Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para montar pc gamer intermediário entre 3 e 4 mil - pesquisa de preços inclusa


Posts recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem?

 

Estou pensando em montar um PC Gamer intermediário, na faixa de R$ 3.000 sem os periféricos. Não vou aproveitar nenhuma outra peça, então será do zero, porque meu PC atual tem quase 10 anos.

 

Andei pesquisando um pouco por aí e inclusive gostaria de parabenizar os membros do fórum, pois muitos posts me ajudaram bastante a entender um pouco mais sobre os componentes do PCs e até mesmo sobre algumas configurações boas.

 

Bom, sobre o PC, tinha pensado em algo assim:

 

Configurações

----------------------------------------------

 

1) Configuração Básica

Processador: i5 4460

Placa de vídeo: Geforce GTX 750 Ti 2GB

placa-mãe: H81

RAM: HyperX Fury 4GB 16000Mhz DDR3 (x2)

Fonte: Fonte 430W

HD: HD 1TB

 

2) Configuração Intermediária

Processador: i5 4460

Placa de vídeo: Geforce GTX 960 2GB / Radeon R9 380 2GB

placa-mãe: B85M

RAM: HyperX Fury 4GB 16000Mhz DDR3 (x2)

Fonte: Fonte 500W

HD: HD 1TB

 

3) Configuração Avançada

Processador: i5 4460

Placa de vídeo: Geforce GTX 960 4GB / Radeon R9 380 4GB

placa-mãe: H97M

RAM: HyperX Fury 4GB 16000Mhz DDR3 (x2)

Fonte: Fonte 500W

HD: HD 1TB

 

Claro que a opção 3 é a melhor, porque tem as melhores peças, mas qual é a melhor relação Custo x Benefício x Relação entres as peças?

 

Eu pretendo rodar o Fallout 4 e outros jogos atuais pelos próximos 4 anos, mas nada em configurações altas.

 

----------------------------------------------

Dúvidas

Em relação aos componentes, fiquei com as seguintes dúvidas:

 

1) Qual a diferença entre um i5 4440 e um i5 4460? Vale a pena pegar qual?

2) Qual a diferença entre uma RAM 1600Mhz e uma 1866Mhz? Vale a pena pegar qual?

3) Vale a pena o upgrade pra placa-mãe H97M? Não é muita placa pra pouco processador/placa de vídeo?

4) Eu li que atualmente poucos jogos consomem 4GB de VRAM. Vale a pena pegar uma placa de 4GB? Se eu pegar de 2GB, ela vai ficar obsoleta logo?

5) Preciso olhar também um cooler nessa configuração? Qual cooler eu devo escolher?

6) Sobre o gabinete, pensei no Java. Ele tem um tamanho bom para essa configuração ou fica pequeno?

7) A Geforce GTX 750Ti 2GB deixa muito a desejar em relação a GTX 960 2GB? Ela é quase a metade do preço.

8) Não é desperdício pegar um i5 4460 e combinar com uma 750Ti 2GB? E se pegar a GTX 960 2GB, falta processador?

 

 

vocês conseguem me ajudar com essas dúvidas? Sou meio leigo no negócio.. Valeu!

 

----------------------------------------------

Pesquisa

Pensando em qual loja comprar, fiz uma pesquisa no site de algumas lojas da Santa Ifigênia (SP) e em outras lojas recomendadas por vocês conforme abaixo (também anexada a esse post).

Se vocês tiverem outras sugestões de lojas, refaço a pesquisa e incluo aqui novamente.

 

Na pesquisa, considerei sempre o valor a prazo para todos os componentes em todas a lojas. A grande maioria das lojas oferece descontos médios de 10% para pagamentos à vista.

 

Edit 1: Retirei a pesquisa de preços do post e deixei apenas no anexo. O layout dela não estava ficando bom com o site.

 

PC - Hardware.xlsx                                    

PC - Hardware.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Diferença é pouca, são da mesma geração, mas o atual é melhor
2 - Quanto maior velocidade, menor latencia. Uma de 1866Mhz é melhor pra gamer
3 - Se você quiser embolsar a mais, vale a pena sim
4 - 2gb é suficiente, não conheço nenhum jogo até agora exigindo 4gb, isso é mais pra desenvolvimento de jogos ou coisas muito pesadas como trabalho em 3d que precisa de muita memória virtual pra rodar sem lag. Ou seja, 4gb é demais
5 - Um cooler é sempre bom. Se procura economizar um pouco, um Hyper Tx3 pode ajudar e serve muito bem. Pense em algo mais caro e sofisticado caso queira fazer um overclock, mas com um hyper tx3 você vai ter um pc silencioso e frio
6 - PCyes Java? É bem completo, ótima escolha
7 - http://gpuboss.com/gpus/GeForce-GTX-960-vs-GeForce-GTX-750-Ti
8 - Creio que a 960 é muito melhor que o i5, então talvez tenha um pequeno gargalo no processador, mas como eu também acho que a 960 é exagero, eu não vou opinar muito nessa

