Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor perpétuo de energia (dúvida)


densyy

Posts recomendados

Olá, pessoal!

Há algum tempo que ouço falar sobre "geradores infinitos de energia". O fato é que muitos defendem a ideia e muitos juram de pé junto que vai contra as leis da física.

Recentemente vi um vídeo com a aplicação mais simples e de fácil execução possível: https://www.youtube.com/watch?v=jiAhiu6UqXQ

 

A teoria é simples: Um imã, funcionando como alimentação externa ao circuito, gera movimento no cooler. O movimento é convertido, através do cooler, em energia elétrica.

Minha pergunta é: Se é algo tão maravilhoso assim por que ninguém está usando? Os governos mundiais poderiam fazer muitas aplicações com isso!

Minha outra pergunta: Que parte da física proibi a ideia de ser algo revolucionário? Parece bem funcional para mim. O que as pessoas tanto descordam?

 

Outras perguntas:

1) Quanto tempo um imã de "neodímio" pode durar? (Normalmente é utilizado nesses projetos...)

2) A tensão e a corrente de um imã são contínuos? Poderia ser usado para alimentar pequenos cômodos futuramente?
3) E aí, poderemos usar energia magnética como fonte de energia algum dia de forma barata?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Tava vendo esse artigo aqui:

http://www.italpro.com.br/neodimio/como-sao-feitos-imas-de-neodimio/

 

Sou bastante leigo no assunto, apenas sei que os ímãs vão se desmagnetizando, uma hora aquele cooler para de girar. A parte da física que impede a "revolução", é a lei da conservação da massa e energia, a que diz que para obter algo você precisa tirar de algum lugar.

 

pensei o seguinte:

-O vídeo diz que dá pra gerar movimento à partir do campo magnético do ímã

-Se o objetivo é obter energia, o sistema deve ser acima de tudo eficiente

-Porém, uma das etapas na fabricação do ímã é a magnetização, feita por um equipamento de altíssima potência

-Então, suponho que (a grosso modo) a energia apenas foi transferida da máquina (na fabricação) para a lâmpada (no experimento)

-Mas como houveram MUITAS transformações no ''caminho'', a perda foi gigante,

-Assim, penso eu que fabricar ímãs para depois extrair energia é uma péssima ideia

 

Qualquer coisa corrijam-me!

Espero contribuir com minha opinião, aguardaremos por mais posts

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imãs não são mágicos, eles tem campos magnéticos formados por domínios magnéticos alinhados no interior deles, que atraem outros metais com potencial de magnetização, mas fora isto não tem nada de mais, seu campo não varia de alguma forma milagrosa ou nada do gênero...

 

Olha só eu confio mais em James Joule e na primeira lei da termodinâmica do que neste cara do vídeo, não tem como fazer o que ele fez, o objetivo deste vídeo é simplesmente enganar as pessoas a assisti-lo para que a pessoa que o fez lucre com os bônus do youtube (sim vale a pena fazer tudo isso, o youtube paga bem por visualização). Não é uma conspiração global para manter esta tecnologia longe das pessoas, são anos de estudo, desde 550 AC com Thales de Mileto, que culminaram na conclusão de que a soma das energias de um sistema isolado é constante, ou seja, energia não sai do nada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o ponto de vocês.

Mas a questão é que a energia não está saindo do nada. Ela vem do imã e só está sendo transferida assim como o @OskarNoriyuki disse. Li o artigo de como é feito o imã, realmente é um processo bem longo, mas surpreendentemente os imãs de neodímio são de baixo custo. 

 

O que resta discutir é a vida útil de um imã. Ouvi dizer que dura tanto que parece infinita se comparado aos anos de vida de um ser humano.

 

O ponto é que talvez não seja um "gerador de energia infinita" como muitos pensam, mas sim um conversor de energia com durabilidade alta e preço baixo. Estou certo? ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO,nem de longe você está certo. Filho, campo magnético constante não gera energia nenhuma, imãs não são urânio 235, eles não irradiam energia. Você não precisa botar energia para cria-lo você simplesmente alinha os domínios magnéticos e eles atraem outros materiais que tem estes domínios. como ele atrai? ele alinha momentaneamente os domínios do outro material... campo magnético de um imã não é energia é uma PROPRIEDADE do material... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "moto-contínuo" é um sonho antigo, ou seja um grupo gerador sendo o motor alimentado pelo próprio gerador, mas a potência gerada é insuficiente para tocar o motor do grupo, portanto isso ainda não existe.

