Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela esporádicamente


Edde

Posts recomendados

  • Coordenador

@Imakuni@alissomrex@Narak13@Thiago Atanazio@Contiusa@ilkyest@Dharos@dif@Widelux

 

Pessoal, fui eu que diagnostiquei o problema na placa-mãe e quero ter apenas certeza de que fiz certo, já que não entendo muito sobre isso. Antes de indicarem uma placa-mãe para ele, por favor vejam se concordam que o problema é esse.

 

@Edde E a atualização de BIOS? Não vai nem sequer tentar? :huh:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

Obrigado por me citar, mas vou dizer que não tenho muita experiências nesse ramo de capacitores da placa-mãe mas ao meu ver, o seu diagnóstico foi correto. Porém, ele tem que ter boa vontade de mostrar as temperaturas por meio de outro software, pois o HW Monitor pode dar uns bugs as vezes.

 

Já venho acompanhando o caso dele aqui no fórum, não postei muito pela falta de experiência em resolver problemas técnicos mas mesmo assim vou dar uma opnião que julgo ser válida.

 

O problema dele se dá sempre quando ele abre alguma aplicação 3D correto? Então podemos constatar que o PC dele começa a travar quando ele é forçado. Isso me deixa com duas ideias na cabeça:

 

1ª Ou estamos tratando de um defeito na placa de vídeo.

 

2ª Ou estamos tratando de um problema de superaquecimento. Que aparentemente não é na CPU nem na VGA, o que sobra a placa-mãe, o que faz a teoria do @Foxwalt completamente válida.

 

 

Já dei a sugestão dele testar a placa de vídeo que ele tem em outro pc (ele tem outro pc) neste daí pra podermos eliminar ou não a primeira hipótese, mas ele parece não ter experiência e/ou um pouco de medo de trocar a placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, Narak13 disse:

@Foxwalt

 

Obrigado por me citar, mas vou dizer que não tenho muita experiências nesse ramo de capacitores da placa-mãe mas ao meu ver, o seu diagnóstico foi correto. Porém, ele tem que ter boa vontade de mostrar as temperaturas por meio de outro software, pois o HW Monitor pode dar uns bugs as vezes.

 

Já venho acompanhando o caso dele aqui no fórum, não postei muito pela falta de experiência em resolver problemas técnicos mas mesmo assim vou dar uma opnião que julgo ser válida.

 

O problema dele se dá sempre quando ele abre alguma aplicação 3D correto? Então podemos constatar que o PC dele começa a travar quando ele é forçado. Isso me deixa com duas ideias na cabeça:

 

1ª Ou estamos tratando de um defeito na placa de vídeo.

 

2ª Ou estamos tratando de um problema de superaquecimento. Que aparentemente não é na CPU nem na VGA, o que sobra a placa-mãe, o que faz a teoria do @Foxwalt completamente válida.

 

Já dei a sugestão dele testar a placa de vídeo que ele tem em outro pc (ele tem outro pc) neste daí pra podermos eliminar ou não a primeira hipótese, mas ele parece não ter experiência e/ou um pouco de medo de trocar a placa de vídeo.

O que eu acho é que quando o computador é forçado e demanda mais energia, o circuito regulador de tensão "chora" por algum motivo... E isso desencadeia o problema.

 

Se aquela leitura ali está correta, acho que não resta dúvidas... A placa tem "probleminhas".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

Eu penso o mesmo, se aquelas leituras estiverem corretas creio que não resta dúvida.

 

@Edde Por favor, poste uma imagem com as temperaturas por meio de outro software de sensor com o Second Life aberto.

 

Edit: Sendo sincero, já que ele está tão disposto a fazer o upgrade, é melhor assim também. Estou quase fazendo que nem o @ilkyest

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é isso mesmo. 100ºC vai causar travamentos e desligamentos. Isso com 50% de uso da CPU :o Ele poderia comprar dissipadores de metal para colocar no que está exposto do VRM (não sei onde fica o regulador de tensão do Sandy Bridge), talvez direcionar um fan em cima, mas isso é coisa de modder, e eu duvido que você queira mexer com essas coisas, @Edde. A placa-mãe também pode estar prejudicada depois de trabalhar tanto tempo com essas temperaturas. Acho difícil a CPU estar prejudicada, porque a fonte parece ser boa, mas pode acontecer, especialmente se o regulador deteriorou com o tempo.

 

Como as placas-mãe usadas estão um roubo, Z77 básica por 700 reais, é melhor comprar logo uma Z97 e o i7-4790K e não esquentar mais a cabeça. Um modder talvez resolvesse o problema com certa facilidade, mas 100ºC a 50% da CPU pode ser um defeito na placa, e não superaquecimento, mas entre um usuário comum e um modder passa muita água debaixo da ponte :D

 

Dá para vender esse i7-2600K por um preço legal. Mas eu não venderia a placa-mãe. Pode doar para organizações que montam micros para comunidades carentes. Eles podem dar um jeito no VRM e reutilizar a placa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem no fórum da intel mil comentários de erros de leitura de temperatura nesta placa em específico, que parece que corrige com a atualização da BIOS.

 

Bem...

 

Pessoal, vamos lá.    Até agora eu estava respondendo no desespero no stress desse problema todo. EU estava em paranóia com isso.  Vou tentar ser conciso, então vamos lá:

 

1) Esse problema de temperatura no processador, mesmo com tensão correta da placa não tem solução, isso?

2) Existe possibilidade de resolver isso com instalação de BIOS recente ou isso não resolve o problema de temperatura?

3) Watercooler resolve ?  Ou o que está aquecendo o processador realmente é algo de errado na Placa e sempre dará pane?

 

Descartada todas as hipóteses de solução,  Então irei comprar o  i7 4790K  e para ele seria a z97, isso?

 

4) Posso aproveitar minhas memórias ( afinal são 16 gigas que tenho)  ?

  • 16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime

E como fiquei traumatizado com temperatura, qual o melhor watercooler do mercado para esse intel?  COrsair? CoolerMaster? QUero um que seja além do necessário para ele ficar literalmente CONGELADO. 

Vou postar umas fotos para que vocês possam ver como o meu computador é bem montado e organizado.

 

 

12717241_10153254935345653_2769843746003543705_n (1).jpg

12728935_10153254935590653_8582649551338093474_n.jpg

12742048_10153254935465653_4304459599140451428_n.jpg

12745422_10153254935625653_1459893763379643383_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebam quantos erros de tensão e temperatura relatados pelos usuários desta placa:

 

Sobre erro de leitura de temperatura: https://communities.intel.com/thread/26706?start=0&tstart=0

 

Sobre a BIOS:  https://communities.intel.com/message/266031#266031


Sobre erro de voltagens https://communities.intel.com/thread/33128?tstart=0

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 minutos atrás, Edde disse:

Tem no fórum da intel mil comentários de erros de leitura de temperatura nesta placa em específico, que parece que corrige com a atualização da BIOS.

 

Bem...

 

Pessoal, vamos lá.    Até agora eu estava respondendo no desespero no stress desse problema todo. EU estava em paranóia com isso.  Vou tentar ser conciso, então vamos lá:

 

1) Esse problema de temperatura no processador, mesmo com tensão correta da placa não tem solução, isso?

2) Existe possibilidade de resolver isso com instalação de BIOS recente ou isso não resolve o problema de temperatura?

3) Watercooler resolve ?  Ou o que está aquecendo o processador realmente é algo de errado na Placa e sempre dará pane?

 

Descartada todas as hipóteses de solução,  Então irei comprar o  i7 4790K  e para ele seria a z97, isso?

 

4) Posso aproveitar minhas memórias ( afinal são 16 gigas que tenho)  ?

  • 16 Gigas Kingston , KINGSTON MEMORIES 16 gigas of KHX1600C9D3P1K2/4G - 8GB 1600MHz DDR3 Non-ECC CL9 DIMM Kit of 2 HyperX Plug n Play Lifetime

E como fiquei traumatizado com temperatura, qual o melhor watercooler do mercado para esse intel?  COrsair? CoolerMaster? QUero um que seja além do necessário para ele ficar literalmente CONGELADO. 

Vou postar umas fotos para que vocês possam ver como o meu computador é bem montado e organizado.

Eita... Seu PC tá meio sujo, meu amigo... Está até organizadinho mesmo, mas esse gabinete não tem espaço para passar os cabos por trás da placa-mãe? Aquela "barriguinha"? Ficaria bem melhor.

 

Mas, indo direto ao ponto: seu processador pode estar com a temperatura um pouco alta, mas o que está fritando a mais de 100ºC é o circuito regulador de tensão na placa-mãe. Aquela regiãozinha ali perto também sofre. Se aquelas leituras ali forem corretas mesmo, o problema é na placa-mãe. Tem conserto? Pode ser que sim. Pode ser simplesmente um problema nos dissipadores ali, por exemplo. Vale a pena tentar arrumar? Não sei. Sem saber ao certo o que é, difícil dizer. Se for possível reparar, o custo do reparo pode ficar bem elevado e não compensa.

 

Baseado nos relatos que você mesmo citou e que eu li, vale a pena tentar uma atualização de BIOS, mesmo que pareça meio ilógico que isso resolva alguma coisa a princípio. Eu tentaria com certeza, o negócio já está com problemas mesmo... Você acha bons tutoriais sobre como atualizar a BIOS por aqui ou em outros fóruns de tecnologia. Não é nenhum mistério, basta fazer com calma e atenção. Se houver erros de leitura e isso corrigir os sensores, teremos que criar outra teoria. Se der certo e resolver o problema, você vai ficar bem contente em não ter que continuar essa conversa, creio eu...

 

Watercooler é muito legal, mas pra quem quer fazer um overclock mais sério. Do contrário, use um bom air cooler e pronto. Vai ficar totalmente seguro, uma beleza. Eu não recomendo usar cooler box nesses processadores mais "parrudos" da Intel.

 

Se você for trocar de kit e comprar o Core i7-4790K, seria interessante comprar uma Z97 porque essa placa-mãe tem a capacidade de fazer overclock (já que o processador é destravado). Na minha visão, processador destravado em placa-mãe travada vai ser tipo pizza sem recheio, o que é algo chato, né (se vou comer uma pizza, quero que ela tenha recheio :P).

 

E, sim, você pode aproveitar as memórias normalmente se for trocar o kit.

 

Faça o seguinte agora: comece atualizando a BIOS e diga o resultado. Continua com problema? Vá ver as temperaturas de novo nesse programa e usando outro que também tenha leitura desses sensores da placa-mãe. Acho que o AIDA64 tem. Vá usar, forçando o PC do mesmo jeito de antes, e veja se o resultado é semelhante nos dois programas. Não resolveu? Comece a fazer os testes que recomendei, de retirar e mudar os componentes de lugar, só por via das dúvidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Edde disse:

Agradeço. Vou atualizar a BIOS sim, não tenho nada a perder mesmo, essa placa para mim é caso perdido mesmo. :..(

Vamos ver o que acontece...

Pela quantidade de reclamações, vale a pela tentar com certeza.

 

Existe algum risco em ferrar a placa ao atualizar a BIOS mas, fazendo com cuidado, o risco é quase zero.

 

Essa sua placa-mãe parece um belo de um produto bomba mesmo... Caramba!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem usuário lá dizendo qeu essa placa é JUNK , pessoal muito irritado lá, inclusive eu.

 

Olhem só o que a INTEL me respondeu agora.   Disseram que as voltagens estão corretas no processador. :o 
O que acha disso @Foxwalt?  já que foi você que detecetou o problema...

 

https://communities.intel.com/thread/96004?start=75&tstart=0

 

Sim, @Imakuni, estou bastante traumatizado, em completa paranória. 
Sempre montei computadores e NUNCA tive problemas, esse eu fui premiado pela INTEL com essa mer... de placa-mãe.
Era para INTEL me dar uma placa pelos danos de 2-3 anos de trabalhos que perdi com essa placa. Como consigo neste fórum fazer com que a @intel me leia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, Edde disse:

Sim, tem usuário lá dizendo qeu essa placa é JUNK , pessoal muito irritado lá, inclusive eu.

 

Olhem só o que a INTEL me respondeu agora.   Disseram que as voltagens estão corretas no processador. :o 
O que acha disso @Foxwalt?  já que foi você que detecetou o problema...

 

https://communities.intel.com/thread/96004?start=75&tstart=0

 

Sim, @Imakuni, estou bastante traumatizado, em completa paranória. 
Sempre montei computadores e NUNCA tive problemas, esse eu fui premiado pela INTEL com essa mer... de placa-mãe.
Era para INTEL me dar uma placa pelos danos de 2-3 anos de trabalhos que perdi com essa placa. Como consigo neste fórum fazer com que a @intel me leia?

Sobre a fala do cara no Fórum da Intel, já respondi essa acima. Eu não havia falado que as tensões eram o problema, e sim a temperatura do circuito regulador de tensão. E ele não percebeu que o circuito está fritando naquelas leituras (se elas forem corretas, né)?

 

Geralmente essas placas da Intel não são muito recomendadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou aguardando la no Fórum da intel uma indicação da BIOS mais estável disponível no momento, Tem pessoas que falam que é a 37, outros dizem que é a 39 e a 42. QUando tiver resposta, faço isso ainda hoje e postarei aqui depois diagnósticos para ver o que mudou.

SOu muito grato a todos. Mas confesso que estou sem esperança e já preparando o bolso para o novo i7 com placa-mãe,,,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 minutos atrás, Edde disse:

Agora estou aguardando la no Fórum da intel uma indicação da BIOS mais estável disponível no momento, Tem pessoas que falam que é a 37, outros dizem que é a 39 e a 42. QUando tiver resposta, faço isso ainda hoje e postarei aqui depois diagnósticos para ver o que mudou.

SOu muito grato a todos. Mas confesso que estou sem esperança e já preparando o bolso para o novo i7 com placa-mãe,,,

Beleza, depois diga aí como foi. Faça com cuidado e ciente dos riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Foxwalt disse:

Beleza, depois diga aí como foi. Faça com cuidado e ciente dos riscos.

Opa, quais os riscos?  
Se for o da falta de energia eu irei fazer com o computador ligado no nobreak.

 

Veja se tá certo os passos segundo o fórum da intel:

 

" I recommend clearing the CMOS. Clearing the CMOS memory can solve BIOS corruption, but causes you to lose all customized settings in the BIOS. You also need to reset date and time in the BIOS setup after clearing the CMOS.

 

Follow these steps to clear the CMOS:

  1. Turn off all peripheral devices connected to the computer. Disconnect the computer power cord from the AC power source.
  2. Remove the computer cover.
  3. Turn off the computer and disconnect AC power.
  4. Remove the battery located in the motherboard for at least half an hour.
  5. Remove the RAM, the video card if you have, hard drive and any other component install on the motherboard, all that for at least half an hour.
  6. Then place everything back on the PC including the battery and do a BIOS update.

 

You can do a BIOS update to the latest BIOS version 0042 by following these instructions:

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-023358.htm

 

And download the BIOS version at:

https://downloadcenter.intel.com/download/23524/BIOS-Update-BCZ6810H-86A- "

 

Mas essa dica foi para um cara que usa intel i5-3470

 

Vamos ver a BIOS que irão me indicar para o meu i7 2600K

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O risco seria inutilizar a placa-mãe. E esse é o processo para fazer um clear CMOS. O de atualização está no outro link. Você faz o clear CMOS e aí atualiza.

 

E você não tinha dito que usava no-break. Qual é o modelo exato dele? Faça o seguinte: tente usar o computador ligado direto na tomada agora. Estabilizadores e no-breaks vagabundos podem causar danos e problemas aos computadores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Foxwalt disse:

O risco seria inutilizar a placa-mãe. E esse é o processo para fazer um clear CMOS. O de atualização está no outro link. Você faz o clear CMOS e aí atualiza.

 

E você não tinha dito que usava no-break. Qual é o modelo exato dele? Faça o seguinte: tente usar o computador ligado direto na tomada agora. Estabilizadores e no-breaks vagabundos podem causar danos e problemas aos computadores.

 

O NO break é muito bom, uso nele também o meu computador antigo: INtel 975XBX2 com quad2core intel, O computador tem 10 anos de uso e nunca travou. Funciona perfeitamente. 
 Uso o mesmo nobreak para ele, Ou ligo um computador ou ligo o outro. Já troquei as baterias do NOBREAK 2 vezes ao longo desse tempo, ( troco de 2 em 2 anos), e está em ordem, posso assegurar isso com 100% de certeza. E sempre compro o mesmo modelo de nobreak , já troquei 3 vezes em 10 anos.  Antes era MICROSOL agora é APC de 1400 Watts

EU discordo no fato de não usar nobreak, em minah cidade tem muita queda de tensão, com voltas súbitas, se eu não tivesse um já teria perdido muito equipamentos. Ele é que segura o tranco.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Edde disse:

O NO break é muito bom, uso nele também o meu computador antigo: INtel 975XBX2 com quad2core intel, O computador tem 10 anos de uso e nunca travou. Funciona perfeitamente. 
 Uso o mesmo nobreak para ele, Ou ligo um computador ou ligo o outro. Já troquei as baterias do NOBREAK 2 vezes ao longo desse tempo, ( troco de 2 em 2 anos), e está em ordem, posso assegurar isso com 100% de certeza. E sempre compro o mesmo modelo de nobreak , já troquei 3 vezes em 10 anos.  Antes era MICROSOL agora é APC de 1400 Watts

 

EU discordo no fato de não usar nobreak, em minah cidade tem muita queda de tensão, com voltas súbitas, se eu não tivesse um já teria perdido muito equipamentos. Ele é que segura o tranco.

Vou pedir ajuda ao @faller para confirmar a qualidade disso daí. O que você acha que está salvando seus equipamentos pode ser o que está destruindo eles.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não fosse ele, eu já teria perdido modens, amplificadores de audio, computadores. O que já tive de queda de tensão aqui, árvores qeu cairam em cima de fios. Eu REALMENTE necessito de um.  Prova disso é que tenho esse computador Intel975XBX2 com 10 anos de uso, funcionando perfeitamente nele, NUNCA tive problema com esse computador. Já o novo..........  Quero pisar em cima dele.:atirador:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Edde disse:

Se não fosse ele, eu já teria perdido modens, amplificadores de audio, computadores. O que já tive de queda de tensão aqui, árvores qeu cairam em cima de fios. Eu REALMENTE necessito de um.  Prova disso é que tenho esse computador Intel975XBX2 com 10 anos de uso, funcionando perfeitamente nele, NUNCA tive problema com esse computador. Já o novo..........  Quero pisar em cima dele.:atirador:

Seu computador antigo não tem uma fonte com PFC ativo e diversas proteções que podem ser atrapalhadas por estabilizadores e afins, tem? Experimente ligar direto na tomada por um tempo.

 

Não quero julgar a qualidade desse produto e por isso vou esperar a resposta de alguém que entenda bem mais do que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intel me respondeu. Eu acho que eles entenderam errado, pensam que é o processafor que esquenta, quando não esquenta, toquei no dissipador e não esquenta, é algo na placa que enquenta. Não sei como dizer isso para eles.  Olha aqui:
 

Edde,

 

Forget the BIOS for now. After reading through all of your correspondence again, I believe that you have a thermal issue and this thermal issue can explain all of the symptoms that you have so far described. A thermal issue - and the resulting thermal throttling - will cause intermittent keyboard response, 3D issues, hangs, etc. If you see a temperature reading as high as (or higher than) 100c, throttling is occurring. Further, unless you leave the system sitting in BIOS Setup for 4 or 5 hours, you should not be seeing the processor reaching anywhere near the 75c readings that you recently captured.

 

Getting liquid cooling is one solution, but, for someone who is not overclocking, the stock Intel heatsink-fan unit is perfectly fine. You need to remove the heatsink-fan unit and thoroughly clean the old thermal paste off the bottom of the heatsink and the top of the CPU. Then, apply new thermal paste (I use Arctic Silver 5) to the top of the CPU and reinstall the heatsink-fan unit -- making sure that all four legs lock into the board properly.

 

...Scott

 

P.S. As I said before, you DO NOT have a voltage issue! The readings that you are seeing (in BIOS Setup) are perfectly fine. IMHO, the CPUID HWMonitor tool is absolutely useless for thermal and voltage monitoring on Intel Desktop Boards. It doesn't implement any customizations based upon board design, so many of its voltage readings are always incorrect and it doesn't take into account the way that the BIOS utilizes the capabilities of the SIO IC, so its representation of temperatures are sometimes incorrect as well. For Intel boards, use Intel Desktop Utilities. If you absolutely must use a third-party tool, pick one that works properly (understands how the SIO IC is used in the board design). The best (IMHO) is AIDA64 (http://www.aida64.com) Yes, it cost money (you get what you pay for) - but you can use it for free for a trial period.

 "

Como se diz em Inglês que os Regulares de tensão da placa-mãe estão aquecendo e não o processador?

O cara da Intel pensa que é o processador e me mandou trocar pasta termica. :mad:
 O computador sempre foi assim desde novo. Não é algo que vem acontecendo com o tempo. :exorcize:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...