Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar o dsr (tecnologia de aumento de resolução da nvidia)


Posts recomendados

 Pois bem, já vim aqui procurando ajuda com uma questão relacionada a monitor/tv para jogar, dai descobri que minha tv é 768p o que não é nada ruim porém não é 1080p e o problema e eu estar montando uma configuração para jogar em full hd do qual não seria capaz de aproveitá-la ao máximo, porém me surgiu uma ideia. A tecnologia DSR da Nvidia vale a pena, pois tenho apenas duas escolhas continuar com a minha tv de 32p, 768p ou fazer um mega esforço que só será feito se for a ultima opção, que seria comprar um monitor full hd.

 Vale ou não a pena utilizar o DSR na minha tv e aumentar a resolução para 1080p? Tenho certeza que não é apenas mudar a resolução como magica e nenhum efeito contrario ira surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até valer a pena, se você tiver uma VGA com poder de fogo suficiente para tanto. O DSR nada mais é do que uma versão do SSAA (super sampling anti aliasing), que renderiza imagens em resolução superior à nativa do monitor e depois as redimensiona para o tamanho correto. Por conta disso, pode haver queda no desempenho, visto que quanto maior a resolução, mais a VGA trabalha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caiokn disse:

Pode até valer a pena, se você tiver uma VGA com poder de fogo suficiente para tanto. O DSR nada mais é do que uma versão do SSAA (super sampling anti aliasing), que renderiza imagens em resolução superior à nativa do monitor e depois as redimensiona para o tamanho correto. Por conta disso, pode haver queda no desempenho, visto que quanto maior a resolução, mais a VGA trabalha.

A minha seria uma GTX 960, o jogo que estou visando mais jogar é The Witcher 3, será que daria para rodar no alto em 1080p sem problemas.

 Não sei se contaria muito mas o processador será um Fx 6300, como é meu primeiro pc gamer estou querendo montar algo para não mexer por um bom tempo, mas quando for mexer eu troco por um melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi bem, você tem uma TV que suporta 1366 x 768 e quer usar o DSR pra alcançar o Full HD certo?

 

Creio que funcione sim, mas o DSR não funciona exatamente do jeito que você tá pensando, você não escolhe a resolução e pronto. Você tem que ativar os fatores de multiplicação que se multiplicam pelos pixels da sua resolução nativa. Mas ele não multiplica exatamente os pixels, até porque não tem como, sua TV não suporta, pense nisso como um anti - aliasing mais avançado.

 

nvidia-control-panel-dsr-scaling-factors

 

Por exemplo, com um monitor Full HD seria assim.

 

1920 x 1080 = 2.073.600 pixels

DSR Factor 4.00x

2.073.600 x 4 = 8.294.400 pixels

3840 x 2160 (4K) = 8.294.400 pixels

 

Ou seja quando você ativa o Fator 4x em um monitor Full HD, vai aparecer a resolução 4k nos jogos (até nas opções do Windows mesmo aparece).

 

Se não me engano, com essa sua resolução, 1366x768, multiplicando por 2.00x você chegaria a 2.098.176, é um pouco além de Full HD mas creio que é o mais próximo que você vai conseguir chegar. Só não me pergunte que resolução seria essa porque não faço ideia, ligar o DSR da umas resoluções malucas de vez em quando tipo: 2351x1323.

 

Espero ter esclarecido sua dúvida amigo!

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Narak13 disse:

Pelo que entendi bem, você tem uma TV que suporta 1366 x 768 e quer usar o DSR pra alcançar o Full HD certo?

 

Creio que funcione sim, mas o DSR não funciona exatamente do jeito que você tá pensando, você não escolhe a resolução e pronto. Você tem que ativar os fatores de multiplicação que se multiplicam pelos pixels da sua resolução nativa. Mas ele não multiplica exatamente os pixels, até porque não tem como, sua TV não suporta, pense nisso como um anti - aliasing mais avançado.

 

nvidia-control-panel-dsr-scaling-factors

 

Por exemplo, com um monitor Full HD seria assim.

 

1920 x 1080 = 2.073.600 pixels

DSR Factor 4.00x

2.073.600 x 4 = 8.294.400 pixels

3840 x 2160 (4K) = 8.294.400 pixels

 

Ou seja quando você ativa o Fator 4x em um monitor Full HD, vai aparecer a resolução 4k nos jogos (até nas opções do Windows mesmo aparece).

 

Se não me engano, com essa sua resolução, 1366x768, multiplicando por 2.00x você chegaria a 2.098.176, é um pouco além de Full HD mas creio que é o mais próximo que você vai conseguir chegar. Só não me pergunte que resolução seria essa porque não faço ideia, ligar o DSR da umas resoluções malucas de vez em quando tipo: 2351x1323.

 

Espero ter esclarecido sua dúvida amigo!

 

 

@Narak13 Muito obrigado pela explicação, mas me diga você acha que vale a pena usar ele em minha config e segurar a compra do monitor por mais um tempo. Eu até poderia compra lo agora porém se este método valer por um tempo, eu deixarei para mais tarde. Estou montando o pc do 0 então está ficando bem caro.

