Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas-mãe Asus Com Problemas Na Ps/2


Gabriel Torres

Posts recomendados

  • Administrador

Pessoal,

Vamos por partes.

1. O pessoal da ASUS levantou que o problema poderia ser com a fonte de alimentação que usamos (outro usuário levantou aqui que poderia ser este o problema). Pode até ser, mas porque dentro de trocentas placas-mãe que testamos usando esta mesma fonte só esta placa da ASUS teve este problemas? Aliás, no mínimo estranho uma placa-mãe ser tão "sensível" a ponto que uma fonte de baixa qualidade queimar aleatoriamente sua porta PS/2. Lembrando que sendo a placa-mãe mais barata da ASUS, o usuário invetivavelmente irá comprar uma fonte barata e não uma fonte de 400 W de potência real... De qualquer forma, nós acabamos de comprar uma fonte de 400 W de potência real que passaremos a usar em nossos testes daqui por diante.

2. Depois o pessoal da ASUS levantou que o problema poderia ser em nosso mouse.

3. Depois o problema poderia ser do BIOS. Se vocês repararem no site da ASUS, todas as atualizações de BIOS desta placa-mãe são para supostamente corrigir a "instabilidade da porta PS/2". Em nossos testes nosso primeiro procedimento é sempre atualizar o BIOS para a versão mais recente disponível no dia do teste. Assim, o BIOS estava atualizado antes do problema ocorrer.

4. Achamos no mínimo engraçado a ASUS culpar tudo MENOS a placa-mãe. Ou seja, todos os outros componentes que usamos podem estar com problemas MENOS a placa-mãe deles... Daqui a pouco eles vão dizer que o problema talvez seja no monitor de vídeo...

5. Achamos também no mínimo estranho a ASUS dizer que desconhece o problema, visto a quantidade de pessoas reclamando em nosso fórum deste mesmo problema.

6. Nós iremos repassar este tópico inteiro para o pessoal da ASUS e aguardar uma resposta oficial deles.

Agradecemos o testemunho de todos aqueles que colaboraram com suas histórias.

Abraços,

Gabriel Torres

Pessoal,

Acabamos de receber uma resposta da ASUS referente a este tópico. Segue abaixo na íntegra:

"Prezado Daniel,

Durante o fim de semana eu li o tópico referente ao assunto PS/2.

Conforme conversamos anteriormente, muitas vezes a motherboard é

responsabilizada por problemas que não são causados por ela. Notamos que

no caso PS/2 isso é normalmente um exemplo, desta forma seguem listados

alguns pontos de atenção a serem verificados pelos leitores do fórum

que passam por estes problemas:

1. Fonte de alimentação: é de conhecimento público que a maioria

das fontes que encontramos no mercado brasileiro é de baixa qualidade.

Uma fonte de baixa qualidade, além de ter um baixo rendimento muitas

vezes não é capaz de bloquear as oscilações da rede elétrica, dando

uma instabilidade no fornecimento de energia ao sistema. Desta forma

sempre que possí*vel utilize boas fontes de alimentação (a nossa

função não é dizer qual deve e qual não deve ser utilizada, mas

prestem atenção em alguns pontos):

- Se possí*vel Rendimento/Eficiência superior a pelo menos 60%

- Se possí*vel com um sistema PFC (passivo ou ativo)

- Se possí*vel com certificações internacionais como FCC

- Se possí*vel oriundas de um fabricante que submeta 100% dos seus

produtos a testes de burn-in e high-pot

- Se possí*vel com proteções contra over/under voltage,

sobrecarga e curto circuito

Na mí*dia especializada existem uma série de artigos e análises de

diversos produtos disponí*veis no mercado.

2. Aterramento e Rede Elétrica: Sempre se valha de um sistema de

aterramento e preste atenção na qualidade da alimentação da rede

elétrica (uma rede elétrica ruim associada a uma fonte de baixa

qualidade gera muita dor de cabeça). Uma forma simples de verificar a

qualidade da alimentação é verificar a diferença de potencial entre o

terra e o neutro da rede (diferenças superiores a 1,5V já são

consideradas ruins). Um outro fator importante é o cuidado na

instalação do PC, não se recomenda que na mesma malha de alimentação

sejam instalados dispositivos que gerem ruí*do na rede elétrica

(ventiladores, liquidificadores) ou equipamentos que repentinamente

representem uma carga mais substancial à rede (como geladeiras ou

equipamentos de ar condicionado).

