mesmo com design indistrial? Todos fazem sua propaganda e todos dizem ter a melhor impressora custo benefício.
  2. Existem lojas especializadas? Procurei no buscapé, e lá há um vasto deserto de falta de ofertas de produtos. A menos que eu não tenha sacado ainda como procurar...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acabei comprando um ebook muito bom sobre impressão 3D.

 

resposta 1: Os kits são tão bons quanto as impressoras montadas que vemos por ai... Mas a operação de qualquer uma requer muito conhecimento, e pode-se esperar pelo menos 30% de falhas, mesmo quando você já tiver experiência no uso. Impressoras 3D existem em diversas cores e sabores, mas precisão e produtividade mesmo somente em implementações industriais muito caras.

 

resposta 2: Vi no livro discussões sobre tipos de arduino, extrusores e outras coisitas mais. Nada assim muito conclusivo. Tudo depende do material a ser impresso e das capacidades requeridas pelo projeto da impressora. Unanimidade existe nas bandejas auto niveladas e aquecidas para ajudar a evitar a deformação de peças e o resfriamento do material antes de imprimir o próximo layer, que pode terminar em má aderência das camadas. É muito importante controlar o ambiente, e impressoras de gabinete fechado ajudam nisso, porém há contras também, como dificuldade de manutenção.

 

resposta 3: O livro foi escrito na China. não dá para tirar base, mas pelo menos no mercado livre, vendem-se muitas peças. Como os projetos da maioria das impressoras que vemos no mercado livre são open source, a maioria das peças são bem padrão do mercado, e isso deve reduzir os problemas de reposição.

 

resposta 4: Engraçado foi notar que os modelos mais simples, baseados nas primeiras implementações open source sejam menos problemáticas. No livro, reclama-se de implementações mais recentes de certas duplicators que acabam dando mais dores de cabeça, mas na realidade, tudo depende muito de sua boa vontade de procurar fóruns e ajuda em grupos de usuários para compartilhar experiências. Impressão 3D é um trabalho muito experimental.

 

resposta 5: Na experiência contada no livro, não parece que a manutenção seja um grande problema. parece que as impressoras funcionam de boa. Mas como eu ainda não adquiri a minha, não tenho como confirmar esta percepção.

 

PS:

As impressoras mais recomendadas são aquelas que caberem no bolso e tiverem pelo menos a mesa com nivelamento fácil e aquecida. Toda impressora 3D é como um bebê... Todas darão trabalho, e nenhuma delas dará resultados extraordinários sem prática. Só as industriais por laser sintering ou outras tecnologias fora do alcance dos mortais.

 

Não localizei ainda nenhum ponto de venda em BH, para ver uma impressora 3d ao vivo e a cores. Sei que uma loja famosa vende um modelo caro de fabricante pomposo, mas o livro fala que as demonstrações geralmente são realizadas com modelos 3D otimizados para o equipamento, e não tenho muita esperança de conseguir demonstrações nessa loja.

 

Como o tópico não teve nenhuma resposta, eu o estou abandonando, mas deixo aí as respostas Às minhas próprias dúvidas, de forma a ajudar quem mais acabe passando por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@qarcanjo  Comprei minha impressora 3d da china.. uma ender 3 e descobri depois que ja temos muitas empresas nacionais de qualidade! De impressoras encontrei a gtmax e sethi e de filamentos hoje estou usando da 3dfila em bh mesmo. Tenho uma startup e ja estou colocando meus projetos em pratica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...