Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arranhão, processador esquentando muito


Posts recomendados

Seguinte galera, levei minha maquina na loja para compra da fonte nova e uma placa-mãe, pois meu pc estava com curto na placa-mãe e o vendedor pensou que era a fonte, então troquei os 2, outro dia quando chego lá já disse que meu processador esquentava de mais, eu nunca tive problema com ele nem ao menos aviso de alta temperatura, já que as placas recentes apitam, quando vi o processador estava arranhado, parecia ponta de faca na base de cima, onde fica o chassi com o logo de informação, meu processador é um a8 6600k, esse arranhão pode prejudicar a temperatura do computador? Caso prejudique, devo reclamar da assistência? Montei um pc pro meu irmão com o mesmo processador e nunca deu problema, entrei na bios e o processador sem uso chega a mizeros 70 graus. Outro dia desarmou 2 vezes comigo sem jogar e também jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Dá para postar uma foto?

-Ele veio com o cooler montado?

-Você desmontou o cooler e viu o arranhão?

-Quem montou o micro original? Você? Existe a possibilidade de o arranhão já ter sido feito antes?

 

Dependendo do arranhão, vai prejudicar o contato da CPU com o dissipador. Se houver bordas altas no arranhão, o contato ficará prejudicado. Você pode lixar, mas pode não ficar uniforme. Pode ser isso, mal contato com o dissipador. Nesse caso, eu pediria outro processador (novo).

 

Recolocou o cooler e aplicou a pasta direito? Continua alto? Se o cara passou a faca no processador (será que foi para tirar do soquete :eek:), é provável que ele tenha quebrado mais coisas. Viu se o CPU cooler está legal?

 

Enfim, boa sorte. 

 

Edit: fonte ruim também pode superaquecer o processador. Qual é a sua configuração completa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

 

Por isso que não gosto de levar nessas lojas prefiro eu consertar e montagem minhas máquinas eu mesmo :mellow:, foi igual a uns anos atrás um colega do meu trampo falou que caiu um raio na maquina dele, então o cara levou em um loja o "Técnico" falou que tinha queimado tudo e ia trocar tudo só que por um máquina inferior a que ele tinha.

Pensei comigo esse história está mal contada, falei para ele levar a máquina em casa e testei todos os componentes da maquina dele, conclusão era apenas a placa-mãe que tinha queimado; com a grana que ele ia gastar deu para pegar um placa-mãe melhor do que ele tinha e uma PV de baixo custo.

Mais por um lado foi bom ter levado a loja porque o dono da máquina precisa de um laudo para levar para CIA de energia de minha cidade para ele receber a grana do preju.

O dono da maquina saiu ganhando e eu também rsrsrsrs.

Agora vamos voltar ao problema do nosso amigo altor do tópico, esse técnico testou sua placa com outra fonte para falar que o problema era mesmo a fonte?

Eu não sei como o cara conseguiu riscar seu processador porque os cooler de hoje em dia que eu saiba para AMD não precisa usar chave de fenda para tirar ou colocar, como acontecia na época do Duron e athlon xp soquete A que era obrigado a usar uma chave de venda para tira ou colocar o cooler e se você ão tivesse cuidado a chave escava feio.

Na minha opnião o cara quebrou o lugar aonde o cooler é encaixado e com isso é claro que a temperatura vai subir.

Dependendo da profundidade desse risco ele pode gerar um rebarba e com isso a superfície do processador não fica 100% placa e o encaixe do cooler não vai ser bacana como deve ser.

 

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te sugerir um teste:

 

Pegue uma régua, pasta térmica, e aplique uma camada bem fina sobre o processador, espalhando a pasta com a régua totalmente apoiada nos cantos do chip. (Faça isso com o processador instalado no soquete, para não comprometer pinagem). Se você começar a notar pontos que não recebem pasta térmica nem a pau, a superfície pode estar empenada ou amassada. Se notar pontos em que a régua não passa lisa, quer dizer que ficaram rebarbas, e isso impede o contato do mesmo jeito.

