Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando consertar mobo AsRock 990 fx Extreme 3 - reguladores do processador


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Isso aí pessoal. A mobo que ressucitei pediu extrema unção após a mudança, não dá post, e a asrock queimou dois chaveadores (vejam fotos) e por causa do maldito backplate do processador que provavelmente foi fora (uso watercooler) o defeito que era devido na assistencia eu não tive

 

com a extrema unção da minha gigabyte, agora estou com essa AsRock parada, a gigabyte, e uma Asus m4a88TDV-EVO USB3 que não é compatível com o meu FX6300

 

Pensei, então, em arrumar essa mobo.

 

Vai ser algo beeeem interessante... Em que pese., é só este setor que tá com problemas. Se ligar o pin24 da placa, a fonte liga normalmente, e vê-se alguns leds ligados. Se ligar com o ATX 12V a fonte desarma na hora.

 

Se ligar apenas o ATX, a fonte sequer liga

 

Os dois chaveadores, ou  reguladores possivelmente (não achei datasheet) são 9130L PEm. A questão é... eu nunca medi um destes, não sei quais os parâmetros esperar, e pior, no alldatasheet não achei esse componente

 

a outra questão é... se os caps que tem depois teriam sido afetados.....

 

Poderiam me ajudar?

P_20160116_013725-2.jpg

P_20160116_013742-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo retire os dois CIs próximo ao buraco. Limpe bem a solda e veja se a placa ira ligar com o cabo 12 volts do processador conectado. Se ela ligar teste a tensão nas cabeças de cada transistor de saída se tiver ok a tensão da saída. A placa ira funcionar mesmo sem os dois transistor retirados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio  não me aparentou ter passado a segunda camada do sanduiche não.. por isso que eu gostaria de tentar

 

@brunocparra  esse monte de CI ali é reduntante? na falta de dois, os outros trabalhariam mais forçados, é isso? e é muito difícil de tirar? eu não tenho estação de solda, e nem de retrabalho, seria um soldador de 40W mesmo, e uma pinça tripla.... e claro, suga-soldas

 

Num primeiro momento pensei em capar um dos CIS de um destes

231783-001-hp-compaq-voltage-regulator-m

Mas os CIs dali são bem diferentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest  Sim eles trabalham dividindo a corrente entre eles. Retirando os dois a tensão funcionara normalmente mas aumentara a carga em cima de cada um.

        Para retira-los somente com uma estação de solda ou solda saca chip. somente com o ferro de solda e o sugador você não conseguira.

        Para substituir somente por outros de mesma identificação ou de outras placas com o mesmo soquete e mesma configuração de transistor.(1 transistor de entrada para cada da saída como essa placa ai).

        Mas pegueis uma placa desse jeito ai e retirei os dois com defeito ela funcionou normalmente. Mas o aconselho assim que possível colocar outros dois no lugar.

 

     Lembrando que isso e só provisório não recomendo usar com processador muito caro e por muito tempo. Toda gambiarra tem um risco. E se não tem muito conhecimento na área melhor pagar para algum técnico trocar os transistor ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. Mas a tensão dos mais próximos ao soquete ai eu chutei meio por cima não sei ao certo a tensão utilizada por esse tipo de socket mas e sempre mais ou menos isso 1,2 1,5 v   essa base ai.  Não pode esta muito alterado acima como 1.9 / 2.5 /5.0v ai esta errado e será arriscado queimar um processador. mas tensão baixa não queima não.

 

Não tenho certeza da tensão do seu processador mas acredito eu que deva ser abaixo de 1.5 volts.

 

Se você tem outra placa am3 mais ai veja a tensão que seu processador esta funcionando agora e + ou - a tensão que tem que da na medida ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@brunocparra  me aparentou que estourou algo mais ali...

 

veja que a cada dupla tem um resitor... e acho que o resistor também estourou..... então... sei lá

 

e os CIs não saíram com o soldador, sequer soltaram., to achando que são colados por trás.... e sem estação smd fica difícil, a não ser que com soprador térmico, mas acho  isso apelação:)

 

So não vamos falar de preço aqui tá... o @Bcpetronzio é moderador... e não é bom mexer com esse tipo de gente :D:D:D:D

 

brincadeira tá BCP

 

 

Agora... um nobreak/estabilizador do tipo onda quadrada pode ocasionar isso? @faller esse é o causo do zagueiro gordo? isso estaria previsto, num horizonte de calor e um over médio?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...