Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
EDUARDO TORO

Montando pc novo - skylake vs haswell

Recommended Posts

Caros Foristas !!! 

Ando tendo algumas dúvidas em relação a duas questões e queria  ajuda de vocês:

1) Sinceramente a diferença entre os preços do i5-4590 e do i5-6600 é mínima, dado que os dois são caros. Mas ando lendo que a nova geração não esta devidamente estabilizada e que o processador anda dando problema

2) Por outro lado não estou encontrando placas do formato ATX com a chipset da h97, quando encontro a diferença não é tão grande para uma placa mães da nova geraçao 1151.

Dados estas duas considerações gostaria da opinião de vocês: Qual arquitetura devemos montar um pc hoje ?

obs: Estou considerando um pc core i5 com 8 gb de RAM e uma gtx960. A diferença entra as duas arquiteturas hoje é na média (conta de padeiro) uns 500 reais (até 700 dependendo da placa-mãe que você escolhe), em um pc que hoje está na faixa de 5k. 

Um Abraço e obrigado pela ajuda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@EDUARDO TORO

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores?dir=asc&order=price&plataforma=8

Tem o Core i5 6500 na mesma faixa de preço.. Devia olhar ele..

O problema dos Skylake são com programas que usam computação intensiva, por um longo período.. Pra usuário "normal", não deve ser problemas.. Como o preço da CPU em si é parecido, eu iria de 6ª Geração..

Problema é o resto do pacote:placa-mãe e RAM...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, EDUARDO TORO disse:

Sinceramente a diferença entre os preços do i5-4590 e do i5-6600 é mínima, dado que os dois são caros.

Só se você não sabe onde procurar. Uma plataforma Haswell fecha em +/- 1300 R$, enquanto skylake chega em uns 1800 ou mais.

Mas ando lendo que a nova geração não esta devidamente estabilizada e que o processador anda dando problema

Primeiro que isso só acontece com o i7, os i5s não são afetados. Segundo que só afeta quem usa programas de teste de números primos... e somente os baseados no teste de LLR. E como se não bastasse isso de restrição, mesmo atendendo aos dois requisitos anteriores, ainda precisa ter o requisito adicional de ter FFT de tamanho 768k, que é algo relativamente incomum.

Em outras palavras: esqueça essa hitória de estar "dando problema".

Por outro lado não estou encontrando placas do formato ATX com a chipset da h97, quando encontro a diferença não é tão grande para uma placa mães da nova geraçao 1151.

Diga quanto você pode gastar, e eu arrumo uma config para você.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado  pelo esclarecimento @Imakuni

Aceito sua sugestão de uma placa plataforma H97 e/ou uma placa h170!!! 

Gostaria de gastar o mínímo para ter um i5 e uma GTX 960 !!!

Quanto a difenrença de preço estou falando que não há muita diferença entre :

http://www.kabum.com.br/produto/53586/processador-intel-core-i5-4590-haswell-refresh-cache-6-mb-3-3ghz-3-7ghz-max-turbo-tecnologia-intel-intru-3d-lga-1150-bx80646i54590- - HASWELL (R$ 1.099 a vista)

http://www.kabum.com.br/produto/71698/processador-intel-core-i5-6600-cache-6mb-3ghz-lga-1151-bx80662i56600 - Skylake, (R$ 1.212 a vista)

Para quem está montando uma PC em torno de 5k reais hoje acredito que a diferença de preço dos processadores não justifica a escolha do Haswell

Memória a Diferença é de 100 reais (em média) e há uma diferença entre as placas mães (200 ou 300 reais .. em média, conta de padaria)

Obrigado a todos pela ajuda

@RS Faria Obrigado !!!  é acredito mesmo que hoje a diferença de preço entre as duas arquiteturas está na RAM e na placa-mãe e devido ao alto custo de montar um pc hoje, a diferença no valor total do PC varia de 10% a 15% entre um Skylake e um Haswell. 

Mais uma vez obrigado pela sua opinião. 

Abs.

