Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar e desligar um CarPC junto com o motor do carro?


Posts recomendados

Boa noite galera!

 

Sou novo por aqui, apesar de já usar o fórum há muito tempo, ainda não havia me cadastrado nem postado nada.

 

Sou um entusiasta de informática e fanático por carros. Estou com um projeto de montar um PC no carro, como se fosse uma central multimídia. Tenho ideias de como fazer quase tudo, porém, existe um ponto problemático na minha ideia.

 Preciso de algo que automatize a inicialização e desligamento do sistema. Não sei como fazer nem se é possível, mas pensei em algo que fizesse o PC hibernar quando o carro desligar.

 

Algumas informações:

 

- A tela tem botão power próprio, por isso preciso desligar apenas a CPU

- A será o sistema mais compacto possível, aceito sugestões

- A CPU utilizará uma bateria a parte do sistema do carro

 

Qualquer sugestão será bem vinda!

 

Obrigado! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Trindade Silveira Seja bem vindo ao fórum!

Não seria mais pratico usar um botão switch no power do PC? É só configurar no Windows para quando ele for pressionado o PC hiberne...

A tela dá para usar um rele junto com o PC, assim que ele ligar/desligar ela liga/desliga também.


Caso contrário, toda vez que você der partida no carro o windows vai iniciar.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonny Henrique Acho que entendi o que você disse, mas o problema é que a CPU ficará no porta malas, então não quero ter que apertar botão, a não ser que seja possível passar o botão para próximo do motorista, por baixo do painel, por exemplo.

@Jonny Henrique Obrigado por mover o tópico para o lugar mais apropriado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é muito difícil. Como o @Jonny Henrique Falou, configure para hibernar quando faltar energia. Mais fácil que isso, instale um botão no painel ou outro local que lhe seja agradável. Um pulsador serve, que seria o mesmo de um PC comum, que ao toque, faz logoff. Achei esse site interessante. É algo assim que procuras ou já tem o equipamento?

http://www.swh.net.br/mini-pc/mini-pc.shtm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dom Bonilla É bem nessa ideia mesmo. Pensei num botão em algum lugar discreto realmente, talvez por baixo do painel ou no canto esquerdo do motorista, porém, ao invés de hibernar, eu iria colocar uma bateria exclusiva para o PC e então ele ficaria sempre em espera, assim, quando eu ligar novamente ele não demora pra iniciar.

 

@Jorno Não entendi do que se trata. O que é esse Raspberry Pi 2?

 

Valeu pelas sugestões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Trindade Silveira Por baixo do painel no lado do condutor há uma serie de fios e fusiveis, muitos deles fornecem uma tensão de 12v quando o carro liga. Com um relé é possivel aproveitar esses sinais para ligar e desligar o PC juntamente com o carro. Talvez seja necessário montar uma pequena placa para adequar os sistemas, isso vai depender do carro e do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SOMA190 Pensei nisso, mas isso faria o PC deligar imediatamente e quando religar ele ira demorar para iniciar, por isso quero uma forma de deixa-lo em modo de espera usando uma bateria independente, ou hibernar. Se cortar a energia pela ignição, ele não fará nenhum dos dois, apenas um desligamento forçado por falta de energia

 

@Isadora Ferraz No caso do meu carro (C4 VTR), ainda não tenho a ideia exata do que farei, mas o local do som é separado de onde a tela ficaria, portanto, a funcionalidade pode partir do viva voz do som original, só não sei, ainda, a ideia como liga-lo aos alto falantes junto com o PC, mas creio que seja bem simples. A finalidade do CarPC é não ter algumas limitações de formato de uma central comum e ter alta fidelidade, uma vez que as centrais disponíveis para esse carro são especificas e não tem uma qualidade tão boa. Central universal não é possível usar, pois onde entra a tela da central especifica para ele não há espaço para uma universal que me proporcione uma qualidade tão boa quanto um PC (Pioneer, Kenwood, Alpine). A Central especifica é dividida em duas partes, o hardware fica todo no lugar do som original, a tela e apenas a tela, fica separada, logo acima do som.

 

@Dom Bonilla Esse Raspberry Pi 2 é realmente interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...