Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião overclock Intel Core i3 540


MNetoX

Posts recomendados

Olá. Fiz um overclock do processador Intel Core i3 540. A placa-mãe é uma Asus P7P55LX.

 

O processador tem uma frequência normal de 3.06 GHz. Com o overclock, ficou em 3.91 GHz (3910 MHz). A única coisa que fiz foi realizar incrementos graduais do BCLK. O resto deixei tudo em auto. Não notei qualquer instabilidade. Rodei o teste de stress e usei o sistema por um bom tempo, e não vi qualquer erro...

 

Estou avaliando ainda o ganho de performance para ver se vale a pena para mim esse overclock. Além disso vou ter que investir em um cooler melhor. Até uns 3.4 GHz ou 3.6GHz, mais ou menos, o coolerbox aguentou bem. Passando disso, a temperatura em cerca de 20 segundos já estava passando de 70 °C, (o limite para esse processador é 72,6 °C).

 

Percebi na bios que essa placa-mãe da Asus ajusta algumas voltagens automaticamente. Por exemplo, a tensão da CPU ficou em 1.216 V.

 

Perguntas:

  1. Essa tensão do processador é segura? Ela representa um valor muito agressivo ao processador?
  2. Como faço para checar se as demais voltagens estão dentro dos parâmetros aceitáveis para maior durabilidade do processador? Tenho receio que a placa-mãe tenha feito alguma alteração automática que não seja interessante.
  3. Esse processador ainda é da primeira geração dos core i3. Alguém recomenda um bom cooler para ele, melhor que o cooler box? Estou pensando no cooler Praeton LD963.
  4. Pela experiência de vocês, é recomendável fazer o overclock como eu fiz?
  5. Posso aumentar mais o clock sem diminuir muito a vida útil desse processador?

 

Obrigado, antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria interessante dizer a configuração completa do PC e principalmente, marca, modelo e potência da fonte, pra gente ver se vale a pena ou não manter o overclock, sobre a tensão, nunca deixe a placa-mãe ajustar manualmente, geralmente ela acaba jogando mais tensão do que o necessário pro overclock.

 

Sobre a vida útil do processador, ela começa a ser reduzida quando você usa um overclock diário, porém, se a tensão não for muito agressiva, e estiver bem refrigerado, e com fonte de qualidade, você consegue frear essa redução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

 

A fonte é uma Blue Case 500W reais. Acho que é uma boa fonte.

8 GB de memória.

placa-mãe Asus P7P55LX.

Processador Intel Core i3 540.

Dois HDs Seagate: um de 1TB e outro de 500GB.

1 Fan traseiro de 12 cm.

 

Acho que nesse overclock que fiz algum circuito da placa-mãe queimou (ou pior... do processador)... comecei a receber de repente a mensagem "keyboard/Interface error, press F1 to resume" toda vez que inicio o PC.

Claro, o PC funciona normalmente depois de pressionar F1 (inclusive o teclado). Já até configurei para que o PC pule essa confirmação da tecla F1.

 

Já retornei para as configurações padrão. Já fiz um reset da bios retirando a bateria duas vezes. Troquei o teclado USB para outra porta... mas a mensagem chata continua. Já troquei até de teclado.

 

Não adianta configurar o USB na BIOS porque não resolve o problema também...

 

Será que realmente é a placa-mãe, ou o processador indo para o espaço?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É essa fonte aí mesmo... fiquei surpreso... não pensei que ela fosse tão ruim. A minha tem um número de série diferente, mas a estrutura, a aparência geral, o rótulo e as informações são as mesmas. 500W e 520W pico... Até por dentro ela é igual. Então acho que as ressalvas feitas no artigo valem para a minha também.

 

Em relação à bateria, vocês podem ter razão: o relógio do sistema atrasou hoje pela manhã. Vou dar uma checada nisso.

 

Em relação à mensagem de erro, eu troquei o teclado por um outro PS2 e a mensagem de erro desapareceu, mesmo com os dois teclados conectados.

 

Enfim: já desabilitei o overclock.

 

Além de tudo isso, mesmo que a fonte fosse boa, o ganho de desempenho foi quase imperceptível.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...