Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Sou novo por aqui, não manjo de excel, e também não sei informar com termos corretos o que quero, peço paciência. 

 

Estou criando uma tabela, com algumas fórmulas, para que me facilite em alguns controles sobre venda.

 

As fórmulas são básicas, consegui fazer através de pesquisa. Essas fórmulas se resumem, em somar valores de coluxa X linha X e dar o resultado em outra Coluna Y linha X, em ver subtrair, multiplicar..sempre nesse estilo de coluna A linha A e dar resultado em Coluna B ou C ou qualquer outra e linha A. 

 

Entretanto queria que ficasse automatico, sem que eu tivesse que reescrever a formula. Sei que da pra clicar na celula, e ir no canto inferior, e puxar pra baixo. Porém, queria com uma estetica melhor, pois quando arrasto ate o fim, da coluna, ou até o infinito dessa coluna, sendo que eu não tenha preenchido as colunas anteriores para que aparece um resulado nessa respectiva coluna, sempre fica com algum preenchimento do tipo "0";"-", "R$"... enfim, eu gostaria que nao aparecesse nada, porém que a formula existisse nesse local, para que quando eu preenchesse as colunas anteriores, ela fizesse automaticamente o uso da formula.

 

Não sei se esta complicado de enteder, vou anexar um arquivo como modelo, e deixar com a estetica feia rs, acho que sera mais simples de entender.

 

Obrigado!

exemplo site.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Patropi.

 

 

Rapaz, abri, mas não é bem isso.

 

Acho que descobri uma forma mais fácil de falar.

 

Vamos supor que quero deixar a coluna D, sempre somando os valores da coluna C e B, sendo sempre mesmas linhas, por exemplo> Coluna C linha 2 + Coluna B linha 2 aparecera resultado na coluna D linha 2. Ai na linha 3 de ambas as colunas, o mesmo calculo, e assim por diante. Como faço pra ja deixar pre definido na coluna D, que ela tera que fazer essa soma, sem que fique aquele resultado estranho, quando nao tiver nada preenchido nas colunas que sao para serem somadas.

 

Espero que de pra entender hehe

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você não baixou a planilha, senão teria visto que com o complemento que eu coloquei na fórmula, não retorna mais o erro, que você chama de resultado estranho.

Pode arrastar a formula até onde quiser que não vai aparecer mais aquele, erro.

Só não se esqueça de deixar a coluna mais larga onde o númeno for grande senão fica assim #####

 

[]s

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

=s

 

Baixei essa que estava abaixo do seu post.

 

Vou rever e ja comento aqui.

Reparei novamente.

 

Devo ter feito besteira por aqui, muitas paginas abertas.

 

Na que você me mandou, já fica melhor, mas sempre vai consta o valor 0, queria saber se da pra deixar sem nenhum preenchimento, apenas ser preenchido, quando der pra fazer o calculo, tipo, quando tiver preenchido as colunas respectivas ao calculo.

 

É possivel? Alias, deu pra entender o que quis dizer, ou esta tudo muito enrolado kkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de novo por aqui.

 

Achei um modelo perfeito para ilustrar o que quero.

 

Nesse modelo que anexarei, tem uma coluna com nome de HORAS, que é calculado o valor de entrada e saida do serviço, mostrando quanto tempo fez de hora extra, ou se foi embora mais cedo e devendo horas.

 

você selecionando essa coluna, e ir descendo linha por linha, vai verificar que possui uma formula, em cada uma destas linhas, porém, ela aparece em branco, so aparecera alguma valor, quando preencher as colunas ao lado da mesma linha. E é exatamente isso que quero, deixar uma "pre" formula, sem que fique aparente nenhum resultado, porém, sem ter que escrever uma por uma.

 

Sabe se é possivel?

 

Obrigado!

Controle Hora Extra Set-Out.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala David.

 

Não é essa formula que quero.

 

Da uma olhada no anexo que pus no primeiro post, que é a que eu preciso.

 

Mas diante mão, já tento reexplicar o que quero, porque deixo meio confuso para quem ler rs.

 

 

As formulas que usarei são:

 

Todas elas iniciam na linha 5. 

 

Na coluna H   =SE(G5>F5;0;100-(G5/F5)*100)

Na coluna I    =SE(G5>F5;0;100-(G5/F5)*100)

Na coluna J   =G5-E5

Na coluna K =(J5*100)/E5

 

Essas são as formulas, sendo que em todas as linhas abaixo da linha 5, mantenho essas mesmas formulas, porém fazendo a alteração de linha 5 para 6, 7 ,8 e assi sucessivamente.

 

Queria uma forma de aplicar todas elas para as linhas abaixo, para que quando fosse usar as linhas posteriores, essa formulas ja tivessem automaticamente la, e assim o excel fazer o calculo automaticamente. porém quando clico na celula e arrasto para baixo, o excel preenche com um erro, pois nas colunas anteriores ainda nao ha nenhum numero para que ele faca o calculo, eu gostaria que nao constasse esse erro, nao constasse nenhuma informacao, que constasse apenas o resultado, quando eu preenchesse as colunas anteriores.

 

 

No meu primeiro post, tem anexado o arquivo que mostra esse tipo de erro, da pra entender bem. Já no meu post seguinte, eu anexei um tabela, que mostra exatamente como quero, as formulas já colocadas nas celulas, porém nao fica aparente nada nas celulas, apenas aparecera, quando forem preenchidas as respectivas celulas para o calculo.

 

Valeuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai Osvaldo!!

 

Acabei de testar, agora ao invés de aparecer o erro, fica mostrando "-"  esse traço, caso não preencha as colunas anteriores. Gostaria que não aparecesse nada... não sei se estou sabendo explicar o que quero =\

 

 

22 horas atrás, Fernando Bragança disse:

=SEERRO(SE(Celulaquenãopodedarerro ; conta que deve ser feita ;"" );"")

Eu fiz errado, ou não esta dando certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Acabei de testar, agora ao invés de aparecer o erro, fica mostrando "-"  

Esse "-" aparece se o resultado da fórmula for zero e é em consequência da formatação das células para "Contábil".

 

 

Experimente esta em 'H5'. As demais aqui funcionam a contento.

=SE(OU(G5>F5;G5="");"";F5-G5)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Osvaldo!!!!!

 

Está quase perfeito!!

 

O unico problema é que agora alterou a coluna I. Antes quando o valor de F fosse menor que o valor de G ou igual, na coluna I mostrava 0 ou -, e agora está mostrando um resultado negativo, gostaria que ficasse igual a antes, mas de resto, ficou tudo perfeito, selecionei as colunas, e arrastei ate o final, e não mostra nada, apenas quando preencho as colunas!

 

Obrigadao!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

 

O unico problema é que agora alterou a coluna I. Antes quando o valor de F fosse menor que o valor de G ou igual, na coluna I mostrava 0 ou -, e agora está mostrando um resultado negativo, gostaria que ficasse igual a antes

 

 

A sua fórmula original em 'I5' é esta >> =100-((G5/F5)*100), então

         se F5 for igual a G5 >> retorna zero

         se F5 for menor que G5 >> retorna valor negativo, diferentemente do que você escreveu acima

 

A fórmula que eu sugeri para 'I5' é esta =SE(F5="";"";100-((G5/F5)*100)) que retorna resultados iguais à sua fórmula original, com a diferença de evitar o #DIV/0! se F5 estiver vazia, então:

1. se quiser que retorne vazio em lugar de resultado negativo use esta

            =SE(OU(F5="";F5<G5);"";100-((G5/F5)*100))

2. e se quiser que retorne vazio também em lugar de zero use esta:

            =SE(OU(F5="";F5<=G5);"";100-((G5/F5)*100))

 

obs. Se F5 for igual a G5 a fórmula em 'H5' retorna "-" devido à formatação "Contábil", se quiser que retorne vazio use esta:

=SE(OU(G5>=F5;G5="");"";F5-G5)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, eu tava muito confuso, criando varias possibilidades, tentando, tentando, e nao dava certo.

 

Cara, ficou sensacional, você é *****!

 

 

Se quiser ter mais trabalho, eu estava tentando fazer com que aparecesse 0 na coluna H e na I, quando G fosse maior do que F, e nao apenas quando for igual. Porém não é necessario, seria mais como aprendizado para mim, para comparar as formulas.

 

De qualquer forma, muito obrigado pela atencao, me ajudou bastante mesmo. 