 

Usar uma lanterna iluminando de lado, com o processador limpo, se gerar sombras localizadas também é sinal de empenamento. É o mesmo processo de uma lanternagem. :P

 

Se a superfície estiver plana, só com o arranhão, não vai ser isso que gerará problemas sérios de aquecimento. Mas o arranhão sempre deixa rebarbas. O restante da superfície do processador fazendo contato direito, torna o arranhão menos importante. Vide os cooler de superfícies irregulares e os de heatpipes de contato direto, que apresentam frestas e outras irregularidades (Ex: Cooler Master Blizzard T2 que tem superfície de contato porcamente irregular, mesmo assim é um cooler razoável). Eles continuam funcionando às vezes até bem, mesmo que uma superfície lisa e espelhada seja muito mais eficiente.

 

Se não tiver rebarbas nem tiver empenado a superfície do processador, aí você tem as travas do cooler que podem ter deformado, gastas por baixo, por exemplo, e estão deixando o cooler frouxo.

 

Você levar na loja para reclamar, certamente o técnico vai tirar o corpo fora e dizer que já estava assim. Os marreteiros não admitem seus erros nunca! :atirador:

 

É por isso que em revisão de carro a gente tem que ficar do lado do mecânico assistindo...:mad: Mas em informática, num tem disso, né!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Almada Melo Esse risco não foi acidental foi feito poque o cara queria, as vezes o processador vem adesivo e a pessoa quer tirar é só pegar um estilete e bem de leve com cuidado e ir tirando bem devagar as vezes fica um risquinho ou outra mais isso foi feito com força mesma.

O cara fez isso provavelmente para forçar você a comprar um novo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, ele pode perfeitamente ter ferrado, e trocado seu processador...

 

Cara, na nota fiscal de compra de seu processador, não veio o serial dele não? Verifica lá, que se o serial tiver mudado, aí você teria provas. É obrigatório as notas fiscais trazerem os números de série, e não existe desculpa para não registrarem, pois o serial vem na etiqueta da caixa do produto. É claro que tem loja, que por preguiça não faz isso.

 

Essas marcas sugerem que o cara passou uma chave de fenda nesse processador para remover interface térmica seca, ou que ficou tentando e insistindo em encaixar com um cooler torto no momento da instalação. Do jeito que tá aí, certamente tem rebarbas que vão deixar o cooler alguns décimos de milímetro acima da superfície, e isso causará o super aquecimento.

 

Se você não conseguir nada na loja, raspar ou lixar pode amenizar o problema sim. Principalmente porque os danos estão mais periféricos. mas isso teria que ser feito com muito cuidado, com uma lixa muito fina, e sobre uma superfície plana.

 

Não pode lixar com o processador no soquete, é claro.

 

Instalando o cooler com muito pouca pasta térmica, como fica a marca do cooler sobre o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os arranhões estão bem pequenos. Não seria isso que estaria causando as temperaturas altas. Como você falou, eles devem ter trocado o processador e colocado um bichado. Veja também a aplicação correta da pasta térmica.

 

Veja o que o @qarcanjo falou e tente encontrar o número de série dele. Talvez a loja tenha o número de série do lote. Ou, se você tiver mesmo certeza, faça uma queixa na polícia para eles irem lá averiguar.

 

Tem que ficar ligado com essas técnicas. Muita gente incompetente e desonesta por aí.

 

A placa-mãe pode ter sido trocada por uma com VRM bichado também. Enfim, se realmente não estava dando para ler direito os números no seu processador, você deu azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

Os arranhões estão bem pequenos. Não seria isso que estaria causando as temperaturas altas. Como você falou, eles devem ter trocado o processador e colocado um bichado. Veja também a aplicação correta da pasta térmica.

 

Veja o que o @qarcanjo falou e tente encontrar o número de série dele. Talvez a loja tenha o número de série do lote. Ou, se você tiver mesmo certeza, faça uma queixa na polícia para eles irem lá averiguar.

 

Tem que ficar ligado com essas técnicas. Muita gente incompetente e desonesta por aí.

 

A placa-mãe pode ter sido trocada por uma com VRM bichado também. Enfim, se realmente não estava dando para ler direito os números no seu processador, você deu azar.

 

Verifiquei o número de sério do processador com o mesmo da caixa, ainda está igual, mas eu lembro que meu processador estava meio apagado sabe, a tinta não era assim, falei com ele e ele disse que ja estava assim, mas não estava, só mesmo com alguma chave de fenda pra fazer tamanho atrito com a base do processador, o que vocês recomendariam eu providenciar? Queixar na loja o mal uso e dano no meu processador? A loja é de qualidade, mas a assistência meio que desconfio também.

Verifiquei o número de sério do processador com o mesmo da caixa, ainda está igual, mas eu lembro que meu processador estava meio apagado sabe, a tinta não era assim, falei com ele e ele disse que ja estava assim, mas não estava, só mesmo com alguma chave de fenda pra fazer tamanho atrito com a base do processador, o que vocês recomendariam eu providenciar? Queixar na loja o mal uso e dano no meu processador? A loja é de qualidade, mas a assistência meio que desconfio também.

a.jpg

b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você podia fazer uma queixa, mas tem que ver por que ele está aquecendo. O problema é que nessas horas acontece o efeito placebo. A gente começa a desconfiar e achar que tem coisa errada. O processador é o mesmo e você achou que a marcação estava diferente. Será o mesmo caso dos arranhões?

 

Caso não, o que causou o arranhão pode ter danificado o processador. Será que eles jogaram o processador de um lado para o outro? Os pinos estão direitos? O processador está bem mal tratado. Se não fosse pelos pinos, que entortam, eu diria que ele ficou em uma caixa de ferro velho. Já fez um stress test para ver se ele dá o crash? Mas se passar de 70ºC pare com o teste. Os processadores da AMD são menos resisitestes ao calor do que os da Intel.

 

Se a pasta térmica estiver bem aplicada, se a placa-mãe for a mesma e ele não aquecia assim antes, vá falar com o gerente da loja e peça uma troca. Processador é sensível. Ele não pode ir todo bacana e voltar todo mal tratado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Você podia fazer uma queixa, mas tem que ver por que ele está aquecendo. O problema é que nessas horas acontece o efeito placebo. A gente começa a desconfiar e achar que tem coisa errada. O processador é o mesmo e você achou que a marcação estava diferente. Será o mesmo caso dos arranhões?

 

Caso não, o que causou o arranhão pode ter danificado o processador. Será que eles jogaram o processador de um lado para o outro? Os pinos estão direitos? O processador está bem mal tratado. Se não fosse pelos pinos, que entortam, eu diria que ele ficou em uma caixa de ferro velho. Já fez um stress test para ver se ele dá o crash? Mas se passar de 70ºC pare com o teste. Os processadores da AMD são menos resisitestes ao calor do que os da Intel.

 

Se a pasta térmica estiver bem aplicada, se a placa-mãe for a mesma e ele não aquecia assim antes, vá falar com o gerente da loja e peça uma troca. Processador é sensível. Ele não pode ir todo bacana e voltar todo mal tratado.

Tipo, quando levei lá meu pc estava com o problema de apagar o monitor e não desligar o led da placa-mãe, o cara falou que não tinha muita certeza, tinha que trocar a fonte, então troquei, quando chegou em casa ficou do mesmo jeito, aí troquei a placa-mãe por outra de novo, ai do nada quando vou buscar o pc ele fala que precisa de mais tempo porque também acha que o processador está com defeito, eu não havia falado nada de processador, ele estava novo, não tinha um arranhao também se quer, o pc ja ficou la por quase 3 semanas, quando parado meu processador chegar a 70 graus, a pasta eu passei uma fina camada com a regua e ja tentei so pingo no meio nao adianta, eu so achei ruim porque tamanho arranhão áspero nem com unha você consegue fazer isso, nem mesmo com plastico seco.

sem falar que acho q a tonalidade do chassi de marcação do processador mudou porque ele deve ter tirado algum adeviso da base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se parado ele fica a 70°C em repouso, veja a temperatura que aparece no BIOS, que é mais confiável. Pode ser bug de software.

 

O lance é que você não mexe em micro e já foram trocadas outras peças. Eu pediria as peças antigas, que eles disseram que estavam ruins, e ia em uma loja melhor para fazer uma análise. Ou tente encontrar um amigo que entenda de micros e possa ver o que está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

Se parado ele fica a 70°C em repouso, veja a temperatura que aparece no BIOS, que é mais confiável. Pode ser bug de software.

 

O lance é que você não mexe em micro e já foram trocadas outras peças. Eu pediria as peças antigas, que eles disseram que estavam ruins, e ia em uma loja melhor para fazer uma análise. Ou tente encontrar um amigo que entenda de micros e possa ver o que está acontecendo.

Eu entendo um pouco, é justamente na bios que começa essa temperatura, ja vii até 80 graus, eu peguei as peças antigas, eu até veria o caso de um processador novo, mas ja gastei 20 reais da assistência + 300 da fonte+ 270 da nova placa-mãe. eu ja troquei o cooler e continua a mesma temperatura, o caso está no chip, meu gabinete possui 1 cooler frontal e 1 exaustor na parte de traás. vou tirar uma foto e voce olha como está o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

Qual a configuração do micro? Fonte genérica?

 

Porque a fonte ou a placa-mãe podem estar variando e fazendo o processador aquecer.

A fonte é uma PC Yes 430w 80 plus bronze, a placa-mãe é uma F2a55m-s1. Minha configuração é:
1tera hd seagate sata 3 7200rpm.

a fonte da pc yes.

placa-mãe ai.

gtx 650. 

a8 6600k

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está usando estabilizador? Se estiver, tire.

 

Você podia tirar um print do HWmonitor ou do AIDA com as temperaturas do processador, TMPIns da placa-mãe. 

 

Encaixou o cooler direito? Os da AMD tem a alavanca muito apertada. Parece que vai quebrar, então muita gente não trava corretamente e deixa solto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

Está usando estabilizador? Se estiver, tire.

 

Você podia tirar um print do HWmonitor ou do AIDA com as temperaturas do processador, TMPIns da placa-mãe. 

 

Encaixou o cooler direito? Os da AMD tem a alavanca muito apertada. Parece que vai quebrar, então muita gente não trava corretamente e deixa solto.

 

 

Sim, tem aquela trava que da o clique deixando bem fixo, ja troquei o cooler também e abaixa poucos graus, mas continua o mesmo problema. Aqui tem as informações do HWmonitor.

a.jpg

b.jpg

3 minutos atrás, Danilo Almada Melo disse:

Sim, tem aquela trava que da o clique deixando bem fixo, ja troquei o cooler também e abaixa poucos graus, mas continua o mesmo problema. Aqui tem as informações do HWmonitor.

a.jpg

b.jpg

Usei o Stress do CPUz e olha isso

c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou encontrando a temperatura dos quatro cores, só da CPU inteira.

 

Veja pelo AIDA e com o HWiNFO64. Compare os três para ver se está igual.

 

O VRM da placa-mãe está normal em repouso, mas vai a 80ºC no stress test. Seria alto, mas não crítico, mas o processador vai acima de 100ºC.

 

Teste com os outros dois que eu falei e veja como está. Mas precisa ver a temperatura dos cores e dos TMPINs. São os mais importantes. Eu não vi as voltagens, mas os clocks parecem normais.

 

Ah, não force a CPU nesses testes de stress. Está muito quente mesmo. Eu diria que tem algo errado com o cooler. Deve estar quebrado ou mal instalado. Estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clica no botão redondo amarelo (sensors) e desce a janela até a temperatura dos cores. Tem que ver como eles estão um por um.

 

Core 0 (temperatura)
Core 1 (temperatura)
Core 2 (temperatura)
Core 3 (temperatura)

 

É como aparece.

 

A placa-mãe parece normal no VRM.

 

Edit: Isso, o Edvaldo está certo. No AIDA você vai em "computador" e "sensores".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser bug, porque os núcleos estão a 67ºC em teste de estresse e a CPU (sensor do soquete) a 81ºC.

Em repouso a CPU está a 45ºC e os núcleos a 31ºC.

A temperatura no núcleo é a mais correta.

 

Teoricamente está normal. Mas você disse que no BIOS também está alto? A temperatura mais correta é a do BIOS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...