Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexandre Mariano

128 Bits ou 256 bits

Recommended Posts

Boa tarde, amigos.

Tenho uma dúvida.

 

Em 2014, após pesquisar um pouco sobre taxa de bits e placas de vídeo para compra, alguns conhecidos meus me explicaram algo como interface de memória x velocidade de processamento e mais outras coisinhas que poderiam ser determinantes na escolha de uma boa placa de vídeo, especificamente para jogos.

Pois bem: eu possuo uma GeForce GTX 560 Ti com 1 GB e 256 bits. Hesitei muito na hora de comprar a Ge Force 650 Ti, por justamente ela apresentar uma interface de memória/bits menor do que a 560 Ti (alguns modelos 650 Ti possuíam da 128 bits com 2 GB) e a GTX 660 Ti com 2 GB e 192 bits. Nem tanto o preço, pois a diferença variava entre 120 a 150 reais a menos. O que definiu minha compra foi mesmo uma interface de memória de 256 bits e fiquei com a 560 Ti.

 

Hoje começo a perceber - após um ano de uso - que em alguns jogos, essa escolha se mostrou um tanto equivocada. Em alguns jogos, a qualidade dos gráficos salta aos olhos (nos casos de simuladores que exigem mais processamento como rFactor 1 e 2, F1 2013, Asseto Corsa e etc.). Já em jogos mais antigos e modestos - que exigem menos processamento da placa e da máquina -, percebo que a qualidade gráfica e taxa de bits não faz tanta diferença... Talvez até porque o jogo (exemplo: Trackmania United) tenha sido desenvolvido há um bom tempo (2008) e não houve um grande upgrade no engine gráfico dele que justificasse uma placa de vídeo monstruosa para processar os gráficos do mesmo. O jogo ficou mais bonito, sem serrilhados e enfim, roda liso com todos os itens de qualidade no máximo, sem problemas de travamentos e explosão de cores...

 

Entretanto, eu esperava (dentro de minha limitação e conhecimento do assunto) um salto bem maior, mas... Pensei então na seguinte pergunta: o que é DETERMINANTE na hora de avaliar a compra de uma placa? Interface de memória, quantidade de RAM da placa ou outro item (para jogos, ok?) para jogos com alto processamento gráfico. Sou ciente de que escolher - na série de placas da linha Nvidia - é preciso sempre lembrar da nomenclatura - GT'X' e com o Ti à frente - pois até onde eu sei, são placas produzidas para desempenho em jogos, por exemplo. Estou analisando por exemplo, a compra de uma segunda VGA (a GTX 750 Ti, por exemplo - que tem 2 GB, DDR5, mas tem 128 Bits). A pergunta é: em relação à minha placa atual compensa o investimento?

 

Aguardo retorno.

Obrigado.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com preguiça de ler o texto...mas não dá para comparar bits hoje em dia, tudo depende do chip e da arquitetura da placa, existem placas 128bits que deixam 256bits no chinelo. Olha a GTX 960 de 128bits que é substituta da GTX 760 de 256bits, mesmo com menos bits ela é superior e consome muito menos energia. 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha. Agradeço a intenção de ter me respondido, mas preciso fazer uma observação (mesmo correndo o risco de ser mal interpretado).

 

Como creio que este seja um espaço para DIRIMIR muitas dúvidas, justamente por quem entende de informática - e é um Fórum altamente renomado - fico muito triste de saber que ao deixar explícita minha dúvida (independente da extensão do texto) leio que um membro com tanto tempo e reputação no Fórum diga que teve '...preguiça de ler...'. Mesmo que sua resposta tenha sido tecnicamente satisfatória (ainda não me deixou plenamente convencido da minha dúvida), mas é muito chato perder quase 15 minutos elaborando um texto que não deixe dúvidas para quem irá LER, pois se espera que o texto dê instrumentos para que um membro mais experiente ajude de fato - e com precisão na informação - quem precisa. No mais, agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua dúvida é muito comum, na verdade existem muitos tópicos sobre o mesmo assunto, e a resposta é sempre a mesma. Desculpe decepciona-lo, estava no trabalho e com pouco tempo para ler, não foi por preguiça não, só um modo de dizer. ;)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre, o que o GuilhermeGB respondeu está correto e preciso. Não há maneira de você comparar caracteristicas de placas diferentes (clock do GPU, bits da memoria, clock da memoria, etc) e dizer qual seria a melhor placa. A unica forma de fazer isso é recorrendo a sites (serios) que fazem reviews das placas comparando diversos modelos. Desta forma ficara claro qual a melhor placa e o melhor de tudo é q você tb saberá o qto a placa X é melhor que a placa Y. Aqui está um review comparando dentre outras placas a gtx560 ti e a gtx750ti, mostrando que a gtx 750ti foi mais rapida entre 8% a 30%, o que na minha opiniao é pouco pra motivar uma troca de placa. Abraços.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado à ambos...

 

Muitas vezes, temos dúvidas específicas e vasculhar um 'sem número' de publicações dentro do Fórum, também demanda tempo.

 

Ainda assim, agradeço as informações.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×