 

Muito obrigado, e aos demais que tentaram me ajudar também.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh...

 

Lembrei de uma coisinha. 

 

Deixa eu pentelhar novamente.

 

Há alguma forma de eu bloquear as fórmulas, para que elas não sejam apagadas por acidente. Supondo que fosse apagar uma célula de alguma coluna que não possua fórmula, e dai sem querer a pessoa apague a célula de alguma coluna que contenha a fórmula.

 

Creio ser a ultima dúvida, nessa mesma tabela, há coluna de Data, Quantidade, Codigo, entre outros, há como classifica-los como um grupo, não sei se é a palavra certa, mas me refiro a por exemplo, está tudo preenchido, até a centésima linha, e eu preciso colocar em ordem crescente ou decrescente a coluna de quantidade, ou a coluna da data, ou coluna de preço... enfim, gostaria de poder fazer isso, há forma para isso?

 

obrigado!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Se quiser ter mais trabalho, eu estava tentando fazer com que aparecesse 0 na coluna H e na I, quando G fosse maior do que F, e nao apenas quando for igual. Porém não é necessario, seria mais como aprendizado para mim, para comparar as formulas.

 

 

 

em 'H5' =SE(G5="";"";SE(G5>F5;0;F5-G5)) >> lembrando que a coluna 'H' está formatada como "Contábil" e por isso exibe "R$  -" em lugar do zero

em 'I5'  =SE(F5="";"";SE(F5<G5;0;100-((G5/F5)*100))) >> aqui exibirá o zero pois a coluna está formatada como "Número"

obs. a formatação "Contábil" é útil/necessária se houver na planilha valores expressos em mais de uma moeda (Real, Dólar, Peso,...) ou se existir a possibilidade de os valores representarem outras grandezas que não sejam moedas. Mas no seu caso me parece que os valores são todos em Reais, por isso sugiro que você mude a formatação para "Número", pois a planilha fica mais limpa o que facilita a sua leitura, Ou faça como nas colunas cujos valores são grandezas percentuais, em que você colocou "% de Lucro" como título de coluna. Por exemplo coloque "Desconto (R$)"; é só uma sugestão :P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Há alguma forma de eu bloquear as fórmulas, para que elas não sejam apagadas por acidente.

 

Creio ser a ultima dúvida, nessa mesma tabela, há coluna de Data, Quantidade, Codigo, entre outros, há como classifica-los como um grupo, não sei se é a palavra certa, mas me refiro a por exemplo, está tudo preenchido, até a centésima linha, e eu preciso colocar em ordem crescente ou decrescente a coluna de quantidade, ou a coluna da data, ou coluna de preço... enfim, gostaria de poder fazer isso, há forma para isso?

 

 

Impedir a edição de células com fórmulas:

1. clique no retângulo acima do número que identifica a primeira linha, assim toda a planilha será selecionada

2. clique com o direito em qualquer parte da planilha e escolha Formatar células / Proteção / marque a caixa Bloqueadas / OK

3. selecione as células sem fórmulas (se quiser selecione as colunas inteiras, por exemplo clique sobre o 'A' da primeira coluna e arraste até a 'G')

4. clique com o direito sobre a seleção Formatar células / Proteção / desmarque a caixa Bloqueadas

(se o Excel se recusar a te obedecer alegando células mescladas desfaça a mesclagem do intervalo 'A1:L3' e nunca mais na sua vida volte a mesclar células...;):P:atirador:)

5. por último proteja a planilha

 

Ordenar a tabela

1. selecione o intervalo com os dados que deseja ordenar, por exemplo 'A5:G100' (não inclua células com fórmulas)

2. no menu Dados / Classificar / marque as suas preferências / OK

 

Sugestão - se você quiser a classificação poderá ser feita via macro apenas clicando em um botão ou por atalho de teclado. Se interessar, depois abra um novo tópico, disponibilize lá uma amostra do seu arquivo com todas as colunas da tabela preenchidas, cerca de 15 linhas, descreva exatamente quais os critérios para classificar, e o pessoal aqui poderá preparar os códigos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Osvaldo!!

 

Desculpa a demora pra responder!!

 

Ficou ótimo!! 

