Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela esporádicamente


Edde

Posts recomendados

Alguns anos atrás eu tive ajuda neste excelente fórum de uma pessoa que acompanhou meu caso para solucionar um problema em um computador bem antigo . Sou muito grato por isso.

 

Hoje estou aqui porque montei um comptador faz uns 2 anos e é um computador razoável. Desde que montei eu percebo algo estranho que vem acontecendo até hoje. Não sei o lugar correto neste fórum para o meu problema já que não é vírus.

 

Vamos lá as configurações: O meu computador atual é esse: 

  • Core i7 2600k 3,4 Ghz ( eu não faço overclock ).
  • motherBoard Intel DZ68BC ( que talvez seja problemática )
  • 16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime
  • Video Card AMD RADEON HD 7970 ( SAPHIRE)
  • Power Supply Corsair 850W ( TRUE POWER) .
  • SSD INTEL 510 series ( 120 gigas) for the OS.
  • HD SAMSUNG for files
  • WINDOWS 7 PRO 64 bits original comprado no BOX.

 

Bem... em primeiro lugar eu gostaria de dizer que não entro em sites perigosos, nem abro anexo de e-mail e nem saio clicando em porcarias. Sou bastante cuidadoso. Somente eu uso o meu computador.

 

vamos lá.... Desde que  montei este computador ele é notavelmente veloz, mas quando ia usar recurso 3D , que exige da placa gráfica AMD ele fechava o programa que eu usava, no caso o SECOND LIFE, que é algo muuuuuuuuuuuito leve comparados aos jogos no mercado.   E isso acontecia toda vez que usava o second life, depois de alguns minutos ele fechava o programa.

 

Pois bem... com o passar do tempo, instalei o .NET 4.5 por conta dos novos drivers da AMD ( até pensei que fosse solucionar isso e nada).  Instalei o driver da placa-mãe chamado Lucid Logix VIrtu e estranhamente começou a funcionar o Second Life e outros aplicativos que usam 3D, open GL sem fechar como antes. 

 

Entrentando eu percebia que as vezes o computador tinha algo estranho ao digitar texto, letras, como se fosse engasgando, eu digitava palavras e nao aparecia e de repente aparecia todas . Como se tivesse engasgado e de repente foi tudo de uma vez.    Também achei isso estranho.  O windows fez umas atualizações sozinho e depois disso, ao invés do programa Second Life ou outro aplicativo 3D fechar eventualmente, o que acontecia era congelar o windows com a tela que congelou sendo mostrada no monitor, E não tem CTRL + ALT + DEL   ou CTRL + XHIFT + esc que dê jeito.  Nada responte. tem que meter o dedo no reset e dar restart na máquina.

 

COm o passar do tempo isso foi ficando curiosamente mais frequente. E começou de algum tempo para cá acontecer isso quando ( vou tentar explicar bem detalhadamente).  SE estou no second life ou outro programa que abre janelas de mensagens, quando a janela está abrindo dá uns engasgos, não flui naturalmente.  Também começou na inicialização do WINDOWS 7, aquelas bolinahs que rodam no início e formam o logo do windows, também ( as vezes) tem um engasgo alí.

 

E agora para completar, até no navegador, as vezes estou usando o computador crente que ele está perfeito, rápido e sem falhas, aí ou mudar de aba ou clicar para fechar uma aba, no MOMENTO EXATO do clique o computador congela também.

 

EU já montei computadores antes, desde o ano 2000 e nunca aconteceu isso comigo.  EU ando tão triste porque gastei uma fortuna na época com esse computador e já estava pensando em comprar um novo processador  i74790k a 4.5 Ghz com placa-mãe para ele. O que seria uma facada de quase 4 mil reais.   Eu não poupei dinheiro nesse computador, comprei tudo na WAZ, veio tudo lacrado , direitinho, sempre comprei lá e nunca tive problemas.  

O que pode ser isso?  Essa porcaria de placa-mãe intel? A placa de video ( qeu desconfio) ou alguma configuração do windows/ faltando atualizações ou sei lá o quê?  Convém salientar que ficou pior depois das atualizações porque antes ele fechava o programa 3D, mas não congelava como faz agora.