3.Gabinete: a função do gabinete não é somente a proteção

física aos componentes e determinação do fluxo da ventilação do

sistema, um fator importante é a função da estabilidade elétrica.

Procure utilizar um gabinete seja revestido por um material condutor na

parte interna para que o mesmo distribua a referência de terra de forma

homogênea para o sistema. Sempre utilize todas as hastes de fixação da

motherboard. Novamente procure utilizar um bom gabinete e cuidado para

não cair na armadilha dos gabinetes que são bonitos na aparência mas

não são bons em qualidade.

4. Teclado e Mouse: nunca conectem ou desconectem estes dispositivos

com o PC ligado (como bem lembrado por uma pessoa do fórum). Evitem

também que qualquer cabo que trafegue dados fique em contato com os cabos

de alimentação do sistema. Aparentemente muitos já se valhem de bons

teclados e mouses, mas vale a pena reforçar a mensagem de se usar um

produto de qualidade.

5. Drivers e BIOS: de acordo com o modelo da motherboard façam a

atualização de BIOS. E um lembrete... sempre que utilizarem uma placa

com chipset VIA em um sistema Microsoft instalem o driver Hyperium para

maior estabilidade e performance da máquina (os drivers podem ser

encontrados no site/CD da ASUS ou na pópria VIA em http://www.viaarena.com).

Novamente reforço que vendemos muito estes produtos no Brasil e no mundo,

e os í*ndices de retorno estão dentro da normalidade não apresentando

qualquer caso epidêmico ou crítico a respeito deste assunto. Se os

detalhes acima foram observados e os problemas persistirem nos desculpamos

e solicitamos que os usuários procurem as empresas onde adquiriram os

produtos para a prática da garantia.

Para o caso da LanHouse em Recife devido ao í*ndice elevado de problemas,

sugiro que a pessoa responsável faça alguns testes com muito critério

para verificar o que pode estar acontecendo, se você me passar o contato

dela Daniel eu posso enviar um e-mail com algumas dicas adicionais (com

alguns critérios para os testes) e também pedindo mais informações

sobre a Lan dele (uma vez que no post dele faltam detalhes importantes).

Ficamos em contato cooperando mutuamente...

Abraços,

Rodrigo Tamellini"

Bem, taí a resposta.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ASUS é muito arrogante mesmo. Eles vão culpar tudo, menos a placa deles porque ela é uma "ASUS" e por ser uma "ASUS" ela é "perfeita". Essa do gabinete foi demais.

Engraçado é que tem gente aqui no Fórum que usa placas mãe de outras marcas sem aterramento e sem estabilizador e mesmo assim não ocorrem esses problemas da ASUS A7V8X-X. Porque será que esses problema não acontecem com outras marcas de placa mãe e com outras placas da própria ASUS?

Deve ser duro assumir que uma empresa que tem tanto "nome" fabrica uma placa tão ruim. :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Doody@27 jul 2004, 17:03

A ASUS é muito arrogante mesmo. Eles vão culpar tudo, menos a placa deles porque ela é uma "ASUS" e por ser uma "ASUS" ela é "perfeita". Essa do gabinete foi demais.

Engraçado é que tem gente aqui no Fórum que usa placas mãe de outras marcas sem aterramento e sem estabilizador e mesmo assim não ocorrem esses problemas da ASUS A7V8X-X. Porque será que esses problema não acontecem com outras marcas de placa mãe e com outras placas da própria ASUS?

