Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alexandre Mariano

128 Bits ou 256 bits

Recommended Posts

Boa tarde, amigos.

Tenho uma dúvida.

Em 2014, após pesquisar um pouco sobre taxa de bits e placas de vídeo para compra, alguns conhecidos meus me explicaram algo como interface de memória x velocidade de processamento e mais outras coisinhas que poderiam ser determinantes na escolha de uma boa placa de vídeo, especificamente para jogos.

Pois bem: eu possuo uma GeForce GTX 560 Ti com 1 GB e 256 bits. Hesitei muito na hora de comprar a Ge Force 650 Ti, por justamente ela apresentar uma interface de memória/bits menor do que a 560 Ti (alguns modelos 650 Ti possuíam da 128 bits com 2 GB) e a GTX 660 Ti com 2 GB e 192 bits. Nem tanto o preço, pois a diferença variava entre 120 a 150 reais a menos. O que definiu minha compra foi mesmo uma interface de memória de 256 bits e fiquei com a 560 Ti.

Hoje começo a perceber - após um ano de uso - que em alguns jogos, essa escolha se mostrou um tanto equivocada. Em alguns jogos, a qualidade dos gráficos salta aos olhos (nos casos de simuladores que exigem mais processamento como rFactor 1 e 2, F1 2013, Asseto Corsa e etc.). Já em jogos mais antigos e modestos - que exigem menos processamento da placa e da máquina -, percebo que a qualidade gráfica e taxa de bits não faz tanta diferença... Talvez até porque o jogo (exemplo: Trackmania United) tenha sido desenvolvido há um bom tempo (2008) e não houve um grande upgrade no engine gráfico dele que justificasse uma placa de vídeo monstruosa para processar os gráficos do mesmo. O jogo ficou mais bonito, sem serrilhados e enfim, roda liso com todos os itens de qualidade no máximo, sem problemas de travamentos e explosão de cores...

Entretanto, eu esperava (dentro de minha limitação e conhecimento do assunto) um salto bem maior, mas... Pensei então na seguinte pergunta: o que é DETERMINANTE na hora de avaliar a compra de uma placa? Interface de memória, quantidade de RAM da placa ou outro item (para jogos, ok?) para jogos com alto processamento gráfico. Sou ciente de que escolher - na série de placas da linha Nvidia - é preciso sempre lembrar da nomenclatura - GT'X' e com o Ti à frente - pois até onde eu sei, são placas produzidas para desempenho em jogos, por exemplo. Estou analisando por exemplo, a compra de uma segunda VGA (a GTX 750 Ti, por exemplo - que tem 2 GB, DDR5, mas tem 128 Bits). A pergunta é: em relação à minha placa atual compensa o investimento?

Aguardo retorno.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com preguiça de ler o texto...mas não dá para comparar bits hoje em dia, tudo depende do chip e da arquitetura da placa, existem placas 128bits que deixam 256bits no chinelo. Olha a GTX 960 de 128bits que é substituta da GTX 760 de 256bits, mesmo com menos bits ela é superior e consome muito menos energia. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olha. Agradeço a intenção de ter me respondido, mas preciso fazer uma observação (mesmo correndo o risco de ser mal interpretado).

Como creio que este seja um espaço para DIRIMIR muitas dúvidas, justamente por quem entende de informática - e é um Fórum altamente renomado - fico muito triste de saber que ao deixar explícita minha dúvida (independente da extensão do texto) leio que um membro com tanto tempo e reputação no Fórum diga que teve '...preguiça de ler...'. Mesmo que sua resposta tenha sido tecnicamente satisfatória (ainda não me deixou plenamente convencido da minha dúvida), mas é muito chato perder quase 15 minutos elaborando um texto que não deixe dúvidas para quem irá LER, pois se espera que o texto dê instrumentos para que um membro mais experiente ajude de fato - e com precisão na informação - quem precisa. No mais, agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua dúvida é muito comum, na verdade existem muitos tópicos sobre o mesmo assunto, e a resposta é sempre a mesma. Desculpe decepciona-lo, estava no trabalho e com pouco tempo para ler, não foi por preguiça não, só um modo de dizer. ;)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre, o que o GuilhermeGB respondeu está correto e preciso. Não há maneira de você comparar caracteristicas de placas diferentes (clock do GPU, bits da memoria, clock da memoria, etc) e dizer qual seria a melhor placa. A unica forma de fazer isso é recorrendo a sites (serios) que fazem reviews das placas comparando diversos modelos. Desta forma ficara claro qual a melhor placa e o melhor de tudo é q você tb saberá o qto a placa X é melhor que a placa Y. Aqui está um review comparando dentre outras placas a gtx560 ti e a gtx750ti, mostrando que a gtx 750ti foi mais rapida entre 8% a 30%, o que na minha opiniao é pouco pra motivar uma troca de placa. Abraços.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado à ambos...

Muitas vezes, temos dúvidas específicas e vasculhar um 'sem número' de publicações dentro do Fórum, também demanda tempo.

Ainda assim, agradeço as informações.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais