Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ivan Carlos Lutz

Rádio saba 448 gwlk

Recommended Posts

Olá, vem por meio deste tópico procurar auxilio em resolver meu problema com essa raridade. Estou tentando restaura-lo, porém me encontro com dificuldade nas tensões de filamentos das valvulas e com alguns outros componentes. Resumindo ele liga tudo mesmo que as valvulas quase nen acendem mas não sai som algum dele... se alguem puder ajudar fico grato...

448gwlk_493550.jpg

saba_448gwlk_gwt.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas, a valvula não deve acender mesmo, após já aquecida.....

que 'outros componentes' tu tens dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas válvulas tem o filamento escondido, mas se nenhuma delas acende, você pode estar com mau contato em algum pino desses filamentos ou o resistor em série aberto ou alguma válvula queimada mesmo...

Na figura abaixo eu aponto o que você tem que verificar ai...

Rádio Válvula.png

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • bom o fio do filamento sai do transformador e vai para as valvulas e na ultima ele para sem resistor em serie e como sei o valor dele se não aparece no esquema

Compartilhar este post

Link para o post

Esses resistores tinham o valor baixo, no máximo uns 10R, mas a série não pode terminar sem ligação....

Alguém deve ter mexido nesse rádio...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sim ele foi modificado já pelo que eu vi, as valvulas não as mesmas do esquema mas são de mesma função todas esquentariam menos a duplo diodo que amplifica para o alto falante

Compartilhar este post

Link para o post

Você terá que seguir o sinal com um osciloscópio, pode ser que essa válvula amplificador esteja ruim...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • pois é mas testei a continuidade que o unico teste que conheço para valvulas e ela parece estar normal, aqui na minha cidade ninguem entende de valvulados e aparelhos antigos talvez tenha algum material que possa me aprofundar nas valvulas e o funcionamento

tenho 2 resistores no circuito que apresentam alto aquecimento um deles inclusive chega a sair fumaça mas com o multimetro estão normais devo substitui-los?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a resistência deles esta normal, é sinal que tem algo em curto na linha deles,  pode ser até um capacitor seco!...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • o problema deles é que estão 1 em cada ponta da valvula de alimentação que é uma el84 que é a primeira a receber a energia do filamento

Compartilhar este post

Link para o post

Essa válvula é uma válvula amplificadora, se os resistores estão esquentando, você pode estar com o trafo de acoplamento do falante em curto ou a própria válvula ruim!

O problema dela é o preço! se você não encontrar uma em sucatas que esteja em funcionamento, o preço inviabiliza qualquer restauração!

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=159&t=Valvulas-pentodo-de-potencia-EL84-e-equivalentes&gclid=CjwKEAiA2ve0BRDCgqDtmYXlyjkSJACEPmdwnoZ0Jeq6RvBJdPKC_SjiEhB0_XoARB0SA8u-2ZibpBoChjbw_wcB

Como você pode continuar com os testes?

Coloque um resistor de 4,7R/5W (acredito que 5W de certo), no lugar do filamento dela, e "pesque" o sinal de áudio onde eu coloquei a seta vermelha:

Radio Valvula sinal.png

Depois monta um amplificadorzinho com um TDA2050 e coloca dentro do gabinete do rádio...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • resolvi o problema dessa valvula tinha uma igual em outro radio aqui em casa mas a valvula equivalente a cb2 1 aqui é 14q7 não esquenta nen liga ela funciona pois tem continuidade no filamento...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ele esta ligando correto com a válvula el84 nova, porém esta 14q7 não apresenta sinal de funcionamento, ele sai som mas só um chiado sem variação quando sintonizo ou mudo de banda e sem diferença quando aumento ou abaixo o volume

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho mais lembranças dessas válvulas! O que vi na net é que essa 14Q7 não tem o mesmo tipo de soquete da EL84!...

Você pode estar ligando ele de forma errada!..

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sim tenho essa 14q7 no lugar da cb2 no esquema o soquete foi mudado para usar essa 14q7 mas ela não apresenta sinal de funcionamento a nao ser a continuidade entre o filamento

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi! O rádio foi bem modificado!!!!...

Sinceramente fiquei frustrado por não ter o conhecimento necessário para te auxiliar!... Só uma dica posso dar! O fato do filamento estar bom e ascendendo, não significa que o catodo esta emitindo elétrons, ele pode estar esgotado... sem mencionar as grades das válvulas que podem não estar boas!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ok, mas sabes me dizer analisando o esquema se essa 14q7 e responsável por fazer com q o volume aumente ou com que a sintonia funcione... Confesso q fiquei mt confuso também com todas essas modificações

Compartilhar este post

Link para o post
    13 horas atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok, mas sabes me dizer analisando o esquema se essa 14q7 e responsável por fazer com q o volume aumente ou com que a sintonia funcione... Confesso q fiquei mt confuso também com todas essas modificações

Pelo esquema, a válvula na posição CB2 faz parte da etapa amplificadora de FI do rádio, ela não é um amplificador comum, ela tem que amplificar somente a frequência de 455KHz, se ela tiver ruim,  ou o circuito estiver mexido, (descalibrado), você não terá sinal nenhum para ser amplificado depois da válvula Dump (Diodo detetor de RF) que esta na posição CC2, mesmo que o potenciômetro de volume (Na Grade da válvula da posição CC2) estiver no máximo.

