Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler


Posts recomendados

Fala aee galera

Vi num outro topico onde explicavam como limpoar um cooler, mas não tinha fotos e não dava para entender direito e por um milagre tive um pouco de paciencia e tirei umas fotenhas ai pro pessoal.

Como limpar e lubrificar um cooler:

11.jpg

Retire a proteçao que estara colada sob o fan

22.jpg

Com muito cuidado coloque algum objeto(ultilizei um estilete) e retire aquele lacre, mas CUIDADO, voce não deve danifica-lo pois tera que reutiliza-lo depois senao a helice fica solta e estara sujeito a "acidentes".

MVC-570F.jpg

Apos ter removido o lacre separe a helice do "corpo" do fan voce pode pega-la e lavar com agua, sabao euma bucha, tome cuidado para não quebrar nenhuma pá , seque-a bem.

Pegue um panop um pouco umido e limpe o corpo do fan, mas com cuidado para não danificar a parte eletrônica dele.

Ao fim disso Lubrifique-o com oleo Singer (por exemplo) , mas nunca misture dois tipos, jamais!!!

Recoloque a helice no corpo e o lacre novamente.

Deixe-o ligado por algum tempo.

Espero ter sido bem claro e objetivo

Desculpem quanto a qualidade das fotos, faltou paciencia para fazer algo decente e um pouco de "equipamento", ok?

Teh mais galera! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi um tópico aqui que tem fotos, mas está ótimo, quanto mais informações melhor.

para quem está tendo problemas com barulho e percebou que as rotações estão baixas, é altamente recomendavel fazer uma limpeza como essa, eu fiz no meu há uma semana e as rotações aumentaram de 4000 para cerca de 6300 rpm e acabaram os problemas de barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Po, valeu pessoal!!!

Brigadao mesmo, ehehee

Decidi posta ele depois que vi que um pessoal estava com duvida como desmontava um cooler para limpa-lo, ai fiz essas fotos e postei aqui.

estava meio sumido, eheh, pensei que ninguém fosse comenta, rapidinho ele sumiu, saca?

eheheh fiquei muito feliz que deu certo, valeu mesmo eim galera

teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico bem legal, pena que não se pode usar em todos coolers, alguns são blindados...o caso deste é um comum, pior ainda quando se está retirando a trava do eixo e quebra (coolers vagabundos tem ela muito fina). Mas fora isso, eu acho legal fazer, mas só quando o cooler tiver uma nhaca danada que oleo não resolva mais. Ah, vale lembrar que é bom ninguém pensar em fazer isso em cooler balanceado, é bem desatroso desmontar um.

Ah, e foi bom você ressaltar que jamais se deve misturar 2 tipos de óleos, o resultado é que acaba é servindo de nada...só deixa tudo sujo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por tufaol@20 set 2004, 15:30

Ficou muito bom seu topico, só estou com mais uma duvida, tem algum problema se o oleo pegar na parte eletrônica do fan??

valeu

Pode haver sim cara.

O recomendavel é que voce coloque apenas no rolamento(caso tenha) e no eixo .

Mas voce deve retirar todo o oleo, graxa , etc que tiver antes de aplicar.

No caso da helice, voce pode lava-la , mas não o corpo que é onde tem a parte eletrônica.

teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que se pode fazer para ajudar tb é:

depois que se lubrificar o fan colocar fita isolante atras dele na parte do rolamento...isso evita que o oleo seja consumido com mais rapidez e tb o escorrimento do proprio...

a maioria dos fans vem com um plastico atras, mas quando se retira ele ele perto um pouco da cola, por isso é bom colocar uma fita isolante lá ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tufaol@22 set 2004, 05:03

Tem como limpar a fan da fonte?

Se tiver como?

Tem sim fera.

Basta voce retirar a fonte do pc, desparafusar sua carcassa e remove-la.

Assim que abri-la, é só desparafusar o fan de la de dentro pra poder tira-lo, apos isso é a mesma coisa que p resto do topico explica.

teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim fera.

Basta voce retirar a fonte do pc, desparafusar sua carcassa e remove-la.

Assim que abri-la, é só desparafusar o fan de la de dentro pra poder tira-lo, apos isso é a mesma coisa que p resto do topico explica.

Retirei a fan da fonte, mas não tem aquela ruela pra ser retirada pelo estilete, como faço pra abrir a fan ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tufaol@23 set 2004, 00:40

Tem sim fera.

Basta voce retirar a fonte do pc, desparafusar sua carcassa e remove-la.

Assim que abri-la, é só desparafusar o fan de la de dentro pra poder tira-lo, apos isso é a mesma coisa que p resto do topico explica.

Retirei a fan da fonte, mas não tem aquela ruela pra ser retirada pelo estilete, como faço pra abrir a fan ?

Em alguns fans ha uma proteçao de borracha sobre o pino "buraco" onde voce retira essa ruela, basta tira-lo tambem com um estilete, as sem danifica-lo pois ele servira como "tampa" para fechar o fan.

Pode haver , tambem, um tipo de "pasta" ou graxa sobre a ruela.

teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala mar_tchello!

Parabéns pelo tópico, ficou muito bom e as fotos estão ótimas tb.

Pra melhorar o conjunto de resfriamento só falta lapidar o cooler né?!

Dê uma olhada no tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=193197

Vou tomar a liberdade de fazer algumas sugestões tá ok...

Nenhum cooler deve ser lavado com água, pois isso irá oxidar rapidamente o mecanismo interno, e vai gerar perda de eficiência e barulho.

O ideal é lava-lo em Alcool Isopropílico, que é feito exatamente pra essas coisas, é o Álcool 100%, sem nenhuma agua.

Esse alccol vende em farmácia e loja de produto eletrônico (baratinho).

Lavando assim não precisa nem desmontar o cooler, só tirar o selinho e meter bronca dentro do alcool.

A outra coisa é nunca usar óleo de máquina, porque os flúidos oleosos acumulam poeira e em poucas semanas você pode estar com um cooler parando. É bom substituir o óleo por pó de grafite, pois não traz problemas pro mecanismo interno.

PARABÉNS PELO TÓPICO E ESTAMOS AGUARDANDO SER PINADO.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Saciseiro@01 out 2004, 10:14

Fala mar_tchello!

Parabéns pelo tópico, ficou muito bom e as fotos estão ótimas tb.

Pra melhorar o conjunto de resfriamento só falta lapidar o cooler né?!

Dê uma olhada no tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=193197

Vou tomar a liberdade de fazer algumas sugestões tá ok...

Nenhum cooler deve ser lavado com água, pois isso irá oxidar rapidamente o mecanismo interno, e vai gerar perda de eficiência e barulho.

O ideal é lava-lo em Alcool Isopropílico, que é feito exatamente pra essas coisas, é o Álcool 100%, sem nenhuma agua.

Esse alccol vende em farmácia e loja de produto eletrônico (baratinho).

Lavando assim não precisa nem desmontar o cooler, só tirar o selinho e meter bronca dentro do alcool.

A outra coisa é nunca usar óleo de máquina, porque os flúidos oleosos acumulam poeira e em poucas semanas você pode estar com um cooler parando. É bom substituir o óleo por pó de grafite, pois não traz problemas pro mecanismo interno.

PARABÉNS PELO TÓPICO E ESTAMOS AGUARDANDO SER PINADO.

Abraços

hehehe valewzao aí pessoal, brigadao mesmo!

uanto ao alcool, eu to ligado sim.

Mas como eu citei , lavo apenas as pas, não tendo contato nenhum com o circuito impresso ou outra parte eltronica do cooler.

Aquele eixo é feito de aço(geralmente) justamente por não oxidar( ferro sem impurezas),que leva muuiiiiittoooo tempo até que isso aconteça.

Mesmo se esse eixo for molhado, basta seca-lo, não afetaá em nada isso.

Quanto a lapidaçao, ja fiz em 3 coolers :D sendo: 1 AK 821, 1 Vcom 21b e 1 coolerzinho de k6-II, se der tudo certo farei num Ak 825 carnival( proxima aquisiçao) hehehhe.

To planejando um outro topico sobre outro assunto,oxidaçao, aguardem!

valewzao aí por tudo.

Teh mais!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso no rolamento fluido de freio, porque ele esquenta menos do que o óleo de máquina e mais fino, achei melhor, e outra dica que eu aprendi com o tempo é não usar grafite, porque o grafite esquenta quando o cooler estiver ligado pois causa atrito e depois de tempos o fan pode derreter, eu fiz o teste, e também a resistência, do microfin que uso, ele depois de um tempo enferrujou, eu peguei e dei uma lixada e até que a rotação aumentou e os barulhos diminuiram e ele gira normal quando o dia está frio. e tipo, somente limpei as hélices pois acho que o imã estraga com água, mas isso não sei ainda dar certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@03 out 2004, 11:59

eu uso no rolamento fluido de freio, porque ele esquenta menos do que o óleo de máquina e mais fino, achei melhor, e outra dica que eu aprendi com o tempo é não usar grafite, porque o grafite esquenta quando o cooler estiver ligado pois causa atrito e depois de tempos o fan pode derreter, eu fiz o teste, e também a resistência, do microfin que uso, ele depois de um tempo enferrujou, eu peguei e dei uma lixada e até que a rotação aumentou e os barulhos diminuiram e ele gira normal quando o dia está frio. e tipo, somente limpei as hélices pois acho que o imã estraga com água, mas isso não sei ainda dar certeza.

não creio que lixar a haste de metal seria bom.

Muito pelo contrario, voce estara fazendo mais e mais fissuras nele deixando-o bem "menos liso", o que consequentemente aumentaria o atrito , que gera mais calor,o faz girar não uniformemente (nossa, uhauha) , pode perder rotaçao e "sair do eixo" ou seja, ele pode bambear que alem de mais calor tambem transformaria parte da energia mecanica em sonora que tambem diminui o desempenho(rotaçao).

Quanto ao tipo de lubrtificante, creio que u teste seria mais apropriado, mas NUNCA devemos misturar tipos diferentes.

Teh mais! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí moçada vamos postar bastante dúvidas e agradecimentos ao nosso amigo Mar Tchello

este tópico foi de grande interesse e satisfação, pois saca aquele cooler seu que você não o usa mais porque não funciona...e então, com este tópic... podemos até consertá-lo, e sem falar na manutenção destes....

Ahhh mas o cooler é baratinho.!!!

_ sim é baratinho.. só que de 5 em 5 reais.. você compra mais memória, e outras coisas...

valeu.. Mar Tchello ótimo post...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...