Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual profissional para este "projeto" ?


mtoloko

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

@mtoloko o corte na parte ou grade frontal do gabinete pode ser feito por um serralheiro, assim como os demais serviços. Note que a "barriguinha" na tampa lateral e modificação na parte superior são complicadas de serem feitas sem realizar modificações invasivas. No caso da lateral do caso até acho que valha a pena, mas no caso das fans superiores, não é mais fácil utilizar fans slim, de 15mm?

 

O corte na parte frontal, você mesmo pode tentar fazer, se tiver uma micro retífica ou um alicate de cortar fios/chapas. Qual gabinete você tem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, caiokn disse:

@mtoloko o corte na parte ou grade frontal do gabinete pode ser feito por um serralheiro, assim como os demais serviços. Note que a "barriguinha" na tampa lateral e modificação na parte superior são complicadas de serem feitas sem realizar modificações invasivas. No caso da lateral do caso até acho que valha a pena, mas no caso das fans superiores, não é mais fácil utilizar fans slim, de 15mm?

 

O corte na parte frontal, você mesmo pode tentar fazer, se tiver uma micro retífica ou um alicate de cortar fios/chapas. Qual gabinete você tem?

Eu acho que se eu tentar fazer vai ficar horrível , não tenho pratica em trabalhos manuais e nem ferramentas .

Essas fan slim nunca tinha ouvido , até dei uma pesquisada rápida  e não encontrei pra vender, mas não  pretendo comprar .

Pensei no superior cortar na parte do fan e prender pro lado de fora do gabinete . 

 

Tenho medo de fazer e não ficar do jeito que eu quero , seilá já to pensando em vender esse aqui e comprar outro , porque se eu modifico ai fica ruim pra vender .

Ele é um Thermaltake V3 black edition

 

Obrigado pelas dicas .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtoloko aqui vai uma foto do meu gabinete:

 

A7T0soO.jpg?1

 

A foto não é muito recente, mas mudei pouca coisa no cable management. Neste gabinete a ideia é enfiar a maior quantidade de cabos possível por trás da bandeja da placa-mãe, e esconder o resto naquele espaço do lado das baias de HDs. Uma ideia interessante é utilizar abraçadeiras plásticas, de preferência pretas, que ficam discretas devido a essa também ser a cor do interior do gabinete (não foi o meu caso, XD).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@caiokn Bem bolado esse teu cable management , quando eu tinha uma micro-atx não me atinei que esse buraco em cima da fonte passava cabos e também tinha medo em mudar deixei como a loja mandou , fui mudar quando troquei por uma ATX e agora esse buraco da fonte não tem mais :( . o de 24 pinos e o 12v está parecido com o seu. 

 

WN8zFDi.jpglcy1qH1.jpg

segunda imagem é o cable da loja.

 

E esse seu fan frontal faz barulho ?  O meu fica 50dB   , e ligado sem estar no gabinete ele é silencioso . por isso o corte na parte frontal . 

Eu gosto do nosso gabinete , se tivesse a "barriguinha"  quase seria perfeito .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtoloko

 

Você pode tentar fazer um cover para a sua fonte. Já vi gente fazendo até de papelão, dê uma olhada no youtube. Aí você poderia esconder os cabos na parte de baixo do gabinete (mas bem dobradinhos, para não atrapalhar no fluxo de ar), e instalar uma ventoinha nas baias de 5,25", abaixo do drive óptico, caso ache que seu CPU precisa de mais ventilação.

 

Realmente, se as laterais tivessem mais espaço seria ótimo. Uma vez vi num fórum gringo um mod onde cortaram uma janela na lateral do gabinete, e colocarem uma janela de acrílico com a tal barriguinha. Achei interessante, mas não me animei a fazer no meu XD

 

Sobre a fan frontal, estou usando ela em 7v em vez dos 12v normais. As duas fans que uso são de linhas 'Silent', e o ruído delas só é perceptível em momentos de muito silêncio, em geral de madrugada. Medindo por um app que baixei no smartphone, a cerca de um metro do gabinete o ruído é de cerca de 29 dB. 