PS: Lembro-me que as oficinas de rádio/Tv, tinham um aparelho "injetor de RF", que era muito usado para calibrar os rádios! (Válvulas ou transistores), e o indispensável osciloscópio!...

Sem esses aparelhos, os técnicos diziam que era como trabalhar no escuro! Hehehe!!!...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • alguem saberia me indicar um osciloscopio bom para essa area de eletronica analogica e smd? e tambem o que devo olhar ao comprar um testador de valvulas?

Compartilhar este post

Link para o post

Um osciloscópio que dê para ser usado em rádios e TVs, tem que ter uma frequência minima de 20MHz, abaixo disso é muito limitado a utilização.

Já para trabalhar com SMDs, Procure pelos de 60MHz ou 100MHz.

Tenho um Tektronix 465 (sem o "B" no final), a diferença é uma Bolça (Bag) que o 456B tem em sua parte superior, para carregar as pontas de provas e outros cabos que vinham com ele...

É um excelente osciloscópio! Mas hoje, acredito que você encontre osciloscópio digitais com frequências superior e com menor preço!...

Agora, Testador de válvulas! Sinceramente não sei se existem mais!... Acompanhei uma oficina muito antiga aqui em minha cidade, e eles não possuíam um testador de válvulas, tinha era um testador/rejuvenescedor de tubos de imagem!, As válvulas eram trocadas mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Ivan, a calibração não é feita no "Olhômetro", Uma boa calibração tem que ser feita por instrumentação, que não sei se ainda são encontrados!

O primeiro aparelho seria o mostrado pelo colega @Ricardo S Ferreira a três posts acima, aquele aparelho é um "Gerador de RF" com opção de modulação, na primeira chave da esquerda da foto, (Seletor) você escolhe se vai gerar somente a portadora do sinal (Deslig), ou se vai usar uma modulação interna (Opcão M.Int), nessa opção ele gera um tom de 1Khz modulado na frequência que você escolherá..., Ou a terceira opção, a M.Ext. que é uma modulação externa (você aplica o áudio que quiser!).

O próximo seletor RF (Baixa e Alta), refere-se as escalas com as cores Amarela (RF alta) e Branca (RF baixa).

O botão sintonia, você escolhe a frequência que ele via gerar para a escala escolhida!

Uma pausa na explicação, até esse ponto, o ideal seria você colocar o aparelho para fazer modulação interna, Coloca-lo na opção de escala branca (RF baixa), escolha a faixa da Escala "B", e deixe o ponteiro de sintonia em 800KHz ou em 900KHz, mais ou menos no meio do cursor. Essa é a escala do AM mais comum...

Bom!, isso é o primeiro passo!, agora ligue o rádio e tente sintonizar a frequência 800KHz ou 900KHz (Você escolheu antes), Tente obter o maior nível auditivo possível...

Agora entra em ação o inseparável Osciloscópio!..., Sem ele será um ajuste no escuro e com várias variáveis no caminho!..., Eu diria um ajuste muito precário, pois terá distorções na onda que sem o osciloscópio você não vai perceber até aumentar o volume do rádio e perceber que o som esta como uma "Taquara Rachada" como diziam os antigos! Hehehehe!!!...

O Ajuste próximo são da bobinas de FI, Já na entrada do primeiro amplificador, você verá a onda modulada da frequência de 455Khz com muito espúrios, você estará recebendo modulações de rádios não sintonizadas, e harmônicas  da mesma frequência mas que foram amplificadas tudo junto..., Depois do primeiro amplificador da FI, o sinal já terá que estar bem mais limpo, (FI + tom de 1kHz) Porém nem sempre maior que no primeiro estágio! Em rádios melhores, usam a terceira etapa de FI com uma realimentação negativa para que tenham maior estabilidade do sinal, depois o sinal é passado pelo diodo detector, e passa para a parte amplificadora de sinal propriamente dita!...

No olhômetro e escutômico, é muito difícil fazer um ajuste perfeito, uma dica é, quando usar só o escutômetro, nem sempre o maior volume é a melhor sintonia!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • olá amigos após um pouco mais de estudos e aprofundamentos cheguei a conclusão que o problema não é a etapa amplificador com um injetor de sinais observei que havia som o problema seria no oscilador talvez verifiquei q a válvula ak2 recebe 7,7 v de filamento quando deveria ser apenas 4v isto seria um problema ou isto acontece por estar trabalhando com tensão alternada? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais