Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
martin_t

Arduino não mantém a programação após desenergização

Recommended Posts

Olá,

Estou tendo um problema com minha placa Arduino Uno, pois quando realizo o upload de um programa através do cabo USB tudo funciona normalmente, mas quando o cabo é retirado e o Arduino alimentado por uma bateria (9V) ou o cabo conectado novamente ou outro tipo de alimentação o programa não funciona mais. Testei na placa Arduino de um amigo e o mesmo aconteceu, e sempre acontece com programas envolvendo comunicação serial, entretanto não parece haver problemas nos códigos.  Também ocorreu o mesmo problema em um programa com a função de armazenamento de dados (sem comunicação serial) que upei em minha placa.

Quando a placa é desenergizada e depois conectada ao cabo USB novamente basta reiniciar o computador e os programas com comunicação serial voltam a funcionar (ao contrário do programa de armazenamento de dados que não volta a funcionar), mas quando desenergizada e depois energizada novamente por bateria ou alimentação externa não voltam a funcionar. 

Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para que os programas sejam mantidos quando o Arduino Uno for desenergizado e depois alimentado por fonte externa, já que para os projetos que está sendo utilizado é necessário que a placa seja alimentada por baterias.

Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, martin_t disse:

...Testei na placa Arduino de um amigo e o mesmo aconteceu, e sempre acontece com programas envolvendo comunicação serial...

Nunca gravei um arduino pela serial, sempre o faço via ICSP e nos 10 anos com AVRs também nunca vi este problema.

Algo me diz que tem a ver com o bootloader ou com os fusebits.

Não tem como você gravar via ICSP (conector de 6 pinos próximo ao atmega328).

Aí precisará do USBasp e PROGISP.

pasppisp.thumb.jpg.8eb8e1f134cda9cf27cf3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais