Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MVC - Regras de Negócio.


Posts recomendados

Fala Galera Beleza ?

Estou estudando o conceito de MVC - Model View Controller e surgiu uma dúvida.
 

Na camada Model onde eu teria as seguintes classes :
Usuario.php
UsuarioDao.php
Connect.php

Como eu implementaria as regras de negócio ?  Por exemplo:
Usuario.php - teria os métodos get e set (Encapsulamento). Seria nessa classe que eu colocaria s régras de negócio junto com os métodos get e set ?
UsuarioDao.php - a persistencia
Connect.php - a conexão com o banco de dados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Murilo, tudo certo ?

Na realidade no conceito MVC não há um local específico para se colocar as regras de negócio.

Estude um pouco, sobre o conceito de processamento Client-side e processamento Server-Side. Em MVC há uma tendência muito grande em inverter os papéis e o sistema fica horrível.

As regras de negócio são distribuidas pelas camadas.

Há regras de negócio que devem ser processadas no client-side em javaScript  (JQuery caso não conheça JavaScript), por exemplo : Validações nos campos de entrada é um caso típico, preenchimento dinamico de tabelas, leitura de objetos radiobutton ou option e selects para compor regras.

Há regras de negócio que devem estar na controller, como por exemplo alguma restrição de acesso a métodos das classes no model, ou classes na propria controller, segundo alguma regra de negócio.

No modelo mesmo é o último local onde cabe uma regra de negócio, lá você coloca as classes de dados e os métodos de leitura/escrita (SQLs da vida).

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mario cesar berardo  Tudo certo. 

Obrigado pela dica. essa duvida surgiu pois estava implementando um MVC para fins de estudo eu percebi que a maioria das regras de negócio estavam ficando no controller. Conheço o jquery gosto muito dele para utilizar as requisições ajax e validações de formulários.

Então deixa eu ver se eu entendi. muitas das regras de negócio de uma aplicação irão ficar no controller e alguma coisa ou outra fica no cliente seria isso ? 
  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...