Deve ser duro assumir que uma empresa que tem tanto "nome" fabrica uma placa tão ruim. :angry:

É bem por aí mesmo.. até parece que a "grande fabricante" de motherboars ASUSTEK iria reconhecer que fez uma placa de baixissíma qualidade, perante aos seus consumidores da América Latina, afinal essa placa só deve vender em países como o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trabalho numa integradora, e de uns tempos para cá também temos tido problemas com muitas placas asus, como nesse caso uma ou outra que da pane nas PS/2 (será um retorno do martirio das A7V-E/A7VL-133 :######: !!), fora as que queimam fontes a torto ea direito, aquecimento em demasia, entre outras cositas mais, mas agora apareceu uma nova: ta dando o bicho para instalar o win98 na a7v8x-mx/a7v266-mx, mesmo usando mais de um processador, hd´s de duas marcas e de tamanhos diferentes, com o DM de fabrica,etc, etc, na hora de copiar os cab´s da erro de escrita no hd :( ai quando é somente trocado a placa-mãe por uma gigabite ou uma pcchips(!) com os mesmos south e north funciona na boa, vai entender.

ah, antes que digam, não vou generalizar as placas-mãe da ASUSTEk com chipset da INTEL ou NVIDIA, praticamente não dão retorno por pane na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma pc com uma placa-mãe Asus a7v266-mx com o sistema chipset km400... tem 256 ddr hd 40 seagate...

Instalei o windows Xp Pro.

O desempenho do sistema operacional é muito bom, não trava, é rápido, rodo counter strike, sims, outros games e varios programas pesados sem problemas..., quanto a isso não tenho o que reclamar...

No 2º dia, o micro travou e quando reiniciou parou, como se estivesse desligado, sempre que isso ocorre, num restart, ele liga, a luzes do teclado piscam e travam, o micro desliga e só o teclado fica ligado (!) ,-- tenho que tirar o estabilizador da tomada ou o cabo de forca da fonte do micro para voltar a funcionar e rebotar novamente - Nem se desligar o estabilizador o micro volta a funcionar.

algumas vezes, mesmo com a fonte do micro desligada, e o estabilizador ligado, o teclado fica acesso e travado! NUNCA VI ISSO!!! já tentei de tudo e vou apelar para garantia!! Só pode ser a placa-mãe...

Espero que a Asus tente resolver estes problemas... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peguei essas informações do software de diagnosticos Sandra...

porque sera que ele mostrou esses resultados ???

pode me ajudar com o problema ?

Postado Originalmente por thebluesgnr+29 jul 2004, 08:17-->
thiago_brimo
@29 jul 2004, 00:05

Comprei uma pc com uma placa-mãe Asus a7v266-mx com o sistema chipset km400...

Essa placa usa o antigo VIA KM266, e não o KM400.
outra coisa, falei que ia apelar para garantia...

qual placa você acha que eu deveria colocar então ? não to afim de trocar pela mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: TUV 4x não reconhece mouse ps/2 muito menos as entradas seriais, já tentei de tudo e não funciona, Windows e Linux. Me reportando ao um tecnico de eletrônica especializado em recuperar placas, o mesmo me informou que isso para ele é um problema comum das placas asus, que tem conserto alterando um de seus componentes!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber onde estão os defensores da A7V8X-X aqui do fórum. Todo post com relação a A7V sempre aparecia um ou outro dizendo maravilhas da placa, dizendo que nunca tiveram problemas e bla bla bla bla... E o pior, recomendando esse lixo para outros usuários. Mas aqui nesse post não apareceu um para falar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

num segui nem 2% do que eles recomendam e a minha funciona direitinho, minha fonte e generica, meu mouse otico e generico também, meu gabinete idem, junto com a fonte que veio nele, enfim tudo Generico, acho que depende de sorte mesmo, isso é um absurdo comprar uma placa e torcer que ela não de problema.

Mas como eu disse eu tenho cinco mouses dos mais genericos que existem e todos funcionam, quanto ao desempenho eu fiz um topico perguntando se seria boa troca passar essa A7V8X para frente e pegar uma A7N8X-E Deluxe, e me disseram que a troca não melhoraria muito meu PC!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por michaelpes@30 jul 2004, 00:53

num segui nem 2% do que eles recomendam e a minha funciona direitinho, minha fonte e generica, meu mouse otico e generico também, meu gabinete idem, junto com a fonte que veio nele, enfim tudo Generico, acho que depende de sorte mesmo, isso é um absurdo comprar uma placa e torcer que ela não de problema.

