Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio saba 448 gwlk


Posts recomendados

  • Coordenador

Sim @Ivan Carlos Lutz, lembro que a maioria das válvulas possuíam filamentos para 12V, raras eram para 6V, não tenho lembrança dessa Philips que você colocou! Mas uma coisa já me foi dita por profissionais muito experientes em válvulas, São muito RARAS as que são equivalentes! O fato de serem um triodo ou pentodo, não sugerem que sejam equivalentes!

Quando me formei, (1985) estudávamos vários circuitos valvulados e os professores nunca indicavam válvulas  diferentes do projeto!

Tipo a Válvula amplificadora do vertical (EL86 ou a PCL85)

Mas para amplificar áudio já usavam as EL84 ou as 6L6, mesmo sendo de frequência baixa, não podem serem substituídas uma no local da outra!...

Não só pela posição dos pinos do filamento! Mas pelo material usado como a dopagem usada pelos mesmos pentodos ou triodos da válvula e distância entre os eletrodos, catodos/grades/anodos, e Isso invoca também a tensão de trabalho ideal do anodos delas!... Isso as tornam incompatíveis mesmo tendo o mesmo número de grades e anodos...

 

Não sou nem de longe um "expert" em válvulas! Mas, "na minha opinião", esse rádio já foi completamente descaracterizado e perdeu completamente o valor original dele!...

Desculpe-me por minha opinião!!!!....

Infelizmente meus conhecimentos nessa área são muito reduzidos! E eu não tenho como te auxiliar melhor!

 

PS: Estou movendo seu tópico para a área da Eletrônica, Talvez algum colega possa te dar uma luz mais "clara" nessa dúvida!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2016 às 14:30, Ivan Carlos Lutz disse:

olá amigos após um pouco mais de estudos e aprofundamentos cheguei a conclusão que o problema não é a etapa amplificador com um injetor de sinais observei que havia som o problema seria no oscilador talvez verifiquei q a válvula ak2 recebe 7,7 v de filamento quando deveria ser apenas 4v isto seria um problema ou isto acontece por estar trabalhando com tensão alternada? 

 

Provavelmente por estar trabalhando com tensão alterada.

Mas este excesso de tensão estraga a válvula. Estraga aos poucos. Vão ficando "cansada" no linguajá popular. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 25/04/2016 às 12:13, Ivan Carlos Lutz disse:

resolvi testar as outras tensões de trabalho nos demais pinos da valvula verifiquei que apenas a tensão do anodo esta correta as demais estão abaixo isto seria um problema certo?

 

Sim! Se a tensão do filamento estiver abaixo do normal, a válvula não opera normalmente...

Se as tensões de grades estiverem abaixo ou acima do normal, a válvula também satura ou fica cortada! Seria a mesma analogia com os transistores!...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

bom desmontei ele todo pois não iria mais funcionar com aquelas valvulas e tambem achei um parceiro que tambem esta restaurando e ele me deu umas dicas então o que vou fazer e remontar um receptor am dentro e apenas um ampli valvulado porém preciso de esquemas de amplis que envolvam uma valvula diodo retificadora e no maximo 2 de saida para não aumentar muito o meu custo que ja esta elevado alguem teria algum material neste genero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...