 

POr favor, eu peço por favor mesmo, algulma alma bondosa que entenda bem de sistemas me ajude, eu faço todo teste necessário para isso. Se tivesse um profissional em minha cidade eu teria pago, mas não tem. O único que consegui não pode vir e pediu relatório de DXdiag e tal, enviei por e-mail e nunca me respondeu.  Eu falei para o cara que pagava pelo serviço e nunca apareceu.

Estou precisando do computador estável para trabalhar e não confio nele.  

Agradeço desde já.

 

E se esse lugar do fórum, for o lugar errado para isso me digam que mudo de lugar ou moderadores podem mudar.

 

Saudações,

 

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu sei que tempo é dinheiro e que hoje em dia as pessoas são muito ocupadas.

 

Mas eu peço gentilmente, por favor, alguém puder, me ajude  Eu dependo do meu computador para o meu trabalho. 

 

 

Se alguém Não puder ajudar, mas que possa indicar pessoa para isso, ou mesmo um local na internet para esse tipo de ajuda. Enfim.. uma luz para isso.

 

Muito obrigado desde já.

 

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

@Edde , por acaso você já monitorou as temperaturas desse computador? Abra o programa e vá monitorando enquanto faz seu uso normal. Use o Core Temp, o HWInfo e o SpeedFan. Mostre screenshots dos programas.

 

Mas o i7 2600K esquenta tanto assim para travar o computador usando em coisas normais, até navegando na internet ou após assistir videos no youtube?

 

Ou Pode ser a placa de video ? Essa Hd 7970 é um secador de cabelo, péssima! Esquenta muito mesmo até no uso normal do computdor, estou pensando seriamente em comprar a Radeon FURY com watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 horas atrás, Edde disse:

Mas o i7 2600K esquenta tanto assim para travar o computador usando em coisas normais, até navegando na internet ou após assistir videos no youtube?

Se estiver com problemas no cooler, qualquer processador pode superaquecer mesmo em coisas normais.

4 horas atrás, Edde disse:

Ou Pode ser a placa de video ? Essa Hd 7970 é um secador de cabelo, péssima! Esquenta muito mesmo até no uso normal do computdor, estou pensando seriamente em comprar a Radeon FURY com watercooler.

Placas de vídeo são feitas para alcançar temperaturas bem altas. O que pode ser muito alto para você pode ser a temperatura normal de funcionamento dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, Edde disse:

Pode ser alguma configuração?  o direct X? Algumas coisa que deixei de instalar?

Verifique as temperaturas primeiro.

 

Ah, se você não atualizou seu DirectX, pode usar este programa para atualizar tudo de uma vez: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=353

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou pedir novamente que faça o teste com as temperaturas. Me ajude a te ajudar. Se você não contribuir, vai ficar complicado.

 

Já experimentou tirar um pente de memória e observar o comportamento do computador com apenas um conectado? Faça com um e depois com o outro e informe o resultado. Troque de slot também.

 

Experimente também retirar a placa de vídeo e passar para o outro slot PCI-Express x16. Depois experimente desconectar a placa de vídeo e usar o vídeo onboard. Observe o comportamento da máquina.

 

Essa mensagem aí pode simbolizar algo mal encaixado causando problemas ou algo realmente com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edde disse:

Começei a observar a placa-mãe quando o computador congela e aparece no Display o código 30.

 

code 30:   Crisis Recovery has initiated per User request

 

Não faço ideia do que seja.

 

http://www.intel.com/content/www/us/en/support/boards-and-kits/000005500.html

 

crisis recovery, ou recuperação de crise é um termo técnico para quando se grava parâmetros errados no BIOS ou mesmo um BIOS incorreto na placa e se tenta recuperar usando alguma opção da placa-mãe, como por exemplo, usando o jumper clear_CMOS... no caso a mensagem informa que isso foi feito pelo usuário, por exemplo, sua placa tem um botão no painel dedicado a resetar o CMOS; que também pode ser acionado por acidente, ou ter estragado...