Mas como eu disse eu tenho cinco mouses dos mais genericos que existem e todos funcionam, quanto ao desempenho eu fiz um topico perguntando se seria boa troca passar essa A7V8X para frente e pegar uma A7N8X-E Deluxe, e me disseram que a troca não melhoraria muito meu PC!!!

Não sei quem te disse isso, mas, só de sair da A7v8x-x já é válido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rudi@04 ago 2004, 17:07

Na nossa empressa possuimos diversos computadores com placa-mãe A7V8X-X e nenhuma deu problema. Muito boa.

Acho que estão querendo generalizar somente por alguna relatos negativos.

Alguns? Não são alguns não, são muitos! Basta pesquisar aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Há um ano, a nossa empresa montou uma LAN House, com 30 estações de jogos, todas elas usando a Asus A7V8X-X. Depois de uma semana, começaram a surgir reclamações referente à a porta PS/2 do mouse e teclado. Mais umas semanas, algumas fontes começaram a queimar.

O meu cliente, convencido que o problema era a da placa, começou a ficar irritado e já nos falava sobre a possibilidade de trocar todas as placas por alguma que não desse problema. Busquei informações em diversos foruns e muitos usuários relatavam o mesmo problema. Entrei em contato com o Rodrigo Tamellini da Asus e o mesmo, na época, disse-me que desconhecia o problema, no entanto, se dispôs a me ajudar a solucioná-lo, indo, inclusive, comigo até o estabelecimento e constando o problema.

Constado o fato, ele enumerou uma série de problemas que seriam os supostos responsáveis pela instabilidade das portas PS/2 e da queima das fontes. O mais curioso, é que em nenhum momento foi aberta a possibilidade de o problema ser com a placa. Rede elétrica, fontes, teclados e mouses genéricos ... todos eles poderiam ser os responsáveis, menos a placa, afinal, a placa era uma ASUS.

Cansamos de tentar descobrir o problema, já que ninguém era capaz de dar um diagnóstico conclusivo. A solução foi usar periféricos USB. Pelo menos as máquinas não travavam mais, no entanto, as fontes queimadas persistiam.

Dias atrás, o meu cliente levou 3 máquinas a nossa empresa, uma semana antes de terminar a garantia, para que as fontes fossem trocadas. Segundo ele, o problema com os periféricos PS/2 terminaram, depois que uma última atualização da Bios foi feita. Não tive tempo de conversar com ele, mas pedirei mais informações e as postarei aqui.

A verdade é que muitos usuários têm se queixado desses problemas. Fica difícil acreditar que são coincidências. Um dia, a verdade sobre o real causador desse problema que já se tornou cronico, aparecerá.

Ontem montei uma máquina para um amigo, utilizando uma placa-mãe ASUS A7V8X-MX, a pedido dele.

Apareceram dois problemas que não consegui solucioná-los:

1. A máquina liga sozinha, sempre que ligada à rede elétrica.

2. Depois que ligo a máquina, existe um pequeno intervá-lo de tempo em que há uma queda no sistema, antes de a máquina começar a funcionar.

Estou com receio que esse pequeno intervá-lo possa queimar o processador e outros componentes da placa. Alguém já se deparou com esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Noli@15 ago 2004, 14:19

Ontem montei uma máquina para um amigo, utilizando uma placa-mãe ASUS A7V8X-MX, a pedido dele.

Apareceram dois problemas que não consegui solucioná-los:

1. A máquina liga sozinha, sempre que ligada à rede elétrica.

2. Depois que ligo a máquina, existe um pequeno intervá-lo de tempo em que há uma queda no sistema, antes de a máquina começar a funcionar.

Estou com receio que esse pequeno intervá-lo possa queimar o processador e outros componentes da placa. Alguém já se deparou com esse problema?

Ela deve estar configurada na Bios para ligar sozinha sempre que receber energia, verifique.

