Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
CidadaoComum

Dúvida sobre formatação de HD.

Recommended Posts

Olá, meus salvadores do melhor clube do Brasil!!!

 

Hoje, venho aqui com dúvidas de iniciante. Antes, quero agradecer por todas as dicas que me deram num tópico que criei ano passado sobre como dar um upgrade na minha máquina, e uma galera me ajudou.

 

Bem, vamos lá.

 

Primeiro, a minha situação:

 

Já tinha comprado as peças para a máquina (uma fonte, uma placa de vídeo novas e um SSD novo, nunca tinha usado um antes) e como sabia que meu PC iria precisar de formatação, coloquei as fotos da família, textos, músicas, etc, no pendrive.

 

Como sou iniciante de PC, levei as peças na Cidade (centro da cidade do RJ, Promoinfo) e um dos caras lá ajudou a colocá-las. Primeiro, ele colocou o SSD na Unidade C e fez a instalação do Windows 8 nesta Unidade. Depois, trocou a fonte e a placa de vídeo, baixou os drivers na unidade C, beleza.

 

O que acontece é que ele não formatou meu antigo HD da Unidade F porque eu ainda tava me decidindo a respeito de uma confusão que teve envolvendo meu Windows 8 original, que eu tinha perdido o serial, e iria tentar procurá-lo, posteriormente, em casa e, caso não o encontrasse, teria apenas que fazer a formatação da Unidade F, que ele disse que seria tranquilo.

 

A questão é que, os passos que ele me ensinou para formatar a Unidade F, que foram:

 

1. acessar unidade C, em que está o SSD.

2. ir em "computador", clicar com o direito do mouse na Unidade F (meu HD que ta com a ***** toda e que eu quero formatar) e selecionar "formatar".

 

Me levaram a uma tela (1) que me diz: capacidade (930Gb), Sistema de Arquivos (NFTS padrão), Tamanho da unidade de alocação (tem várias opções e não sei qual escolher (512bytes, 1024, 2048, 4096, 8192), uma opção Restaurar padrões do dispositivo, Rótulo do Volume (que eu acho que é o nome que eu vou dar pro HD, não é isso?) e opções de formatação, que tem uma caixa marcada com a opção formatação rápida.

 

Fiquei na dúvida do que escolher e liguei de volta pra loja. Uma dificuldade pra falar com o cara, mas a atendente anotou as minhas dúvidas e passou pra ele. Liguei outro dia e ela me passou a resposta dele: Primeiro eu tenho que zerar o HD e depois formatá-lo e disse que não teria que ir para aquela tela (1) que mencionei anteriormente.

 

 

OBS: MEU WINDOWS ATUAL É O WINDOWS 10.

 

 

 

Agora, as minhas dúvidas:

 

1) Como estou achando ele meio confuso ou eu que não entendo dessas ***** mesmo, gostaria da ajuda de vocês. Como zerar o HD e depois formatá-lo?

 

2) Preciso baixar algum programa para isso?

 

Lembrem-se que eu posso acessar o computador pelo Windows que está na Unidade C, e quero apenas formatar a unidade F, então, provavelmente, não devo precisar de CD.

 

Meu objetivo é usar a Unidade C para o Sistema Operacional e Microsoft Office e a Unidade F para armazenar todo o resto. Para isso, preciso saber como formatar essa Unidade F, deixar ele zerado, sem nada, para poder armazenar todo o resto depois.

 

3) Pelo que eu entendi, o cara da loja deve estar querendo que eu consiga o maior espaço possível para o HD, então ele deve estar querendo uma formatação que limpasse tudo e não acredito que a ferramenta do Windows consiga deixar o HD novinho, ou consegue? 

 

4) É possível "salvar como" meus programas e jogos na unidade F, que será destinada apenas ao HD de 930Gb e "inicializar" tais programas ou jogos pela Unidade C, que está apenas meu Sistema Operacional? Isso é como se fosse um atalho entre as Unidades do PC? Confesso que ainda tenho dúvidas sobre como organizar meus jogos, programas no HD e acessá-los no SSD. Mas isso não é a questão mais urgente. Antes, preciso resolver a formatação da Unidade F.

 

 

 

Muito obrigado pela atenção de todos, desculpem pelas noobadas, mas pra quem é leigo é *****, pessoal. Vivendo e aprendendo.

Editado por CidadaoComum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, @CidadaoComum

A formatação é algo bem simples,mas você primeiramente precisa saber se o HD que você está querendo formatar está particionado. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele pode estar sendo separado em 2 ou mais partições sendo D: E: F: e por aí vai. Quando separa-se algum HD normalmente você seleciona a quantidade de Bytes, Mb, Gb, que você deseja que cada um tenha de capacidade. Quero dizer com tudo isto que você precisa saber em quantos particionamentos seu HD "F:" ou de mais "x:" que você possua em "Meu Computador" dentro de seu Sistema Operacional. Você observa quantos GB estão em cada um. Com isto você sabe se posicionar quando aparecer a tela de formatação pois você sabe qual partição é qual sem ter perigo de você formatar uma partição com arquivos importantes. De resto basta você ler as opções para formatação. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então, @chelmicol , a partição que quero formatar é a F, inclusive já tenho certeza ser essa.

     

    O que eu não sei é como formatá-la. Ou melhor, como zerá-la e depois, formatá-la. Pois é isso que o cara da loja falou que eu teria que fazer.

     

     

    Capturar1.PNG

    Capturar2.PNG

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O seu Disco Local (F:) tem apenas uma partição, veja que ele mostra o tamanho de 930GB (1TB).
    O que o técnico quer dizer em 'zerar' o HD é deletar a(s) partições, mas voce não precisa fazer isso pois só tem uma e irá precisar dela para usar o HD. Portanto é somente formatá-lo usando este caminho que voce está fazendo mesmo.
    Deixe as configurações da janela Formatar Disco Local(F:) como mostra a figura e clique em Iniciar. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Fernando Apratto Mas você sabe se tem alguma diferença entre 512 bytes, 1024, 2048, 4096 e 8192?

     

    Eu li na internet que formatando em 512 bytes no tamanho da unidade de alocação você ganha mais espaço.

     

    EDIT: será que eu devo desmarcar a opção "formatação rápida"? Afinal, tudo que é feito as pressas sai pior, não?

     

    OBS: alguém pode me ajudar, por favor? Sei que são perguntas bobas, mas vão me ajudar muito ao responderem.

    Editado por CidadaoComum

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não utilize a formatação rápida. É problema. formate da forma mais lenta. Acredite vai demorar, mas é melhor. quanto aos bytes de formatação não sei lhe dizer mas sempre utilizei qualquer um e nunca tive problemas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @chelmicol Muito obrigado, chelmicol, levei minhas dúvidas para o tópico

     pois a situação estava passando a ficar urgente, mas obrigado por responder.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×