 

outra possibilidade seria o BIOS estar corrompido, talvez devido a uma atualização automática pelo Windows, e dai dar esse erro, o que se resolveria fazendo uma atualização manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, F4b10 disse:

 

crisis recovery, ou recuperação de crise é um termo técnico para quando se grava parâmetros errados no BIOS ou mesmo um BIOS incorreto na placa e se tenta recuperar usando alguma opção da placa-mãe, como por exemplo, usando o jumper clear_CMOS... no caso a mensagem informa que isso foi feito pelo usuário, por exemplo, sua placa tem um botão no painel dedicado a resetar o CMOS; que também pode ser acionado por acidente, ou ter estragado...

 

outra possibilidade seria o BIOS estar corrompido, talvez devido a uma atualização automática pelo Windows, e dai dar esse erro, o que se resolveria fazendo uma atualização manual.

 

Muito obrigado, Fábio. Agora, um pouco antes de postar aqui, Eu abri o aplicativo Second Life, que é em 3D e o computador travou, fotografei com o smartphone e irei postar a foto, E o erro desta vez que ficou no display da placa-mãe foi o erro 00 ( zero, zero) .

E como eu solucionaria o erro 30 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, nunca ouvi falar bem das placas da Intel, mas pode ser que seu problema seja outro. Verifique a temperatura desses componentes com o Speedfan. Aproveite também e teste a estabilidade do seu sistema com o Prime95 e então nos traga o resultado.

 

Vamos primeiro tentar resolver seu problema e caso não consigamos você monta logo outro e passa esse pra frente.

 

Deus o abençoe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sobre o erro 30, se realmente for bios corrompido, então uma atualização manual corrigiria o problema, de preferência não pelo windows, no manual da placa fala sobre o procedimento de atualização via pendrive...

 

Quanto ao código 00 é gerado logo na inicialização do micro, quando o processador entra no estado 0 (acpi S0) - ligado... é a primeira etapa do processo de inicialização, logo, o micro reiniciou e em seguida travou; se o computador interrompeu a inicialização e retornou esse código, então algo fez o CPU parar, podendo ser desde um processador ruim, ou algum problema no regulador de tensão da placa-mãe...

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, eu agradeço por suas rspostas e atenção em meu caso. 
Se não for pedir demais, aqui tem explicação detalhada; https://communities.intel.com/thread/96004?start=45&tstart=0

 

E aqui tem fotos que fiz da Bios e temperaturas:  http://www.linhadefensiva.org/forum/topic/167443-problema-misterioso-e-enigm%C3%A1tico-no-computador/

 

grato mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, Edde disse:

Se você tivesse postado as temperaturas antes, como foi pedido várias vezes, eu teria visto isto aqui, mas você parecia não querer ser ajudado:

 

temperatura.png

 

temperaturas2.png

 

Os reguladores de tensão na placa-mãe estão com temperatura elevada. Problema encontrado. Parece que sua placa-mãe é realmente a culpada. Há um dissipador de calor da placa-mãe ao lado do soquete do processador, verifique se está limpo e bem fixo.

 

Faça o que eu disse antes e verifique se essas leituras se repetem em outro programa.

 

Eu já tinha falado que poderiam ser as temperaturas, tinha falado que poderia ser algum componente com problemas... Ajude a si mesmo e faça os testes quando for solicitado daqui pra frente, senão não tem como ajudar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 minutos atrás, Edde disse:

@Foxwalt Muito obrigado, eu imaginava, então como consertar isso? Ela sempre travou desde nova. Ouvi relatos no fórum da INTEL que essa placa com BIOS mais antigas tem problema de erros de tensão.  O que fazer então? Colocar uma bios mais nova?

Se você viu esses relatos, seria interessante sim tentar uma atualização. Veja qual é a versão mais recente no site da Intel para o seu produto e compare com a que você tem. Creio que há um tutorial sobre como fazer isso na área equivalente aqui do Fórum. Atualizar a BIOS não é tão difícil quanto é dito, se fizer com cuidado não tem erro.

