Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença De Switch para Hub?


crrjr

Posts recomendados

Uma explicação simples é que nos hubs os pacote são enviados para todas as máquinas (o famoso broadcast) o que causa um trafego alto e muitas colisões, o que degrada a performance da rede.

Os switches por sua vez quando é inciado, através de algorítmos, faz uma leitura em todas as suas portas criando tabelas com endereços das estações, para que quando chegue uma informação esta seja enviada à porta correta.

Internamente os Switches não tem ligações entre suas portas, ao contrário dos hub’s, onde todas as portas estão ligadas a um barramento principal, ocasionando o compartilhamento da velocidade. Nos Switches, uma porta só vai se comunicar com outra quando o usuário necessitar, aí então, internamente ocorre a conexão entre a porta 5 e 7 (por exemplo), levando a informação diretamente ao destino, através daquela tabela de estações. Daí que tiramos aquela expressão: "No Switch a velocidade é Dedicada, e no Hub é Compartilhada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é correto dizer q em um Switch a velocidade é dedicada, pois não se trata do dispositivo e sim da tecnollogia utilizada. Como os Hubs e Switches são utilizados para conexões q utilizem cabos UTP par trançado, cuja tecnologia é a Ethernet que utiliza um meio compartilhado para conectar os hosts, e implementa algoritmos para controlar o acesso ao meio.

Abaixo um complemento ao dito por nosso amigo Ctenaglia:

Hub: Os repetidores multiportas combinam a conectividade com as propriedades de amplificação e de retemporização dos repetidores. É normal ver 4, 8, 12 e até 24 portas em repetidores multiportas. Isso permite que muitos dispositivos sejam interconectados de forma mais fácil e econômica. Os repetidores multiportas são freqüentemente chamados de hubs, em vez de repetidores, quando nos referimos aos dispositivos que servem como o centro de uma rede de topologia em estrela. Os hubs são dispositivos de internetworking muito comuns. Como o hub não gerenciável típico requer apenas energia e conectores RJ-45 conectados, eles são ótimos para se configurar rapidamente uma rede. Da mesma forma que os repetidores nos quais são baseados, eles só lidam com bits e são dispositivos da camada 1. Aumentam o tamanho do dominio de colisao.

Switches: dispositivos de camada 2 no modelo OSI, utilizam uma tabela de endereços MAC a fim de determinar o segmento para onde um pacote/datagrama precisa ser transmitido e reduzem o tráfego. Os switches operam em velocidades muito mais altas que os Hubs e podem suportar novas funcionalidades, como LANs virtuais. Um switch Ethernet tem muitas vantagens, como permitir que vários usuários se comuniquem paralelamente através do uso de circuitos virtuais e de segmentos de rede dedicados em um ambiente livre de colisões. Isso maximiza a largura de banda disponível em um meio compartilhado. E aumenta o numero de dominios de colisoes.

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...