Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Valecell LAB

Desenvolver Um Sistema Que Rode Em Win/linux?

Recommended Posts

Olá a todos.

Ultimamente tenho lido bastante a respeito de software's piratas e tendo em vista que as empresas podem ser fiscalizadas futuramente em busca de pirataria, existe alguma forma de gerar um sistema de controle para uma empresa em alguma linguagem compatível com o Windows e o Linux, qualquer versão?

Digo isso porque, nem todo mundo vai disponibilizar uma boa grana para pagar registro de tudo e se for haver fiscalização quanto a isso será mais em empresas, em residências difícilmente isso será feito.

Tive pensando em algo que trabalhasse em servidor web e que desse para todos os sistemas, caso algum colega já tenha algo em mente ou desenvolvido, gostaria de saber.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para rodar nos micros mesmo a solução e Java.

Agora, um sistem que rode em servidor: JSP (Java Server Pages) ou PHP (ambos rodam tanto em serv Linux quanto Windows)

Compartilhar este post

Link para o post

só completando o que nosso amigo tabgal disse, você pode usar linguagens c, c++, Delphi (a partir do 6).

a diferença deles pro java será a recompilação para cada sistema operacional, mas as linhas de programação são as mesmas

boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Fazendo seu programa em um servidor próprio e fazer o cliente acessar pela Internet seria a melhor opção... mas em compensação se a rede cair... tchau!... e fora os custos de acesso e tal...

Agora se você fizer em Java, C++ e etc... e se seu programa não tiver acesso a função nativas de um Sistema Operacional em específico... então ela será "bem" portável... Mas na grande maioria dos casos, um programa vai ter que acessar funções nativas do Sistema em específico... logo, terá que ser adaptado de um S.O. para outro...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende muito....

Se você fizer em C ou C++, tomando certos cuidados (como não colocar '\' em caminhos para arquivos), e usar a wxwindow para a interface, vai rodar tranquilamente....

Eu estou desenvolvendo um programa que roda em win e linux, sem nenhuma mudança no código. Isso porque a biblioteca que eu uso (OpenCV), existe para ambos, e é ela que cuida dos 'detalhes'.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quanto mais linhas de códigos forem adicionadas, maior a probabilidade de não funcionar no Windows...

Alguns exemplos de incompatibilidade:

-Métodos de inicializar o aplicativo ao ligar o computador

-Acessos a API de arquivos .ini

-Acessos a registros

-Compilador Visual C++ da Microsoft contém muitas "extensões"... assim como o gcc tem as suas...

-Arquivos de texto, carriege return + line feed, no Linux line feed

-Caminhos de arquivos e diretórios

-e etc...

Nem a linguagem C++ é 100% compatível entre os compiladores...

Dizem que o criador do C++, tem até um esquema de digitar um código C++... e esse código é compilado entre compiladores/sistemas diferentes ao mesmo tempo... para testar a portabilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas essas são conhecidas de antemão...

A coisa mais trabalhosa que você teria que fazer, é deixar essas atividades com funções específicas e reescrever só essas funções de acordo com o SO, o que normalmente é mais simples (e menor) de fazer do que reescrever todo um projeto. E existem projetos onde nada disso é necessário........

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá... por experiência própria, 100% dos sistemas(excluindo sistemas para Internet) que participei ou fiz, não ficaram portáveis entre sistemas... seja usando Java, C++, OpenGL, QT, C, e etc...

Nem applets(quando estava na moda) em Java eram portáveis(os .class)... é só ver os milhares de Applets que davam pau entre JVMs por aí...

Um dia inclusive apostei com meu amigo, que o sistema em Java que ele estava fazendo(umas 10.000 linhas para mais), não ia rodar no Linux... Não deu outra... só abriu a Interface gráfica e ficou parada...

Um exemplo bobo, tente pegar qualquer programa fonte no Linux(a grande maioria feita em C e C++, ou até mesmo QT), e tente compilar no Windows...

A não ser que o sistema seja pequeno e tome muito cuidado e fique testando a compilação entre eles, é que o sistema poderá rodar com o mesmo fonte entre sistemas diferentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu tomei esses cuidados que eu falei no meu projeto de iniciação cientifica, as bibliotecas que eu uso para acesso a video e interface com o usuario existe nas duas plataformas. ele compila e roda sem nenhuma modificação nem teste quanto ao SO que está rodando....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais