Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito que acione quando a bateria estiver fraca


Posts recomendados

Eu estava tentando fazer um circuito que acionasse um led que pisca (ou um circuito digital que pisque um led) quando a tensão em uma bateria diminuísse de 3.2V. Tentei fazer com amp op como comparador, mas não entendo quase nada deles.

Peço sugestões a todos vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, Gabriel Velloso Neves disse:

Eu estava tentando fazer um circuito que acionasse um led que pisca (ou um circuito digital que pisque um led) quando a tensão em uma bateria diminuísse de 3.2V. Tentei fazer com amp op como comparador, mas não entendo quase nada deles.

Peço sugestões a todos vocês!

Diminuísse de 3.2V para...

Ou diminuísse de quantos V para 3,2V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, _xyko_ disse:

Diminuísse de 3.2V para...

Ou diminuísse de quantos V para 3,2V ?

 

A bateria que quero monitorar quando carregada tem 4.2V, só que quando ela diminui mais de 3.2V ela começa a sofrer danos, logo o circuito que preciso tem que acionar um buzzer ou um led quando sair de 4.2V e for chegando perto de 3.2V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual equipamento esta fonte alimenta e que tipo de bateria.

Não pode usar um circuito que consuma mais que o circuito que ela alimenta.

Por exemplo: Tem que se fazer um circuito de referência de 3.2V, no caso de usar um diodo zener de 3V3, seu resistor deve ser o mais alto possível, respeitando a corrente mínima do mesmo.

Edit:

Falei bobagem.

A referência terá de ser bem abaixo de 3v3, senão quando a bateria baixar a este valor, não tem mais referência.

Ela será com 2 diodos 1N4148 polarizados diretamente, fazendo 1,2 a 1,4V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, _xyko_ disse:

Qual equipamento esta fonte alimenta e que tipo de bateria.

Não pode usar um circuito que consuma mais que o circuito que ela alimenta.

Por exemplo: Tem que se fazer um circuito de referência de 3.2V, no caso de usar um diodo zener de 3V3, seu resistor deve ser o mais alto possível, respeitando a corrente mínima do mesmo.

Edit:

Falei bobagem.

A referência terá de ser bem abaixo de 3v3, senão quando a bateria baixar a este valor, não tem mais referência.

Ela será com 2 diodos 1N4148 polarizados diretamente, fazendo 1,2 a 1,4V.

 

É um aeromodelo, quero monitorar a bateria dele, sendo que são 3 células de 3.2V no mínimo (obs: eu tenho acesso a cada uma das células por meio do cabo balanceador). Você disse que não pode baixar de 3.3V porque assim o zener não aciona, mas o mínimo da bateria total (junção das 3 células) é de 3x3.2V.

Talvez isso te ajude a me ajudar =|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, _xyko_ disse:

OK, mas quer monitorar a tensão total (9,6V) ou cada célula independente. Neste último caso já complica, pois a referência é em relação ao GND. E por quê abaixo de apenas 3,2V se a tensão total é 3x este valor?

 

Tanto faz, mas eu acreditava que monitorar uma única célula facilitaria, mas pode ser o total tambem. Acredito que mexer com tensões menores é mais fácil no caso de diminuir o consumo. Posso estar falando besteira, me corrija nesse caso.

Eu tenho esse circuito, é um alarme para quando abrir a gaveta. Talvez se adaptar ele facilite nossa vida.

P_20150828_112120(1).jpg

P_20150828_113312(1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora já fica sabendo que o correto é medir o total. Vai facilitar na escolha dos componentes. Corrente a gente limita com resistores.

Usarei um operacional duplo LM358, 1 como comparador e outro como oscilado pra piscar o led. Caso queira usar o 741, vai apenas acender.

Vai projetando seu oscilador que eu logo passo o comparador.

http://www.learnabout-electronics.org/Oscillators/osc42.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, _xyko_ disse:

Agora já fica sabendo que o correto é medir o total. Vai facilitar na escolha dos componentes. Corrente a gente limita com resistores.

Usarei um operacional duplo LM358, 1 como comparador e outro como oscilado pra piscar o led. Caso queira usar o 741, vai apenas acender.

Vai projetando seu oscilador que eu logo passo o comparador.

http://www.learnabout-electronics.org/Oscillators/osc42.php

 

Certo.

É um pouco complexo esse oscilador, mas vou a luta. Já passo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá na mão!

comp_ref.jpg.62abe4c42e8c9233cd0d3c9391f

Sabe fazer o cálculo de RX para indicar baixa tensão quando a tensão da bateria  baixar até o valor desejado?

Aí o diodo para de conduzir, habilitando o oscilador. Dependendo da entrada (+) ou (-) que ligar a saída, o led fica normalmente aceso ou apagado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por que acha que tem um divisor de tensão?

Pra que quando tiver com 9,6V , o ponto Vlow fique com 4,7V ou menos,  ou seja a entrada (-) ficar maior que a entrada (+) a saída assuma a tensão do GND ou próximo a isto.

Puxa!!! è o básico dos comparadores de tensão.e dos divisores de tensão.

Como esperava monitorar 9,6V , se esta vai ser também a tensão de alimentação quando a bateria estiver neste nível???:confused:

Se não tem um ZENER, Não tem referência.

Vlow varia de acordo com a tensão da bateria. Vref tem que ser fixa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, _xyko_ disse:

Por que acha que tem um divisor de tensão?

Pra que quando tiver com 9,6V , o ponto Vlow fique com 4,7V ou menos,  ou seja a entrada (-) ficar maior que a entrada (+) a saída assuma a tensão do GND ou próximo a isto.

Puxa!!! è o básico dos comparadores de tensão.e dos divisores de tensão.

Como esperava monitorar 9,6V , se esta vai ser também a tensão de alimentação quando a bateria estiver neste nível???:confused:

Se não tem um ZENER, Não tem referência.

Vlow varia de acordo com a tensão da bateria. Vref tem que ser fixa.

 

 

 

 

Simsimsimsim claro, esqueci desse pequeno detalhe rsrsrsrsrs. Esqueci que a tensão na bateria diminui =0. 

O RX pode ser um potenciometro ou trimpot? (não sei como calcular =\

Eu vou começar a estudar os circuitos com amplificadores esse ano, mas a vida da bateria não pode esperar (e a minha ansiedade tambem rsrsrs). Peço desculpas pela falta de entendimento, ainda mais o básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque um trimpot de 22K. Assim você pode variar o ponto em que a tensão da bateria vai indicar que está baixa.

 

Seria bom saber calcular o RX, mas hoje em dia não precisa (infelizmente).

Coloquei R2, entrada e saída e me retornam o valor de R1.

 

divitenscalc.jpg.8fc21eb9bfdc855e30abcac

http://www.arduinoecia.com.br/p/calculador-divisor-de-tensão-function.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...