Editado por EDUARDO TORO

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, EDUARDO TORO disse:

Quanto a difenrença de preço estou falando que não há muita diferença entre :

http://www.kabum.com.br/produto/53586/processador-intel-core-i5-4590-haswell-refresh-cache-6-mb-3-3ghz-3-7ghz-max-turbo-tecnologia-intel-intru-3d-lga-1150-bx80646i54590- - HASWELL (R$ 1.099 a vista)

http://www.kabum.com.br/produto/71698/processador-intel-core-i5-6600-cache-6mb-3ghz-lga-1151-bx80662i56600 - Skylake, (R$ 1.212 a vista)

Para quem está montando uma PC em torno de 5k reais hoje acredito que a diferença de preço dos processadores não justifica a escolha do Haswell

Memória a Diferença é de 100 reais (em média) e há uma diferença entre as placas mães (200 ou 300 reais .. em média, conta de padaria)

Obrigado a todos pela ajuda

@RS Faria Obrigado !!!  é acredito mesmo que hoje a diferença de preço entre as duas arquiteturas está na RAM e na placa-mãe e devido ao alto custo de montar um pc hoje, a diferença no valor total do PC varia de 10% a 15% entre um Skylake e um Haswell. 

Mais uma vez obrigado pela sua opinião. 

Abs.

Isso que eu disse, você não sabe onde procurar. Por exemplo, tem esse i5 4570 de 750 R$, Mobo ASRock B85 de 350 R$ e 8gb de RAM por 220 R$, fechando em 1350 R$. Já Skylake, o mais barato fica um i5 6500 por 1100 R$, mobo Asrock H110 por 500R$ e 8gb DDR4 por 300R$, fechando em 1900 R$. A diferença não é NADA pequena.....

Se quiser pagar, sinta-se à vontade, processadores Skylake são muito bons sim.... só saiba que esse dinheiro teria sido muito melhor investido na GPU do que no processador.

Editado por Imakuni

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

Mais uma vez Obrigado pela ajuda.  

Pelo contrário, não vejo necessidade em pagar, mas tb não acho a diferença tão  grande. E está diferença você encontrou porque usa o ML (onde não podemos garantir a procedência da peça ),  Obvio que eu posso economizar na placa-mãe e pegar uma B85 ou uma h110 placas low profile mas não é essa questão.  Em um pc com orçamento médio de 4,5k acredito que 500 reais a mais não seja uma diferença tão grande (um pouco mais que 10%)

Quanto a GPU entendo seu argumento, mas sei que não precisarei de mais que uma 960 por um bom tempo.  Não há necessidade em investir mais em GPU 

Por último entendo os "savings" que são proporcionados pelo ML, mas para efeito de comparação de preço médio temos que usar uma empresa que podemos garantir de alguma forma que não há casos de contrabando e sonegação de impostos. Esse processador de 750 reais é  de um vendedor duvidoso que tem comentário negativo de enviar produtos violados. Obvio que no ML é mais barato.. mas acho que para efeito de comparação o Benchmark tem que ser feito com o player que tem o maior volume de vendas do mercado.  Ou seja aquele preço que  mais represente o preço médio do produto no mercado.  Na minha opinião esse player hoje é o Kabum. 

E por último eu sei que não há ganho de performance em usar componentes premium ao invés de usar componentes mais low profile, por outro lado tenho certeza que os processos de controle de qualidade e produção das placas   low profile são inferiores,  vale a pena investir ? é uma questão pessoal . Mesmo assim para quem está montando uma máquina de mais ou menos 5k não vai ser os 300 reais da placa-mãe e memória ram que fará uma grande diferença. 

Mais uma vez obrigado pela ajuda. 

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo @EDUARDO TORO ... cerca 10% não é uma diferença assim tão grande. Iria de 6º geração, isso vai te deixar tranquilo por um bom tempo, com possibilidade de upgrades futuros.

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

Por último entendo os "savings" que são proporcionados pelo ML, mas para efeito de comparação de preço médio temos que usar uma empresa que podemos garantir de alguma forma que não há casos de contrabando e sonegação de impostos. Esse processador de 750 reais é  de um vendedor duvidoso que tem comentário negativo de enviar produtos violados. Obvio que no ML é mais barato.. mas acho que para efeito de comparação o Benchmark tem que ser feito com o player que tem o maior volume de vendas do mercado.  Ou seja aquele preço que  mais represente o preço médio do produto no mercado.  Na minha opinião esse player hoje é o Kabum.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735953361-processador-i5-4570-32ghz-intel-core-6mb-lga-1150-_JM

Melhor agora?

Talvez um 4460 pareça mais seguro? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726700222-intel-core-i5-4460-cache-6mb-32ghz-1155-_JM

E por último eu sei que não há ganho de performance em usar componentes premium ao invés de usar componentes mais low profile, por outro lado tenho certeza que os processos de controle de qualidade e produção das placas   low profile são inferiores,  vale a pena investir ? é uma questão pessoal . Mesmo assim para quem está montando uma máquina de mais ou menos 5k não vai ser os 300 reais da placa-mãe e memória ram que fará uma grande diferença. 

