Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evga gtx 770 usada, vale a pena comprar ?


Hsoad

Posts recomendados

9 horas atrás, Hsoad disse:

Estou com uma proposta de pegar uma GTX 770 da EVGA por R$ 800,00. Ela tem 1 ano e alguns meses e garantia de 2 anos pelo fabricante. Vale a pena fechar negócio?

 

Agradeço a atenção de todos.

 

É preciso fazer algumas ponderações sobre a GTX 770. A placa possui arquitetura Kepler baseada no mesmo processador gráfico da GTX 680, o chip GK 104 é praticamente idêntico e tem os mesmos 32 ROP's, 1536 núcleos e 128 TMU's, contudo a sua frequência foi impulsionada para garantir melhores resultados e por isso o design do PCB sofreu modificações com a implementação de um VRM mais forte já que o chip passou a consumir mais energia. O consumo não é exagerado, de um modo geral a placa demanda aproximadamente 160W em jogos e 220W em test de tortura ( Furmark ), se compararmos com o perfil de consumo da R9 280 veremos que o binômio performance por Wat para placas com arquiteturas mais antigas está de acordo com o "passado recente" do seu lançamento.

 

O problema da GTX 770 segundo o colega @RS Faria  que possui esse modelo é a negligência da Nvidia com os drivers para as suas séries mais antigas: GTX 600 e GTX 700, segundo o relato do colega a placa foi prejudicada em performance com o lançamento de algumas versões de drivers, isso não significa que todos os modelos dessas séries tenham sido impactados, estamos abordando a GTX 770 em específico.

 

A GTX 960 com 2GB está custando R$ 999 na Kabum, o modelo é o da Zotac que oferece 2 anos de garantia no Brasil, diante das informações você precisa levar em consideração os riscos e as vantagens para aquisição de um ou outro modelo.

 

Zotac GTX 960 2GB GDDR5

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

 

É preciso fazer algumas ponderações sobre a GTX 770. A placa possui arquitetura Kepler baseada no mesmo processador gráfico da GTX 680, o chip GK 104 é praticamente idêntico e tem os mesmos 32 ROP's, 1536 núcleos e 128 TMU's, contudo a sua frequência foi impulsionada para garantir melhores resultados e por isso o design do PCB sofreu modificações com a implementação de um VRM mais forte já que o chip passou a consumir mais energia. O consumo não é exagerado, de um modo geral a placa demanda aproximadamente 160W em jogos e 220W em test de tortura ( Furmark ), se compararmos com o perfil de consumo da R9 280 veremos que o binômio performance por Wat para placas com arquiteturas mais antigas está de acordo com o "passado recente" do seu lançamento.

 

O problema da GTX 770 segundo o colega @RS Faria  que possui esse modelo é a negligência da Nvidia com os drivers para as suas séries mais antigas: GTX 600 e GTX 700, segundo o relato do colega a placa foi prejudicada em performance com o lançamento de algumas versões de drivers, isso não significa que todos os modelos dessas séries tenham sido impactados, estamos abordando a GTX 770 em específico.

 

A GTX 960 com 2GB está custando R$ 999 na Kabum, o modelo é o da Zotac que oferece 2 anos de garantia no Brasil, diante das informações você precisa levar em consideração os riscos e as vantagens para aquisição de um ou outro modelo.

 

Zotac GTX 960 2GB GDDR5

Vou citar apenas o comentário do @Dimitriusbueno pois ele resume bem o comentário dos outros colegas que responderam.

 

Então, acho que entendi vossa mensagem, kkk! A GTX 770 apresenta uma tecnologia relativamente antiga só que "melhorada" e pouco suporte de drivers, este é o risco relacionado a este modelo?

 

Uma das características da GTX 770  que me chamou a atenção foi o número de CUDA cores (1536). A tecnologia CUDA para cálculos em química computacional é uma "mão na roda". E claro, também sou entusiasta de jogos.

 

Outra dúvida...

o fato de eu ser usuário Linux pode agravar este quesito da falta de suporte de drivers? Atualmente utilizo uma GTX 560 Ti e existe um suporte de drivers da Nvidia p/ este modelo, no entanto, é necessário se manter esperto, pois algumas atualizações ferram tudo. Vocês sabem algo a respeito do suporte p/ Linux de modelos mais recentes?

 

Resumindo, procuro investir numa placa que me atenda nesses requisitos (tecnologia CUDA e boa performance gráfica). A GTX 960 que tanto o @Gabriel753 e você citaram é inferior e creio (não tenho certeza) que teria o mesmo problema quanto ao suporte de drivers, ou não?

 

Agradeço a atenção de todos e obrigado aos outros colegas que responderam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hsoad disse:

Então, acho que entendi vossa mensagem, kkk! A GTX 770 apresenta uma tecnologia relativamente antiga só que "melhorada" e pouco suporte de drivers, este é o risco relacionado a este modelo?

