Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCI Express 3.0 vs. 2.0: há ganho real em jogos?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


PCI Express 3.0 vs. 2.0: há ganho real em jogos?


"Testamos o desempenho em jogos comparando a conexão PCI Express 3.0 com a PCI Express 2.0 para a placa de vídeo. Será que há uma diferença de desempenho na prática? Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sr. Coxinha disse:

Uma pergunta besta....

Qual foi a real intenção de criar o PCIe 3.0 se o 2.0 já é mais que o "suficiente"? Qual hardware que se aproveita bem do PCIe 3.0?

 

 

SSDs pci-e, placas de rede gigabit quad port e talvez o pessoal do sli/crossfire

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Sr. Coxinha disse:

Uma pergunta besta....

Qual foi a real intenção de criar o PCIe 3.0 se o 2.0 já é mais que o "suficiente"? Qual hardware que se aproveita bem do PCIe 3.0?

 

Dar suporte real a uma interface SATA 600/USB3.0, por exemplo, usando apenas uma pista PCI-E 3.0, gerando mais economia de trilhas...

 

Faltou um teste relacionado usando SLI ou Crossfire e de preferência de placas com "pouca" memória, por exemplo alguma placa com 1GiB de RAM, já que dependendo do jogo a placa teria que recorrer a memória dinâmica compartilhada via DirectX e ai a diferença dos barramentos talvez já influenciasse mais...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
53 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Dar suporte real a uma interface SATA 600/USB3.0, por exemplo, usando apenas uma pista PCI-E 3.0, gerando mais economia de trilhas...

 

Faltou um teste relacionado usando SLI ou Crossfire e de preferência de placas com "pouca" memória, por exemplo alguma placa com 1GiB de RAM, já que dependendo do jogo a placa teria que recorrer a memória dinâmica compartilhada via DirectX e ai a diferença dos barramentos talvez já influenciasse mais...

Quanto ao teste com SLI ou Crossfire, está em nossos planos. E a ideia de utilizar uma placa de vídeo com menos VRAM também é interessante, obrigado!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Feu.Fernando disse:

Eu fico me perguntando se as placas de videos co HBM possam gargalar o PCI-e 2.0, já que possuem uma banda de memória bem maior que a GDDR5. Será que poderiam testar?

Em teoria, não faz MUITA diferença, primeiro porque a banda não é tão maior (cerca de 50% a mais comparando uma Fury X com uma GTX 980 Ti), segundo porque o "gargalo" é o desempenho de processamento, e não a largura de banda da memória.

Até poderíamos testar, mas tivemos de devolver a Fury X que testamos para a AMD...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Em teoria, não faz MUITA diferença, primeiro porque a banda não é tão maior (cerca de 50% a mais comparando uma Fury X com uma GTX 980 Ti), segundo porque o "gargalo" é o desempenho de processamento, e não a largura de banda da memória.

Até poderíamos testar, mas tivemos de devolver a Fury X que testamos para a AMD...

 

Gargalar foi no sentido de perder frames mesmo... Hehehhe


Poxa, que pena! Guarda a sugestão e quando forem testar a Pascal/Polaris aí vocês fazem esse bench! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 horas atrás, Feu.Fernando disse:

Eu fico me perguntando se as placas de videos co HBM possam gargalar o PCI-e 2.0, já que possuem uma banda de memória bem maior que a GDDR5. Será que poderiam testar?

 

A maior largura de banda da memória é entre o chip gráfico e a memória, e não entre o processador e o chip gráfico. Portanto, pelo menos em teoria, não faz a menor diferença a placa de vídeo ter uma memória mais rápida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando lançaram o agp 8x  eu não tinha internet , eu li um artigo sobre isto nas revistas que eu comprava o autor falava que somente placas fracas se beneficiavam da maior banda do slote por que sua memória não dava conta .

depois veio o pci ex 16x começo a aparecer as placas turbo cache, estas placas vinham com no maximo 64 mb de vram .

seria interessante testa uma gtx 960 de 2 giga no shadow of mordor é um jogo que a gtx 960 é bastante afetada pela falta de vram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma ótima análise e ótimos também os comentários e informações postados aqui! :)

 

Para mim, fica mais uma vez a certeza: apesar de ser um recurso/tecnologia justificável para algumas aplicações, não faz o menor sentido  para a grande maioria dos usuários.

 

E aí é onde vejo o maior problema: na maioria das vezes, recebemos informações parciais e/ou imprecisas que induzem a conclusões erradas. E passamos a analisar e opinar baseados em suposições que, mesmo parecendo evidentes na teoria, não significam nada na prática. Quem é que diria o que diz a conclusão deste teste antes da sua publicação?

 

É por isto que eu tenho tanto apreço por estes testes "Quebrando mitos": parabéns e muito obrigado! thumbsup.gif

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...