Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Três pentes de memória - Dual channel continua ativo para dois deles?


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Pessoal, uma dúvida bateu aqui. Estava lendo o manual da minha placa-mãe e queria confirmar uma coisa. Minha placa-mãe é uma GA-Z87-D3HP. Tenho, no momento, dois pentes de memória idênticos, modelo Corsair Vengeance 4GB 1600MHz, instalados nos slots 1 e 2, ativando o dual channel. Caso eu quisesse adicionar mais um pente, de mesmo modelo, no slot 3, ele ficaria em single channel e os outros dois continuariam em dual channel?

 

"2. When enabling Dual Channel mode with two or four memory modules, it is recommended that memory of the same capacity, brand, speed, and chips be used and installed in the same colored DDR3 sockets. For optimum performance, when enabling Dual Channel mode with two memory modules, we recommend that you install them in the DDR3_1 and DDR3_2 sockets."

 

Pelo que sei, acho que seria isso, correto? E, levando em consideração que a placa acessa os slots 1 e 2 primeiro, então ela usaria como prioridade as duas memórias em dual channel e, caso precisasse, passaria a usar a terceira, que ficará em single channel.

 

O que dizem sobre isso? Funciona assim ou não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma boa pergunta, não tenho certeza, mas baseado nisso: "When enabling Dual Channel mode with two or four memory modules" eu acho que o dual chanel só funciona com 2 ou 4 módulos. 

 

Também acredito que o sistema vê as memorias como um todo e não como cada pente sendo partes individuais. Por isso que quando você coloca memorias diferentes elas funcionam sempre no limite da mais lenta e não a mais rápida sendo acessada primeiro com maior velocidade e a segunda só quando necessário.

 

Mas de novo, isso é só achismo de minha parte, mas acredito que seja isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 horas atrás, ApoloBrz disse:

Estou usando 3 pentes de 2GB, e no cpu-z consta o dual ativo, agora sobre o que o sistema acessa primeiro não sei dizer.

Opa, agradeço pela resposta.

 

Vou ver se mando um e-mail para a Gigabyte para ver se eles confirmam isso na minha placa. Espero que o suporte deles preste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resumindo a resposta da Gigabyte, com 3 pentes, as memórias vão ser acessadas em Dual-Channel nos slots 1 e 2 e em single no slot 3, como o acesso às memórias é simultâneo e não um pente por vez acredito eu, e os dados trafegarão mais rápidos quando estiverem sendo acessados nas memórias em Dual e mais lento na memória em single.

 

Não tenho certeza mas arrisco dizer que seu sistema usará mais as memórias em Dual Channel por ser mais rápida e caso necessário usar a terceira memória. (Apenas um palpite).

 

Abrass.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 minutos atrás, PH Benchmarker disse:

Resumindo a resposta da Gigabyte, com 3 pentes, as memórias vão ser acessadas em Dual-Channel nos slots 1 e 2 e em single no slot 3, como o acesso às memórias é simultâneo e não um pente por vez acredito eu, e os dados trafegarão mais rápidos quando estiverem sendo acessados nas memórias em Dual e mais lento na memória em single.

 

Não tenho certeza mas arrisco dizer que seu sistema usará mais as memórias em Dual Channel por ser mais rápida e caso necessário usar a terceira memória. (Apenas um palpite).

 

Abrass.

Agradeço pela resposta. Sim, eu pensei nisso também, espero que seja assim. Também pelo fato de que o manual recomenda que a instalação das memórias sempre dê prioridade aos slots 1 e 2, acredito que seja porque o computador vai acessá-los com alguma forma de prioridade.

 

Apenas pensei em comprar mais memória dependendo das minhas renderizações, mas ainda não tenho certeza. Foi mais uma curiosidade por enquanto. Se encontrar memória igual com preço bom, quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Dharos disse:

Cara, sempre achei que as memórias trabalhariam em uma espécie de Tri-Channel. Assim como os amigos disseram deve ser Dual+Single-Channel trabalhando simultaneamente, formando uma espécie de "Tri-Channel", eu acho.

 

@Dharos, para o Tiple-Channel ser utilizado, é necessário uma placa com 6 slots de memória, instalar 3 pentes nos slots da mesma cor, essa função existe nas plataformas X79, acho que nas X99 e antigas X58 também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A placa em questão seria essa:

 

8099_big.jpg

 

Os slots 1 e 2 são os coloridos de cinza e o 3 é o preto no meio deles. Meu problema é ter dado azar na hora de escolher o cooler. Comprei um Cooler Master Hyper T4 e aquele dissipador gigante do lado do socket impede que o cooler fique na posição vertical. Na posição horizontal, acabei perdendo o slot 4 de memória ram e o cooler ainda encosta no pente que fica no slot 2... Se eu quisesse montar outro dual channel, teria que trocar de cooler, coisa que não quero fazer. De qualquer forma, o dual channel é meio inútil mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...