 

Se a atualização de BIOS não resolver, pode ser algum problema físico mesmo. Consertar até pode ter como, tem que ver o que é certinho e quanto vai custar. Às vezes pode ser melhor comprar uma placa-mãe nova (você mesmo já disse que essa placa é problemática...). E você encontra placas para esse socket ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se você viu esses relatos, seria interessante sim tentar uma atualização. Veja qual é a versão mais recente no site da Intel para o seu produto e compare com a que você tem. Creio que há um tutorial sobre como fazer isso na área equivalente aqui do Fórum. Atualizar a BIOS não é tão difícil quanto é dito, se fizer com cuidado não tem erro.

 

Se a atualização de BIOS não resolver, pode ser algum problema físico mesmo. Consertar até pode ter como, tem que ver o que é certinho e quanto vai custar. Às vezes pode ser melhor comprar uma placa-mãe nova (você mesmo já disse que essa placa é problemática...). E você encontra placas para esse socket ainda.

Olha, muuuuuuuuuuuuuito obrigado.   Eu juro que quero tocar fogo nessa placa, deu problema desde novo.  Isso pode ter danificado também alguma memória ?  Já que está tudo interligado... Pode ter dafinicado ou nao?  OU pode ter danificado o processador?
Caso não, onde encontrarei uma placa para esse soquete de processador no mercado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, Edde disse:

Olha, muuuuuuuuuuuuuito obrigado.   Eu juro que quero tocar fogo nessa placa, deu problema desde novo.  Isso pode ter danificado também alguma memória ?  Já que está tudo interligado... Pode ter dafinicado ou nao?  OU pode ter danificado o processador?
Caso não, onde encontrarei uma placa para esse soquete de processador no mercado?

Acho que não danifica nada. Acho que o problema é realmente e simplesmente ela. Mas espere outras opiniões.

 

Você encontra placas dessas no mercado (de outras marcas, é claro, eu não compraria essa daí de novo), mas vai encontrar provavelmente usadas. O que significa também que o custo pode ser baixo se você souber garimpar bem.

 

Se for necessário trocar a placa-mãe mesmo e essa daí sair do PC, aí sim você pode tacar fogo nela (marretadas também são funcionais) e ser feliz com seu computador. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 minutos atrás, Edde disse:

Qual foi mesmo a geração seguinte que aceita o mesmo soquete de processador? A Z-77? Ou tem alguma mais nova que aceita o mesmo soquete?

Sim, a Z77 aceita esse processador. Como seu processador é destravado, melhor pegar uma dessas mesmo, já que ela tem o recurso de overclock. Se você realmente não quer fazer, pode escolher uma H77, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2016 às 15:25, Foxwalt disse:

Sim, a Z77 aceita esse processador. Como seu processador é destravado, melhor pegar uma dessas mesmo, já que ela tem o recurso de overclock. Se você realmente não quer fazer, pode escolher uma H77, por exemplo.

Mas vende ainda no mercado?  E outra, já que irei partir para compra de placa-mãe, não seria o caso de pegar logo o
 i7-4790K

COm placa para ele?  A minhas memórias Kingston são 1600hz, acho que funcionarão em placa nova. São de 1.5 volts HYPERX da Kingston. Modelo

    16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 16/02/2016 às 15:29, Edde disse:

Mas vende ainda no mercado?  E outra, já que irei partir para compra de placa-mãe, não seria o caso de pegar logo o
 i7-4790K

COm placa para ele?  A minhas memórias Kingston são 1600hz, acho que funcionarão em placa nova. São de 15 volts HYPERX da Kingston. Modelo

    16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime

Sim, tudo do seu computador atual funcionaria com processador e placa-mãe novos. Pode fazer isso também, se você preferir. Se fosse insistir no Core i7 2600K, geralmente só encontra placa-mãe usada mesmo. Mas também é uma possibilidade.

 

Só uma coisa: você diz que não quer fazer overclock, não seria talvez melhor pegar um processador travado com placa-mãe travada? Sai mais barato. E esse Core i7 é mesmo necessário? Poderia pensar em algo como um Core i5 4440 + placa-mãe H97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...