Quanto ela ligar, desligar e re-ligar, fique tranquilo, essa é uma caracteristica dessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, esse discusão ainda vai longe... gostaria de acrescentar q tb já tive problemas com duas placas dessa. Gabriel Torres, acho q devemos pegar essas m. board com defeitos, levá-las no labaratório de testes da Asus (se é q eles têm isso, já q as pl. deles são tão boas q não devem precisar de laboratório de testes :wacko: ) e ver se lá, elas não vão dar pau. Outra pergunta: será que já não estão falsicando essas placas?

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tenho mais o que comentar... estou na quarta placa-mãe dentro da garantia e abandonei a porta PS/2, porque só assim ela melhorou um pouco, apesar de ainda estar instável... às vezes ainda ocorrem uns travamentos...

E o pior que fui mais um que caí na ilusão de com prar uma placa-mãe de marca...

Na verdade, sorte está me faltando...

Antes dessas foi uma Soyo e uma Shuttle...

Daqui para frente vou usar menos a intuição e vou pesquisar melhor as boas placas do mercado.

Postado Originalmente por Noli@15 ago 2004, 15:54

Gregori,

Qual opção desabilito? Estou sem o manual da placa e a máquina já não está comigo.

Em relação ao fato de desligar e re-ligar, é realmente uma característica dessa placa?

Minha placa-mãe estava apresentando um problema, que ao ligar o estabilizador a máquina já ligava, desligava sozinha e depois ligava de novo e "normalizava" (dava boot, mas instável e com problemas na porta PS/2).

Consultei e segundo a faq presente no site da Asus, existe um recurso presente nessa placa-mãe que faz ela desligar e religar sozinha para indicar desligamento inadequado ou algum tipo de problema de energia.

Agora, se a máquina liga direto, a placa deve estar com problema, pois eu troquei a minha e parou de ligar direto, mas quando liga, ela desliga e liga novamente...

Já fiz tanta coisa com essa placa que já estou confuso se realmente conheço algo de hardware, hehehehe...

Cheguei a apelar e formatar o micro, rs...

Recomendo a quem ainda estiver com uma placa dessas na garantia e com algum $$$, tentar negociar para trocar por outro modelo, se possível um mais garantido, com chipset nVidia... só não peguem as carimbadas A7V da Asus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:angry:

Além deste problema ja encotrado em várias A7V8X-, que ja montei e configurei, também há um que é pouco comentado nos fóruns.

:devil: A temperatura muito elevada, não tendo forma de diminuira a temperaturra nem com um vulcano 11 com 38,5 de CFM.

:help:

Depois que a ASUS criou um Status Elevado no seu Nome, RELAXOOOUUUU!

ESTA PLACA QUEIMOU OITO FONTES DE ENERGIA NO MEU LABORATÓRIO.

OBS. FONTES BOAS QUE EM OUTRAS PLACAS NUNCA DERAM PROBLEMAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Pessoal é o seguinte:

Depois de lêr todos os "posts" aqui publicados relatando problemas com as placas ASUS, modelos com CHIPSET da VIA, venho até vocês declarar que tive um problema ontem com o micro da minha namorada, recém comprado. A MB é uma ASUS A7N8X-X, e deu a mesma coisa q ralataram a alguns tópicos atrás, na primeira vez q ligamos o micro ele funcionou normalmente, quando eu estava dandouma organizada em algumas pastas do Windows XP PRO, ele simplesmente apagou, e não tinha jeito de ligar, algumas vezes o LED indicativo de energia, do gabinete acendia, outras não, depois de deixa-lo desligado (estabilizador desconectado da rede de energia) ele ligava e dava but, só q enseguida desligava, outras vezes aparecia uma mesagem dizendo q o processador estava com o clock errado (o processador é um ATLHON XP 2800+ BOX, q roda a 166 MHZ externamente), sendo q o seu clock não havia sido alterado (no SETUP está configurado em 166MHZ), a maquina como disse é nova, chegou ontem, e talvez esses problemas sejam decorrentes de outros fatores, que nada tenham relação com a MB, mas como foi relatado problemas parecidos (em modelos diferentes e com chipset via), deixo aqui minha contribuição para o fórum.

O micro encontra-se agora em observação na loja que foi comprado, qualquer novidade de diagnóstico posto aqui!

Um Abraço a Todos!

Fabian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...