 

Posso saber porque a implicancia com o "mesclar celulas"? rss

 

Eu tive q desmesclar, e em seguida mesclar pra que ficasse com a estetica que estava, não sei outra forma de deixar daquele jeito, mas funcionou direitinho, ficou bloqueado.

 

E seguirei a dica sim, e se tiver mais qq dica que seja, que creio que tenha percebido o que desejo montar, me diga :)

 

 

Em relação a classificação, não deu muito certo, ou eu que não estou sabendo fazer. Queria algo tipo assim: 350748a7-a85c-4b51-8944-9e0d70eb6b89.png

 

Que quando eu resolvesse ordenar por, supondo, resultado crescente, eu clicasse na setinha, e a coluna ficasse organizada em crescente, no entanto as demais colunas acompanhasse essas mudanças, como no exemplo da imagem, caso clicasse em Resultado, e optasse por ordenar em crescente, o resultado "51" iria ficar na primeira linha, porém 51 é o resultado de Sul, o que eu gostaria, é quando eu optasse por organizar alguma coluna, as demais acompanhasse... Não sei se ficou confuso, caso tenha ficado, me diga :)

 

 

 

 

 

Outra coisa, quando eu preencho uma celula, e clico enter, ela simplesmente conclui o que eu havia escrito nela. Porém, eu tava tentando bolar uma formula, mas estou ficando travado. Estou colocando embaixo da coluna, Valor total de lucro, Valor total de vendidos... Porém eu queria fazer algo para que quando eu preenchesse uma linha inteira, e desse enter, ou nao, por exemplo, criasse uma nova linha, fazendo com que criasse uma nova linha para que eu preenchesse com mais novos dados, e a linha de "Totais", continuasse logo abaixo...

 

 

Enfim.

 

abraço Osvaldo!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:atirador:

 

 

 

Em 19/02/2016 às 18:18, Nicolas Gouveia Costa de Campos disse:

Posso saber porque a implicancia com o "mesclar celulas"? rss

 

Não é só implicância. É odio...kkkk. Já tomei várias surras de células mescladas com resultados errados em fórmulas e em macros.

Você pode obter resultado visual equivalente assim:

1. em lugar de mesclar linhas utilize o recurso de ajustar a altura da linha

2. em lugar de mesclar colunas estenda a seleção pelas células como se fosse mesclar aí clique com o direito sobre a seleção >> Formatar células / Alinhamento / Horizontal: Centralizar seleção / OK

 

 

 

Em relação a classificação, não deu muito certo, ou eu que não estou sabendo fazer.

 

É estranho pois ao aplicar a classificação em qualquer coluna as demais acompanham.

 

 

Outra coisa, quando eu preencho uma celula, e clico enter, ela simplesmente conclui o que eu havia escrito nela. Porém, eu tava tentando bolar uma formula, mas estou ficando travado. Estou colocando embaixo da coluna, Valor total de lucro, Valor total de vendidos... Porém eu queria fazer algo para que quando eu preenchesse uma linha inteira, e desse enter, ou nao, por exemplo, criasse uma nova linha, fazendo com que criasse uma nova linha para que eu preenchesse com mais novos dados, e a linha de "Totais", continuasse logo abaixo...

 

Tente tratar os dados como TABELA que essas facilidades fazem parte daquela ferramenta. O Mestre Patropi é bom nisso e poderá te orientar melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Osvaldo!

 

Entendi o odio rs. Fiz a formatação da sua maneira agora!!

 

Em relação a tabela, agora deu certo, eu selecionei as linhas/colunas, que é pra se tornar uma tabela, e fiz a formatacao como tabela, em seguida deu certo a classificação.

 

Quando chego na ultima celula, da ultima linha da tabela, e aperto Tab, ela já cria uma nova linha automaticamente, porém as fórmulas não são mantidas =(

 

 

 

 

To editando...

 

Pra fala a verdade, ela até mantém a fórmula, mas ela só mantém, caso eu selecione a coluna e copie-a previamente até a linha que desejo que ela fique, porém como quero deixar o "total" logo abaixo da tabela, e aos poucos indo descendo linha por linha, conforme tenha necessidade de novos preenchimento, não tem como eu deixar previamente selecionado as colunas até um certo número de linha, porque dai então, os Totais que desejo, vai ficar laaaa no fim de tudo.... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...