 

Edit: sugiro que faça sim o corte na parte da frente do gabinete. Fiz aqui no meu com um alicate. Ficou meio feio mas melhorou muito o fluxo de ar e diminuiu o ruído - e ninguém nunca perguntou ou quis ver o buraco, então sossegado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fez agora o corte frontal ?  Foi eu que te dei a ideia ?  A carcaça da frente esconde e vai ter um fan ali tapando .  

 

O que me incomoda no gabinete  são os barulhos fans "ventilador" ,o Cable Management e os fans no topo que não cabe , mas é mais estética , como eu tenho 4 fan , 1 na frente , 1 na tampa ou inferior  e os outros 2  tirando o ar no topo .

 

Acho que meu fan não permite mudar pra 7v  , ele é de 3 pinos e vem com adaptador molex , não sei se ligado no conector da placa-mãe chasi_fan 4 pinos  da pra controlar a rotação . 

 

Se puder , eu gostaria de ver uma foto do corte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtoloko na verdade eu já fiz o corte faz bastante tempo, cerca de uma semana depois de ter comprado o gabinete eu já havia feito o buraco :)

 

O barulho dos fans, caso não tenha um controlador de fans, pode ser resolvido de 3 maneiras:

- reduzindo manualmente a tensão delas (através de adaptador molex)

- trocando para fans mais silenciosas

- controlando elas através da placa-mãe

 

As duas que tenho aqui são de 3 pinos com adaptador molex, e fiz uma modificação na ordem dos pinos para que em vez de funcionar em 12v, funcionasse com 7v. Foi aqui mesmo no fórum que vi esse esquema, é bem simples, caso queira tentar.

 

Sua placa-mãe é muito boa, acredito que mesmo para fans comuns (não PWM) seja possível controlar sua velocidade pela tensão. Faça o teste, conecte uma delas no conector da placa-mãe e veja se é possível ajeitar dessa maneira.

 

Posso tirar a foto sim, mas dá vergonha, huehue. Ficou feio o serviço. Logo mais edito o post e coloco a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma grelha 120mm pra por na tampa. Só que a loja me enviou uma de 80mm mas ta brabo deles me mandar a certa. Ai com isso eu tenho o formato do corte .

 

Usei aqui um programa que veio no CD da minha Mobo , F-Stream Tuning , Não sei usar mas só consegui "testar" as fans 

O teste  aumentava e diminuía o RPM  , ai até uma ficou bugada não queria voltar pro RPM padrão .

Mas o programa é muito ruim , da umas travadas não me da muita opção .

 

Sobre o molex é cortar ele pra que encaixe de outro jeito que da os 7v ?   

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai a foto:

 

yruvK6f.jpg

 

Veja que tem um circulo desenhado ao redor do buraco. Era onde eu deveria ter cortado, mas como não tinha micro retífica ou ferramenta semelhante, cortei com um bom alicate de cortar fios mesmo - e ficou como ficou XD. Comecei pelas partes mais próximas da borda, e onde não deu para cortar direito, entortei para fora e amassei com um alicate (alí no canto superior direito).

 

Sua placa-mãe tem aquela BIOS do tipo UEFI, não tem? Entre nela, veja se tem algo relacionado ao controle das ventoinhas. Talvez nem precise de um software separado para isso, na dúvida consulte o manual.

 

O lance de fan em 7v eu fiz com adaptadores de 3 pinos para molex. O lance é bem simples, basta apenas que você preste atenção à cor dos fios (que indicam a tensão), desencaixar os pinos do molex e depois recolocá-los na ordem desejada. Se você já tem o adaptador, não precisa cortar nada. Dê uma procurada no tópico abaixo para vocêr ter uma ideia:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eq5zShT.jpg

 

O meu deve ser um modelo mais antigo 

 

Minha mobo tem esse UEFI , vou dar uma olhada .

 

Caio, muito obrigado mesmo pela ajuda ! Que pra desmontar o painel pra tirar foto, é ter vontade de ajudar hein :D 

 

Quando a grelha chegar , eu vou cortar , ai eu posto fotos .

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...