Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 650 ti falsificada, eu cai nessa.


Posts recomendados

É amigos, eu cai no golpe, me empolguei devido ao preço baixo e acabei fazendo besteiras. Enfim, não adianta chorar sobre o leite derramado.

Passado a raiva e a frustração devido ao acontecido, meu objetivo agora é descobrir qual placa realmente eu comprei para tentar instalar o driver correto e aproveitar o máximo dela.

Em anexo segue uma imagem capturada no GPU-Z da suposta GTX 650 TI. E uma foto da mesma com o cooler desmontado. Por não ter uma câmera de boa qualidade não posso tirar uma foto do chip presente na placa, mas as informações presentes nele são:

NVIDIA

33N3CG 0833B1

A TAIWAN

PB0893.01V

É péssima a sensação de ser enganado, mas a única coisa que posso fazer é tentar descobrir que placa realmente é esta para tentar aproveitar o máximo dela. Eu não imaginava que houvesse falsificação de placa de vídeo, só descobri depois que a minha chegou, e ao tentar instalar o driver baixado no site da nVidia o instalador apresentou um erro afirmando que não havia hardware compatível conectado. Foi ai que eu suspeitei de fraude e fui pesquisar. 

j.gif

12512696_868871549896370_3361646114954593214_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Bom dia. A placa que comprei foi esta: http://www.ebay.com/itm/331728999141?euid=f5aa64fdda09466db1510716fcfa536f&cp=1&exe=13453&ext=34391&sojTags=exe=exe,ext=ext

As configurações do meu PC são bem pequenas, meu intuito ao comprar esta placa era começar a investir no meu PC.

Atualmente tenho um Core 2 Duo E7500, 2GB DDR3 600MHZ, a mb é uma Mini-ATX bem simples STI 007030 e de vídeo atualmente uma 8400 GS.

Como eu disse no primeiro post, não tenho uma câmera com o foco suficientemente bom para tirar uma foto do chip, porém, nele esta escrito isso:

NVIDIA

33N3CG 0833B1

A TAIWAN

PB0893.01V

E é exatamente isto que me faz concluir que não se trata de uma 650 TI e sim de outra placa, mas qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa placa aí é mais falsa que nota de R$3, infelizmente você foi enganado, a primeira prova disso é o print do GPU-Z os clocks da placa são bem maiores que esses aí.

 

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-650ti-br.html#pdpContent=2

 

Veja as especificações, e outra, nunca foi lançada uma GTx 650 Ti, com um cooler esquisito desses.

 

Pelos clocks do seu GPU-z suspeito que seja uma 9800GT com BIOS modificado pra disfarçar ela.

 

Sem contar que ela é muito pobre em componentes para ser uma GTX 650 Ti 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker Sim, estou conformado disto, eu realmente fiz papel de trouxa ao me empolgar com o preço baixo e nem pensei em pesquisar nada sobre, de fato, fui ingênuo, mas de fato nunca havia passado na minha mente que poderia existir falsificadores de placa de vídeo. Existe algum jeito de eu descobrir qual placa realmente é esta? Há alguma maneira de eu reverter o BiosMod?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Higor Gabriel Vou sair um pouco do tópico, mas você abriu disputa no ebay? Eu vi que o vendedor está sem nenhum comentário negativo e sem disputas abertas. Se ele te vendeu essa placa falsa você deveria solicitar o reembolso, apesar de ser difícil isso acontecer, pelo menos evitaria de outras pessoas serem enganadas também.

Agora voltando ao tópico, eu acredito que seja alguma série 9, igual o @PH Benchmarker disse. Com certeza a BIOS foi modificada para enganar o comprador, o que dificulta bastante para descobrir o modelo da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miyagialex Abri uma requisição de devolução do produto, mas acho tão pouco provável que isto aconteça que estou tentando resolver por conta própria. Observando o GPU-Z eu decidi pesquisar sobre a versão da Bios instalada e veja só o que descobri:

https://www.techpowerup.com/vgabios/index.php?architecture=&manufacturer=Palit&model=9600+GT&interface=&memType=&memSize=

aparentemente trata-se de uma 9600GT. Tentei fazer o seguinte processo para instalar a bios que acredito ser original:

 

"1º Primeiro desinstale o driver de vídeo e se necessário utilize o DDU e reinicie o computador.

2º Executar o pront de comando como administrador e indicar o caminho onde está a pasta com os arquivos do nvflash exemplo cd c:/nvflash.5.190

3º Digitar o seguinte comando para fazer o backup do bios: nvflash -b backup.rom

4º Digite o seguinte comando para atualizar o bios: nvflash -6 nomedoarquivo.rom

5º Apertar Y para aceitar e avançar, depois Y novamente. No final fechar o pront de comando e reiniciar o computador."

 

Porém, ao terminar o passo 4 o nvflash me retorna um erro. Segue em anexo o print do Prompt.

 

Mesmo com o prejuízo, se eu conseguisse fazer ela voltar a ser uma 9600GT ainda sim seria melhor que a minha atual 8400GS.

as.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker @Fernando_maluco Não resta dúvidas, não é uma 650 TI e eu fui lesado em comprar. Mas agora o objetivo é reverter o BiosMod, eu vi muita gente ensinando a fazer, mas pelo que testei, não consigo reverter isto pois o firmware da placa é diferente do firmware da .rom que estou tentando instalar. Algum de vocês tem alguma ideia de como eu posso reverter este processo de BiosMod?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Sobral

Em 19/01/2016 às 14:42, Higor Gabriel disse:

@miyagialex Abri uma requisição de devolução do produto, mas acho tão pouco provável que isto aconteça que estou tentando resolver por conta própria. Observando o GPU-Z eu decidi pesquisar sobre a versão da Bios instalada e veja só o que descobri:

https://www.techpowerup.com/vgabios/index.php?architecture=&manufacturer=Palit&model=9600+GT&interface=&memType=&memSize=

aparentemente trata-se de uma 9600GT. Tentei fazer o seguinte processo para instalar a bios que acredito ser original:

 

"1º Primeiro desinstale o driver de vídeo e se necessário utilize o DDU e reinicie o computador.

2º Executar o pront de comando como administrador e indicar o caminho onde está a pasta com os arquivos do nvflash exemplo cd c:/nvflash.5.190

3º Digitar o seguinte comando para fazer o backup do bios: nvflash -b backup.rom

4º Digite o seguinte comando para atualizar o bios: nvflash -6 nomedoarquivo.rom

5º Apertar Y para aceitar e avançar, depois Y novamente. No final fechar o pront de comando e reiniciar o computador."

 

Porém, ao terminar o passo 4 o nvflash me retorna um erro. Segue em anexo o print do Prompt.

 

Mesmo com o prejuízo, se eu conseguisse fazer ela voltar a ser uma 9600GT ainda sim seria melhor que a minha atual 8400GS.

as.png

 

@ApoloBrz

Em 19/01/2016 às 12:06, Higor Gabriel disse:

@Zucchini Bom dia. A placa que comprei foi esta: http://www.ebay.com/itm/331728999141?euid=f5aa64fdda09466db1510716fcfa536f&cp=1&exe=13453&ext=34391&sojTags=exe=exe,ext=ext

As configurações do meu PC são bem pequenas, meu intuito ao comprar esta placa era começar a investir no meu PC.

Atualmente tenho um Core 2 Duo E7500, 2GB DDR3 600MHZ, a mb é uma Mini-ATX bem simples STI 007030 e de vídeo atualmente uma 8400 GS.

Como eu disse no primeiro post, não tenho uma câmera com o foco suficientemente bom para tirar uma foto do chip, porém, nele esta escrito isso:

NVIDIA

33N3CG 0833B1

A TAIWAN

PB0893.01V

E é exatamente isto que me faz concluir que não se trata de uma 650 TI e sim de outra placa, mas qual?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, fui olhar minha caixa de entrada do Ebay, meio desolado, e sem esperanças eis que tive uma surpresa.

E me surgiram várias dúvidas, pois não sou experiente em compras internacionais, na verdade esta foi a primeira e já deu todo esse auê.

O que é e para que serve esta etiqueta de entrega? Como posso comprar uma?

É seguro eu enviar o produto pra ele? Estou com medo de ficar ainda mais no prejuízo.

De acordo com a terceira imagem, o vendedor fica responsável pelo custo do envio, como eu vou passar pra ele este valor?

1.png

2.png

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Higor Gabriel Aparentemente a placa é uma 9600GT com a BIOS bem editada.

 

Muito cuidado na hora de fazer flash na BIOS de uma VGA, principalmente nessa VGA desconhecida ai. Pela tela do CMD acima deu para ver que você não fez o backup da BIOS original da VGA (Comando "nvflash -b backup.rom"). Tem que fazer o backup! Porque se a BIOS nova não funcionar você perde a placa.

 

Não está dando certo porque as BIOS possuem ID's diferentes...

Caso queria saber, tem um comando no NVFlash (e uma versão do NVFlash) que burla isso.

 

Qual é o modelo dos chips de memoria da "GTX 650Ti" que está com você?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonny Henrique Ai é que tá, eu não faço a mínima ideia, pois em cima do chip, esfregaram algo até retirar a impressão do modelo do mesmo, deixando somente aquelas informações que eu citei acima. Eu fiz sim o backup é que aquela tentativa já era outra, eu havia fechado o cmd e aberto novamente pensando ser alguma espécie de bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Higor Gabriel Não, eu to falando dos chips de memoria (circulados em vermelho na foto abaixo).
DPT5AyG.jpg

 

Parece que os chips dela são da Qimonda, então o código deve começar mais ou menos com "HYB..."
Só tem chip de memoria desse lado da placa né?

Ah, já tentou instalar o driver da 9600GT nela?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ela tem 1GB de RAM então... Os HYB18H1G321AF-10 são rotulados @ 1000MHz.
Resumindo: A principio é uma Geforce 9600GT 1GB DDR3.

 

Tenta a BIOS da Zotac, ela possui o clock um pouco mais baixo que a maioria das 9600GT.
https://www.techpowerup.com/vgabios/56354/zotac-9600gt-1024-090619.html
Se der erro, use o comando "nvflash -4 -5 -6 nomedabios.rom"

 

Lembrando que os procedimentos são por sua conta erisco, não me responsabilizo por danos à sua placa.

 

A proposito, você poderia postar a BIOS que fez backup? (pode anexar no post mesmo).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...