Ao iniciar a leitura do post, achei que ele estava fazendo menção ao "motor revolucinário" onde é apresentado um motor feito apenas com imãs, gostaria de opiniões a respeito.

http://tvuol.uol.com.br/video/a-energia-do-futuro--motor-magnetico-revolucionario-0402326EE0A98326

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Nikkola Tesla traria muita luz, literalmente, à esse assunto. Vou pesquisar mais. Tesla foi um ser atemporal num mundo (muito ignorante) que estava em desenvolvimento e foi fortemente sacaneado por Thomas Edson, J. P. Morgan, Marconi e outros. Assunto interessante este do colega @densyy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ. Agora que você explicou ficou mais claro. Os imãs têm uma propriedade chamada campo magnético, pensei que fosse necessário adicionar energia neles. Entendi! Eu estava errado em dizer:

Citação

Um imã, funcionando como alimentação externa ao circuito, gera movimento no cooler. O movimento é convertido, através do cooler, em energia elétrica.

O certo então é: 

Citação

Um imã, através de sua propriedade magnética, gera movimento no cooler. O movimento é convertido, através do cooler, em energia elétrica.

 

@misterjohn Opa, é exatamente disso que estou falando. Estou cada vez mais convencido que não é um sonho muito distante. Já que o imã não funciona como uma bateria, ele poderia facilmente funcionar no papel do motor perpétuo.

Ainda estou muito errado? kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

oi de novo.

Amigo@densyy como consideraste o íma de baixo custo, o que está te impedindo de montar o experimento do vídeo? Percebes que é relativamente simples?

Monte e nos conte! E, claro,  prove. De uma forma ou de outra garanto que você vai ter uma grande surpresa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Nullius addictus iurare in verba magistri, – quo me cumque rapit tempestas, deferor hospes."

 

Não é o imã que movimenta o cooler, acredite.... Campos magnéticos constantes não geram nada, nem movimento, nem energia.. é simplesmente uma propriedade, o mesmo que dizer que algo é duro (dureza) ou é vermelho (absorção de frequências luminosas)... Aqui uma novidade para você todo o material é magnético, só diferem quanto a intensidade e a interação, se são diamagnéticos apresentam repulsão ao campo, paramagnéticos são atraídos pelo campo e ferromagnéticos que são fortemente atraidos pelo campo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, FelipeZ. disse:

"Nullius addictus iurare in verba magistri, – quo me cumque rapit tempestas, deferor hospes."

 

Não é o imã que movimenta o cooler, acredite.... Campos magnéticos constantes não geram nada, nem movimento, nem energia.. é simplesmente uma propriedade, o mesmo que dizer que algo é duro (dureza) ou é vermelho (absorção de frequências luminosas)... Aqui uma novidade para você todo o material é magnético, só diferem quanto a intensidade e a interação, se são diamagnéticos apresentam repulsão ao campo, paramagnéticos são atraídos pelo campo e ferromagnéticos que são fortemente atraidos pelo campo

Entendi... sem um campo variável não há nada... e só foram usados ímãs permanentes...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deve haver deslocamento para gerar campo, mas estamos falando do vídeo no meu primeiro comentário.

O cara pegou um cooler de cpu, colocou imãs de neodímio nas hélices do ventiladorzinho e então pegou um imã maior um pouco afastado para fazer as cargas se repulsarem. Essa repulsão causa o movimento das hélices. Como pode não funcionar?

 

Tipo, eu consigo entender que sem os imãs nas hélices, n tem repulsão de cargas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que o imã de trás anula a força do da frente as forças são constantes e uma dela é estacionária, é óbvio que quando você as aproxima elas vão se mexer um pouco e então entrar em equilíbrio, dúvida de mim? compra os imãs e monta... Ou melhor ainda, assista o vídeo deste cara, que tem vontade o suficiente para explicar como o cara te enganou: 

 

e então a sequencia, ""por que ele não estava usando o imã certo""

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bahh cara, também viajei muito ao confundir energia com propriedade

Demorei para entender que a "magnetização" é apenas um alinhamento das partículas

 

Obrigado @FelipeZ. pelo esclarecimento

Este tópico está ficando legal

 

 @densyy _, eólica, solar, biocombustível, e talvez no futuro fusão nuclear :)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principio do imã é o seguinte, polos diferentes se atraem e polos iguais se repelem.

Para perceber o espectro magnético pegue um imã, coloque abaixo de uma folha de papel, depois despeje limalha de ferro em cima do papel.

O motor revolucionário, se funciona eu não sei porque nunca vi e  hoje com a computação gráfica fica difícil saber o que é real ou não, mas se baseia em girar um imã na direção do outro, no mesmo polo, para que este se afaste e consequentemente inicie um movimento rotativo...

Quando fiz o curso foi dito que um imã não gastava pelo que lembro ele poderia ter as propriedades alteradas com batidas, isso faria que o campo magnético fosse desorientado, não contestei o professor por que não tenho base para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...