Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte De 1000watts, Será?


grappa

Posts recomendados

Ligando duas fontes genéricas identicas de 500W em paralelo(redundante) obtemos ~560W reais(~280W de cada), e substituindo os capacitores de 220 a 470 por 680uF estabilizamos mais as saída e sobrecarregamos menos os zeners.

:-BEER .

Os dissipadores aquecem menos e as linhas ficam mais estáveis :tantan: .

Dependendo da marca da fonte há espaço para montar as duas placas (da fonte) na mesma carcaça, invertendo uma delas (de ponta cabeça) é claro que os dissipadores não podem coincidir(realinhados ou alterados) e a fiação readequada(cortada/ressoldada) :goff: .

Detalhe, o cooler da fonte é substituído por um de 12V por 0,5 ou 0,7A(tipo VENTISILVA) com maior vazão de ar(o comum é 12V por ~0,15A).

:huh:

Dá trabalho :muro: mas fica mais barato que uma fonte de 480W reais, que temos por aí e quem sabe até melhor :zoio:

Que tal???? alguém é contra :devil:

Se alguém souber de outras idéias legais, postem... :Baaa:

Vamos usar a cuca e não apenas o bolso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paralelismo de fontes de energia não é nenhum bicho papão, mas alguns cuidados devem ser tomados. Não basta ligar em paralelo. É preciso que sejam o mais idênticas quanto possível. Isto evita interações entre os circuitos de voltagens, o que pode provocar aquecimento, etc. Em outras palavras, podem circular correntes entre as duas fontes devido às diferenças entre os valores das voltagens....o sistema precisa "enxergar" as fontes como um único supridor de energia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí Bitter

Mas funciona sim. E se todos os procedimentos estiverem corretos, a fonte dupla será uma opção.

O que ocorre muitas vezes é o desconhecimento de como fazer funcionar. Já vi um user do forum que estava tentando e não sabia que precisava ligar essa segunda fonte na tomada!!!

O processo é bem simples. Basta jumpear 2 fios interligando o circuito de disparo das fontes com o sinal que virá da placa-mãe. Liga-se a alimentação na entrada da fonte extra(lógico) e da fonte pricipal. Pronto, ao ligar o PC, as duas fontes partirão e poderão ser utilizados os conectores de força para alimentar os componentes que quiser, independentemente! Ou seja, cada componente terá somente um conector usado.

Existe outro modo de fazer uso de duas fontes e este sim, precisa ser mais criterioso. Seria unir todos os fios do conector que alimenta a placa-mãe e aproveitar a corrente que será disponibilizada pelas duas e ainda, usar os conectores de cada uma para alimentar cdrom, hds, coolers extras, etc....lembrando que ambas precisam receber alimentação da rede!!!!

Qual quer dúvida, estamos em QAP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Eu não acreditava muito em ateração fonte dar certo,fui obrigado a tentar fazer isso por falta de money, e fonte vagabunda eu não queria mais.Meu pc é mobo lga775 ecs p4m800pro-m, processador celeron 2,53ghz, 1gb memoria ddr2, coloquei uma atx satelite generica,acho até que é uma das piores generica que existe, de vez em quando o pc resetava, o xp ficou lento,temperatura do processador depois de 10 minutos ficava 70 graus, a coisa tava feia, peguei essa mesma fonte, adicionei mais dois eletroliticos de 470uf em paralelo na filtragem dos dobradores de tensão, troquei os diodos

schottky pelo dobro da capacidade, tripliquei os valores dos eletroliticos da filtragem de todas as saida de tensão, ainda mais consegui colocar mais um

cooler em cima dos dissipadores, um soprando e outro puxando ar, coloquei ela de volta no pc, quando liguei o pc tava tudo normal e a expectativa tava grande pra ver o que ia acontecer, ou até explodir sei lá, fiquei trabalhando normal no pc, tudo tranquilo, o xp tava bém mais rápido, no seu normal, não resetou mais, depois de 45 minutos entrei no setup para ver a temperatura do processador, nem acreditei, 46 graus, as voltagens quase estáveis.Creio que se eu tivesse trocado os transistores de saida mais parrudos e trocado os dissipadores por chapa mais grossa, ficaria quase como uma fonte de marca com watagem real, tudo isso feito com sucata de fonte sem gastar nada, até ai na minhas cofiguração ficou excelente, não sei até onde ela pode aguentar, até porque tem fonte generica que de tão ruim que é que desarma a proteção com menos de 200wats, ai não da para melhorar nada, ja teria que mexer na parte de proteção que é muito critica, o toroidal de saida das voltagens dessa fonte também tava meio pequeno, abri uma Mtek generica ela tem o toroidal de saida bém maior,vou melhorar ela trocando também os dissipadores e transistores ou fet, ja que agora to ficando fã das fontes generica pela minha primeira experiencia nessas modificações, e o mais importante, economia no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém sentiu cheiro de "defunto"? Ehehehehe 2004!

Esses mods funcionam bem....se forem bem elaborados conseguem melhorar bastante uma fonte! Alguns detalhes serão quase intocáveis pela falta de substitutos adequados ao layout da placa(trafo inversor), mas no geral, melhora bastante.

Tenho uma Sattélite modificada como você fez e confio bastante nela....tem quase tudo que uma fonte "média" teria.....não lembro o quanto, mas aumentou quase 1/2 Kg em componentes novos e substitutos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte satelite generica para modificar elas é muito ruim, até as trilhas do impresso são podre, ja começei a modificar uma Mtek 450w nominal, ja fiz um teste basico de carga para ver o desarme da proteção quando for exigido mais corrente.. ta tudo beleza, inclusive o toroidal de saida é bém parrudinho, ja troquei ponte retificadora por uma maior, acrecentei um indutor bom na entrada que tava faltando.. enfim, vou melhorar no maximo que der, minha intenção é modificar ela para tentar aguentar uma configuração meia pesada com vga pcie, pelo menos todos componentes mais critico e dissipadores serão dimensionados para aguentar esta carga, só vai depender do circuito de proteção deixar fluir mais corrente sem desarmar a fonte, creio que isso é possivel pelo teste que fiz antes de começar a modificar.Vamos esperar que ela fique igual uma Seventeam 550w.. heee ai também não, ta querendo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...