Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jhon Reckerd

Fonte 430W 80 plus bronze problemas

Recommended Posts

Bom dia, recentemente adquiri uma 430W para o meu Kit, perfeitamente estável e sobrando energia ainda. (Eu precisei comprar essa fonte devido ao ultimo incidente no meu computador que durante o uso a fonte deu um estalo alto e não ligou mais) Então eu utilizei durante 3 meses e meio a nova fonte, sem problemas, tudo ok. Até que ontem liguei meu PC (vi ele ligando) e sai do quarto, quando voltei ele estava desligado. Pensei, vou ligar novamente, e simplesmente não ligava mais, então abri o PC e comecei os procedimentos padrões, mas nada deu certo, entretanto, o LED da placa-mãe acende. Testei em outra placa-mãe, mesma coisa, o LED acende, o PC bipa (é uma função dele para alertar algum erro mesmo sem ligar), mas a fonte nem liga nada, então gostaria de saber a opinião de vocês, pois não houve nenhum estalo nem nada e nem cheiro de queimado na fonte. Eu tenho um chute, nos componentes todos que são ligados monitor/pc é utilizado uma Régua com fusível meio velha,  e eu uso essa régua desde o ultimo incidente com a primeira fonte, só que a 1° era uma genérica meio velha já, então nem relacionei os fatos e usei numa boa, há a possibilidade dessa régua ter estragado minha Corsair novinha? E sem deixar nem cheiro de queimado? haha, obrigado pela atenção, qualquer ajuda já é um começo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, Jhon Reckerd disse:

Bom dia, recentemente adquiri uma 430W para o meu Kit, perfeitamente estável e sobrando energia ainda. (Eu precisei comprar essa fonte devido ao ultimo incidente no meu computador que durante o uso a fonte deu um estalo alto e não ligou mais) Então eu utilizei durante 3 meses e meio a nova fonte, sem problemas, tudo ok. Até que ontem liguei meu PC (vi ele ligando) e sai do quarto, quando voltei ele estava desligado. Pensei, vou ligar novamente, e simplesmente não ligava mais, então abri o PC e comecei os procedimentos padrões, mas nada deu certo, entretanto, o LED da placa-mãe acende. Testei em outra placa-mãe, mesma coisa, o LED acende, o PC bipa (é uma função dele para alertar algum erro mesmo sem ligar), mas a fonte nem liga nada, então gostaria de saber a opinião de vocês, pois não houve nenhum estalo nem nada e nem cheiro de queimado na fonte. Eu tenho um chute, nos componentes todos que são ligados monitor/pc é utilizado uma Régua com fusível meio velha,  e eu uso essa régua desde o ultimo incidente com a primeira fonte, só que a 1° era uma genérica meio velha já, então nem relacionei os fatos e usei numa boa, há a possibilidade dessa régua ter estragado minha Corsair novinha? E sem deixar nem cheiro de queimado? haha, obrigado pela atenção, qualquer ajuda já é um começo.

É possível que um surto de energia tenha danificado a fonte. Por isso sempre recomendamos o uso de um bom filtro de linha.

Teste a fonte em outro equipamento para garantir.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Jhon Reckerd disse:

Opa, já testei a fonte em outra placa-mãe e já efetuei aquele teste com ela diretamente na tomada e com o clips e nada...

Provavelmente, então, a fonte foi danificada. Tente um RMA, quem sabe.

Recomendo fortemente que adquira um filtro de linha de qualidade: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Ricardov disse:

A tomada ficava frouxa nessa régua velha? A tomada tem aterramento?

A tomada frouxa pode ser um problema, mas ao meu ver se fosse isso a fonte funcionaria hora sim (quando ouvesse contato), hora não (quando não houvesse).

Já a falta de aterramento não traz nenhuma influência no funcionamento da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius uma tomada frouxa funcionaria, grosso modo, como um relé de estabilizador :P. A falta de aterramento prejudica o funcionamento das proteções. Estamos tentando identificar causas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Ricardov disse:

@braconius uma tomada frouxa funcionaria como um relé de estabilizador :P. A falta de aterramento prejudica o funcionamento das proteções. Estamos tentando identificar causas.

Até onde sei a função do aterramento é proteger o usuário de ser eletrocutado, ele não influencia em nada as proteções ou o funcionamento da fonte. Se fosse isso, a esmagadora maioria dos computadores do Brasil estariam em risco, já que a esmagadora maioria das residencias deste país não possuem aterramento.

Creio que o @faller pode explicar isso melhor. 

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, Jhon Reckerd disse:

@braconius @braconius Obrigado pela ajuda, não ficava frouxa não, era uma régua como essa aqui:

regua-5-tomada-fusivel-nbr-1413-cftv-cab

Vocês acham que vale a pena mandar a fonte para o conserto? Ou está tudo perdido mesmo?

O único conserto que recomendo é direto com a Corsair, via RMA (EUA).

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius estou tentando descobrir se eventualmente a instalação elétrica possa ter causado algum problema. O aterramento é importantíssimo para proteger o usuário mas também é o caminho para os varistores desviarem os surtos para a terra. Não havendo aterramento essa proteção da entrada fica prejudicada pois sabe-se lá como está o neutro.

@Jhon Reckerd Como o @braconius já avisou vale a pena consertar sim, mas com o fabricante, no Brasil é difícil de conseguir peças e acho que nem tem uma autorizada. O pessoal manda pros EUA, tem tópicos sobre isso no fórum.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Ricardov disse:

@braconius estou tentando descobrir se eventualmente a instalação elétrica possa ter causado algum problema. O aterramento é o caminho para os varistores desviarem os surtos para a terra. Não havendo aterramento essa proteção da entrada fica prejudicada pois sabe-se lá como está o neutro.

@Jhon Reckerd Como o @braconius já avisou vale a pena consertar sim, mas com o fabricante, no Brasil é difícil de conseguir peças e acho que nem tem uma autorizada. Mas o pessoal manda pros EUA, tem tópicos sobre isso no fórum.

Pois é! Como eu disse, o (pouquíssimo) que sei sobre a função do aterramento, ele não teria influência no funcionamento da fonte ou de suas proteções. Mas esse pouco aprendi lendo postagens do @faller, por isso citei ele nos tópicos.

Abraços e se encontrar algo, compartilha conosco!

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius para o funcionamento da fonte não afeta mesmo. Mas para os surtos, sim, se a instalação elétrica tiver inadequações como polaridade invertida de fase e neutro ou neutro com problemas no aterramento.

Abraço!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais