Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Milagre

Usar roteador como hub ou repetidor

Recommended Posts

Pessoal, tenho um roteador (1) ligado na internet tplink.

Comprei um novo roteador tplink ac 750 e queria usar como hub físico.

1) Liguei um cabo de ethernet do roteador 1 na entrada internet do roteador 2;
2) Liguei uma maquina direta na ethernet do roteador 2 e acessei o firmware
3) Configurei o wi-fi belezinha.

O grande problema é, na rede física o roteador 2 está distribuindo ip 192.68.1.X assim os equipamentos conectados no roteador 1 192.168.0.x não conversam com os ligados no roteador 2... Ou seja o roteador 2 para wi-fi e internet está ok, mas para acesso físico está em range diferente. Já tentei de tudo, dehabilitei o dhcp no roteador 2.. e não consigo.

Ou seja, como fazer o roteador ser um hub e todas as maquinas ligadas fisicamente no 1 ou no 2 terem o mesmo range de ips?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigo eu vou tentar te ajudar, basicamente você vai ter que configurar o Roteador 2 na porta WAN na mesma faixa que o roteador 1, ao conectar o cabo você conecta na porta LAN do roteador 1 e na porta WAN do Roteador 2, para distribuição de IP Automático você vai ter que ativar o DHCP do roteador 2, pois está em uma faixa de IP Diferente do Roteador 1 e o Default Gateway do Roteador 2 será o IP da LAN dele mesmo;

PS: a cada faixa de IP Diferente deve sim habilitar o DHCP, apenas desabilitamos o DHCP caso haja um Access Point e um intermediário que já faça isso.  

não utilizamos mais HUB, e caso tenha um faça a troca para um Switch

Editado por Samuel Cintra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além de setar o mesmo range de ip de configuração (192.168.1.1/192.168.1.2)
Você tem que setar o range de ip de rede, nesse caso, eu recomendo você usar a configuração de IP static, setando lá no roteador 2 dessa forma, por exemplo:
 

IP andress: 192.168.1.140 << Aqui você coloca um ip para o roteador, é recomendavel você setar no roteador 1 a reserva do IP
Mask: 255.255.255.0 << aqui a mascara de rede vai depender da sua, mas geralmente é essa

Default Gateway: 192.168.1.1 <<< Aqui tu coloca o IP do primeiro Roteador 

DNS 1: aqui é a sua escolha ou o do provedor

DNS 2:

 

Outro passo importante também é desabilitar o DHCP no Roteador 2 e conectar nas portas LAN e não WAN como se fosse um Desktop, a porta WAN só é usada no primeiro roteador com a conexão da internet.

Alguns modelos de roteador exige apenas você configurar a porta LAN na mesma range (192.168.1.x) e WAN você deixa sem mexer, e o DHCP desabilitado.

Editado por rickreaper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

 

Tenho esse ac 750 foi um dos melhores roteador que já tive excelente alem de ser rede giga, se você esta usando ele como segundo roteador você tem que saber qual a classe de IP que esta configurado no primeiro roteador.

Exemplo: o roteador 1 usa o IP 192.168.0.1 e o DHCP vai de 192.168.0.2 até 192.168.0.254, então você precisa alterar o DHCP que vai começar a partir do 192.168.0.3 até 192.168.0.254 ou até onde você desejar.

Beleza feito isso ligue o segundo roteador o AC750 e em "Network > LAN" Altere o IP Address para 192.168.0.2 e SAVE, em seguida entre no DHCP e "Disable"  SAVE.

Feito isso é só puxar um cabo de rede do roteador 1 no 2 usando as porta LAN de ambos, a porta WAN do roter 2 vai fica inutilizada.

Feito isso você vai consegui acessar ambos roteadores pela mesma rede, roteador 1 endereço 192.168.0.1 e roteador 2 192.168.0.2.

 

Abs Edvaldo

Editado por Edvaldo J. Frederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, vou tentar aqui e retorno com os resultados. Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×