 

Sim, a GTX 770 é uma boa placa de vídeo e apresenta rendimento satisfatório na renderização de jogos e execução de cálculos baseados em seus núcleos CUDA, a falta de atenção da Nvidia com o lançamento de drivers subsequentes a linha GTX 900 é o que poderia atrapalhar o seu potencial, eu gostaria de pedir ao colega @RS Faria a opinião sobre esse modelo em específico porque já li comentários dele a respeito do assunto e de como alguns drivers recentes estavam comprometendo a performance da placa em alguns jogos, ele possui um exemplar e pode ponderar com mais exatidão sobre a política de drivers da Nvidia.

 

1 hora atrás, Hsoad disse:

Uma das características da GTX 770  que me chamou a atenção foi o número de CUDA cores (1536). A tecnologia CUDA para cálculos em química computacional é uma "mão na roda". E claro, também sou entusiasta de jogos.

 

Nesse quesito ela se destaca da GTX 960, isso porque a 960 possui 1024 CUDA Cores conforme a tabela de especificações do site da Nvidia, para a renderização de jogos a diferença no desempenho bruto não é muito grande.

 

1 hora atrás, Hsoad disse:

Resumindo, procuro investir numa placa que me atenda nesses requisitos (tecnologia CUDA e boa performance gráfica). A GTX 960 que tanto o Grabriel753 e você citaram é inferior e creio (não tenho certeza) que teria o mesmo problema quanto ao suporte de drivers, ou não?

 

Não há nenhum problema com o suporte de drivers da linha GTX 900, até porque ela é a série mais recente da Nvidia e o processo de refinamento de drivers ainda está em pleno curso, um vídeo comparativo entre os 2 modelos pode ser analisado abaixo com o respectivo frame rate em 18 jogos atuais, a GTX 960 ganha em alguns enquanto a GTX 770 leva vantagem em outros, na maioria dos títulos testados a GTX 770 tinha alguma margem de vantagem até a data do "benchmark".

 

                                                GTX 770 VS GTX 960

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hsoad

 

Sendo dono de uma GTX 770, posso ponderar sobre a mesma..

 

Em "força bruta", ela deveria ser a placa que fica entre a GTX 960 e a GTX 970, já que tem uma diferença de 40% de performance entre essas duas.. Hardware pra isso, ela tenha.. Deveria..

 

O drama é o software.. Desde que a NVIDIA inventou o GameWorks, que alguns jogos usam, ela vem dando suporte aprimorado pra GTX 900, que são otimizadas pra esse trem.. Isso acaba influenciando o desempenho das placas de vídeo AMD, Intel e as antigas da própria NVIDIA.. Como há otimização do GameWorks no driver, começa o drama..

 

Em jogos que usam esse trem, a GTX 960 só perde pra GTX 780Ti, da geração passada.. E ela veio pra substituir a GTX 760.. Em jogos "normais", a coisa volta pro seu lugar.. O problema que EU vejo, são umas quedas de FPS estranhas que acontecem aqui.. Jogo com o V-Sync ligado e, mesmo assim, vejo isso vez ou outra..

 

 

Sobre seu uso em química, levanto uma dúvida: um Cuda Core Kepler (GTX 770) é diferente de um Cuda Core Maxwell (GTX 900).. A GTX 970 por exemplo, tem 1664 Cuda Cores.. Só 128 Cuda Cores a mais que a 770, mas é entre 25 e 30% mais potente que a GTX 770..

 

 

Sobre o suporte, ela ainda vai ter suporte por um bom tempo ainda.. Não será tão bom quanto era até o meio do ano passado.. Mas, vai ter..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Nesse quesito ela se destaca da GTX 960, isso porque a 960 possui 1024 CUDA Cores conforme a tabela de especificações do site da Nvidia, para a renderização de jogos a diferença no desempenho bruto não é muito grande.

15 horas atrás, RS Faria disse:

Sobre seu uso em química, levanto uma dúvida: um Cuda Core Kepler (GTX 770) é diferente de um Cuda Core Maxwell (GTX 900).. A GTX 970 por exemplo, tem 1664 Cuda Cores.. Só 128 Cuda Cores a mais que a 770, mas é entre 25 e 30% mais potente que a GTX 770..

 

Depois desse questionamento fui pesquisar sobre... e de fato o Cuda Core Maxwell é mais potente e tem maior eficiência energética, o que corrobora com o baixo consumo de energia deste modelo (GTX 960 = 120 W | GTX 770 = 230 W). Seguindo a linha de pensamento do RS Faria, eu poderia afirmar que os 1024 Cuda cores da GTX 960 podem ter uma eficiência bem próxima dos 1536 da GTX 770.

 

 @RS Faria @Dimitriusbueno , depois de tudo que foi colocado, na opinião pessoal de vocês, o que vocês fariam??

 

 

Mais uma vez, agradeço a atenção.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hsoad

 

Sobre o consumo, a diferença é menor.. Acredito que tenha visto os valores de TDP.. Compare em uso real.. Colunas "Average" e "Peak"..

 

http://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_770_TF_Gaming/24.html

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_960_Gaming/27.html

 

Peguei as da MSI, pois a 770 que tenho é dessa marca.. Ainda sim, a GTX 960 é mais eficiente.. Eu, no seu lugar, não teria dúvidas e iria de GTX 900 mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...