 

Sobre a loja, eu prefiro a Kabum, independente de preço vai te oferecer um bom serviço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria com a configuração 2. Estão muito boas as peças e permitem futuros upgrades depois. Não esqueça de pegar uma fonte de qualidade como a Corsair / EVGA / PCYES / XFX para não ter dor de cabeça depois. Até uma Fonte das mesmas marcas de 430W segura com folga sua configuração, mas se pretende fazer upgrades a curto prazo na VGA ( Colocar Uma GTX 970 por exemplo), fique com a Fonte das marcas citadas também de 500W. Não tem ganho significativo do I5 4440 para o 4460, fique com o mais barato.. Pode pegar um Java Pcyes ou um Cougar Archon ambos são excelente e irão lhe atender. De resto está tudo ok.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas galera! 

 

E sobre as lojas, tem alguma outra que vocês recomendam pra eu dar uma pesquisada? Essas lojas que estão ai são confiáveis? 

 

A ciapc esta bem barata em relação às demais, fiquei um pouco receoso..

 

Acho que vou ficar de configuração 2 mesmo..

 

A Radeon R9 380 e a GTX 960 são bem semelhantes ou tem alguma que interage melhor com o i5/placa-mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT Eu recomendaria a Kabum porque sempre foi uma ótima loja pra comprar componentes, e inclusive é a que tem todas as peças disponíveis. Mas você que decide se quiser arcar mesmo com a Kabum

Como dito, as duas placa de vídeo vão interagir perfeitamente com seu processador. Pode haver um pequeno gargalo com a 960 mas não é nada com que se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mais uma dúvida..

 

Eu tava vendo que muitos sites tem uns PCs já montados com umas configurações bacanas, então queria saber o que vocês acham das seguintes configurações:

 

[1] i5-4460, R9 380 2GB, 2x4GB RAM 1600MHz, B85M (R$ 3.230)

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/pichau-gamer-dark-pumpkin-i5-4460-r9-380-8gb-b85m-1tb-500w-thermaltake-h13-window-box

 

[2] i5-4460, GTX 960 2GB, 2x4GB RAM 1600MHz, B85M (R$ 3.474)

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/pichau-gamer-dark-pumpkin-i5-4460-gtx-960-8gb-b85m-1tb-500w-thermaltake-h13-window-box

 

[3] i5-4460, R9 380 2GB, 2x4GB RAM 1866MHz, H97M (R$ 3.567)

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-abyssal-blade-lv4-i5-4460-r9-380-2gb-h97m-8gb-1tb-500w-nzxt-s340-black-box

 

[4] i5-4460, GTX 960 2GB, 2x4GB RAM 1866MHz, H97M (R$ 3.695)

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-abyssal-blade-lv3-i5-4460-gtx-960-2gb-h97m-8gb-1tb-500w-nzxt-s340-black-box

 

[5] i5-6400, GTX 960 2GB, 2x4GB RAM 1600MHz, H110M (R$ 3.644)

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer/intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-6400-330ghz-6-geração-8gb-ddr3-hd-1tb-dvd-rw-evga-gtx-960-sc-2gb-chdmi-gab-soundwave.ptml

 

 

Minhas dúvidas são:

(a) Li que a R9 380 é muito semelhante à GTX 960. Se for assim, posso ir de [1]?

(b) Tem alguma diferença significativa da RAM 1600MHz pra 1866MHz e da B85M pra H97M pra valer R$ 300 a mais?

(c) Essa configuração [5] ta com um um processador muito forte em relação às demais, mas a RAM de 1600MHz e essa placa-mãe podem deixar a desejar? E outra, vale os R$ 400 a mais em relação à [1]?

 

Qual seria a melhor pensando em custo x benefício?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex Então, originalmente seria 3 mil, mas quando eu vi que colocar uma GTX 960 ou uma R9 380 e uma B85M seria muito melhor do que uma 750 Ti + H81, eu mudei de ideia..

 

Talvez o ideal seria uns 3,5mil agora, hehe.. Desculpa pela confusao!

 

Sobre comprar as peças separadas, eu nao manjo nada de montar e em outro tópico falaram que comprando montado é mais fácil de usar a garantia, se precisar..

 

Por isso, sai pesquisando uns PCs montados mesmo.. essas configurações estão boas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael.BRT ir de GTX 750 TI é pedir pra ficar cego. :wiggle:

Se é pra ir de GTX, é 970, ou 960 4GB. A R9 380 tem desempenho semelhante a 960. 

Dependendo da VGA que vai pegar, a fonte pode ser a CX 430W se for de um conector. Do contrário, vai ter que ser uma de 500W.

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-power-color-amd-radeon-pcs-r9-380-4gb-gddr5-256bit-axr9-380-4gbd5-ppdhe-box

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...