Mais uma vez obrigado pela ajuda. 

Abs.

Não cometa esse erro.... não é porque você pode gastar 5k que você deve investir esse dinheiro todo nas peças erradas. Pode comprar Skylake, vai nessa; mas antes disso, tenha certeza de que está comprando uma GPU do mesmo nível (coisa que a Gtx 960 está LONGE) de ser. Tenha certeza de estar comprando um gabinete de qualidade, com bom ariflow e suporte para peças high-end (ex: watercoolres, SSDs, GPUs gigantes como as da Gigabyte). Tenha também certeza de estar comprando um SSD bom.

Se depois de tudo isso você ainda assim tiver dinheiro para um i5 6a geração, ei, vá com toda fé! Mas se não tiver toda essa grana (e pela minha experiência de builder, 5K não é o suficiente), então desista da nova geração e invista nas peças que REALMENTE importam. Você mesmo disse, "não há ganho de performance em usar componentes premium". Mas há ganho de perfromance em usar componentes com mais desempenho - componentes esses que você seria capaz de comprar.

Veja, com 5k você monta:

1. 1400 R$ no combo Haswell, já discutido antes.
  2. 850 evo 250gb (#132 mil vendas)
  3. HD 1tb (120mil vendas)
  4. EVGA 600b
  5. Gabinete de sua preferência. Em builds high-end, eu geralmente reservo 450 R$ para o gabinete, que é o preço de um NZXT S340. Mas ai é questão de gosto.

Some isso, e dá cerca de 2900 R$. Junte com uma R9 390 de 1800 R$ e chega em 4.7k. Se quiser, jogue mais 500 R$ e troque o kit pelo Skylake, fechando um PC de 5.2k. Mas se não quiser gastar tanto, tá ai em cima a build.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Velho, vou te dizer uma coisa, gastei R$ 3.270 reais nesse meu pc humilhe da assinatura, e atualmente só estou jogando Call of Duty 3 de vez em quando, tenho muitos jogos instalados aqui, só que estou sem tempo pra jogar e as vezes nem paciencia, tem vez que prefiro ficar no PC vendo videos (seriados e animes). Tem que ver esse negocio direito, pois conheco gente que investiu alta grana no pc e não teve o retorno esperado.

"As aparencias, enganam"

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 1/19/2016 às 20:40, Imakuni disse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735953361-processador-i5-4570-32ghz-intel-core-6mb-lga-1150-_JM

Melhor agora?

Talvez um 4460 pareça mais seguro? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726700222-intel-core-i5-4460-cache-6mb-32ghz-1155-_JM

Não cometa esse erro.... não é porque você pode gastar 5k que você deve investir esse dinheiro todo nas peças erradas. Pode comprar Skylake, vai nessa; mas antes disso, tenha certeza de que está comprando uma GPU do mesmo nível (coisa que a Gtx 960 está LONGE) de ser. Tenha certeza de estar comprando um gabinete de qualidade, com bom ariflow e suporte para peças high-end (ex: watercoolres, SSDs, GPUs gigantes como as da Gigabyte). Tenha também certeza de estar comprando um SSD bom.

Se depois de tudo isso você ainda assim tiver dinheiro para um i5 6a geração, ei, vá com toda fé! Mas se não tiver toda essa grana (e pela minha experiência de builder, 5K não é o suficiente), então desista da nova geração e invista nas peças que REALMENTE importam. Você mesmo disse, "não há ganho de performance em usar componentes premium". Mas há ganho de perfromance em usar componentes com mais desempenho - componentes esses que você seria capaz de comprar.

Veja, com 5k você monta:

1. 1400 R$ no combo Haswell, já discutido antes.
  2. 850 evo 250gb (#132 mil vendas)
  3. HD 1tb (120mil vendas)
  4. EVGA 600b
  5. Gabinete de sua preferência. Em builds high-end, eu geralmente reservo 450 R$ para o gabinete, que é o preço de um NZXT S340. Mas ai é questão de gosto.

Some isso, e dá cerca de 2900 R$. Junte com uma R9 390 de 1800 R$ e chega em 4.7k. Se quiser, jogue mais 500 R$ e troque o kit pelo Skylake, fechando um PC de 5.2k. Mas se não quiser gastar tanto, tá ai em cima a build.

EXATAMENTE ESSAS PEÇAS QUE PENSO PARA BUILD ! 

Valeu !! 

Abs.

ABS. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais