Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, Tenho em minha casa um sistema de geração de energia solar 150W+bateria(30A).

Estou fazendo um monitor em HTML que vai mostrar assim:  30A =100%, 15A=50%, 3A=10%, etc....

Minha duvida é como medir a corrente  da bateria e não do sistema.

A corrente de consumo eu faço a medição usando o ACS712+Arduino, mas a carga restante da bateria não sei como fazer.

Leandro

• Membro VIP
Postado

1ªmente tem algo estranho. 150W @ 30A dá 5V. Sua bateria é 5V? Acho que não né. Digamos que seja 12V automotiva e você quer medir o nível de carga dela. Numa visão beeem simplista seria algo tipo assim 10.5V = totalmente descarregada, 11.9V=descarregada, 13.8V= carregada, 14.2V totalmente carregada. Penso que você deve querer medir estas condições. Fácil.. só fazer com divisor resistivo e entrar numa entrada analógica qualquer do seu precioso arduíno.

Se desejar pode medir também a corrente que flui pela bateria tanto carregando de dia como fornecendo a noite. Neste caso outro acs712 (se este medir corrente dc) em outra entrada analógica pode ajudar

Desculpe. Arduíno e eu não nos damos muito bem

Postado
Em 15/02/2016 às 17:22, Isadora Ferraz disse:

1ªmente tem algo estranho. 150W @ 30A dá 5V. Sua bateria é 5V?  

Para geração do 5V e alimentação do arduino utilizo associação de resistores.

Deixa eu refazer a pergunta......

como É FEITA A LEITURA DE NIVEL DE BATERIA DE UM CELULAR?

• Membro VIP
Postado

Sobre o arduino, resposta vã

Deixa eu refazer a resposta......

é feita MEDINDO A TENSÃO DA BATERIA  E FAZENDO UMA PORCENTAGEM  COM RELAÇÃO À UM VALOR NOMINAL.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!