 

 

5 horas atrás, Foxwalt disse:

Você não tem monitor Full HD?

Não! Tenho uma Smart Tv de 32polegadas, 1366x768.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deamir Von Torne


Aconselho você ver como fica antes. Eu ouço bom relatos de gente que usa o DSR pra jogar em 2k ou 4k e falam que fica muito bonito sim, mas ainda não tinha visto um caso como o seu de usar o DSR pra jogar em Full HD então sinceramente não sei se fica bonito ou não.

 

Mas testa aí, vê se dá uma diferença boa e traz o resultado pra gente, fiquei curioso.

 

Eu aconselho você pegar um monitor Full HD mesmo se o DSR for bom, sério é muito bom, mas se você quer esperar pra comprar testa o método aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem segredo algum, sua TV vai continuar funcionando do jeitinho que está. Funciona do mesmo jeito que quando se coloca uma resolução menor na tela. A imagem é esticada para encaixar na tela. Quando voce ativa o DSR(Nvidia) ou o VSR(AMD), o computador passa a lhe oferece mais opções de resolução. Se a opção escolhida for maior que a resolução nativa da tela, esse programa apenas encolhe a imagem para ela caber na sua TV, assim como já se faz a anos quando a resolução escolhida é menor que a nativa da tela, o sistema estica a imagem para encaixar na tela. 

Mas na pratica sua tv vai ser a mesma, com a mesma resolução real, apenas exibindo uma imagem maior que foi encolhida para caber na tela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deamir Von Torne se é uma GTX 960 certamente ela tem força para empurrar o game em boa qualidade de imagem e 1080p. Tem alguns games que não funcionam muito bem com o DSR, então é uma questão de tentar e ver se o resultado será satisfatório. Teste também os demais modos de AA que o jogo ou o painel de controle da Nvidia oferecem: MSAA, SSAA, FXAA, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Foxwalt disse:

Você até pode usar o DSR, mas é importante deixar claro que isso não é a mesma coisa de um Full HD "real".

 É obvio que sei disso, porém neste momento estou aceitando qualquer coisa que faça com que eu possa economizar pois uma coisa é comprar um placa de vídeo ou processador, outra totalmente diferente é montar um pc do 0, então se o DSR fizer com que eu tenha uma qualidade de imagem próxima ao full hd, já estará ótimo pois não precisarei me desfazer de minha tv e poderei deixar a compra do monitor para o final do ano quando eu terminar de pagar o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deamir Von Torne olha, o DSR não vai te dar a nitidez do Full HD em um display de 768p. Sendo um método de AA, ele vai melhorar a aparência geral do game, mas não vai deixá-lo mais detalhado, mais nítido.

 

Apesar da "baixa" resolução, jogar em 768p tem uma vantagem, que é a de poder subir as qualidades gráficas bem mais do que em resoluções maiores. Por isso disse antes, teste os vários modos de AA e configurações gráficas, pois as vezes a diferença na aparência é pequena, mas o impacto no desempenho pode ser grande. Penso que antes jogar em 768p no ultra e com bom fps do que em 1080p no médio e mesma taxa de fps. Dependendo da distância entre você e a TV, pode ser que uma resolução maior nem faça diferença em termos de detalhamento da imagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A resolução é o que causa o impacto brutal na qualidade. Na maioria dos jogos, trocar de médio para alto dá uma diferença mínima e trocar de alto para máximo não muda quase nada mesmo, apenas força a máquina muito mais. Se você aumenta a resolução de 768p para 1080p isso sim dá um impacto gigantesco, é outro nível de jogo.

 

É muito melhor jogar em médio/alto 1080p que jogar no máximo em 768p. Nem se compara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

A resolução é o que causa o impacto brutal na qualidade. Na maioria dos jogos, trocar de médio para alto dá uma diferença mínima e trocar de alto para máximo não muda quase nada mesmo, apenas força a máquina muito mais. Se você aumenta a resolução de 768p para 1080p isso sim dá um impacto gigantesco, é outro nível de jogo.

 

É muito melhor jogar em médio/alto 1080p que jogar no máximo em 768p. Nem se compara.

 Cara sei que provavelmente você está querendo ajudar mas a minha pergunta não foi sobre qual é melhor 1080p ou 720p/768p. É bem obvio para todos que 1080p é melhor porém minha pergunta e se vale a pena usar o DSR na minha tv para não ter de comprar monitor full hd agora, pois já gastei 2800 reais e não quero comprar a menos que seja ultra necessário. 

 O ponto final é, se o DSR for pelo menos 50/70% equivalente a um full hd (Em questão de imagem) para mim já esta valendo, pois poderei continuar em minha tv que é maior, pois quero jogar em uma distancia boa de preferência, outra não precisarei me desfazer dela, até por que se eu comprar um monitor darei a tv para minha mãe, e três não terei de gastar dinheiro agora, então poderei terminar de pagar e ai sim final do ano comprar um Full Hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
39 minutos atrás, Deamir Von Torne disse:

 Cara sei que provavelmente você está querendo ajudar mas a minha pergunta não foi sobre qual é melhor 1080p ou 720p/768p. É bem obvio para todos que 1080p é melhor porém minha pergunta e se vale a pena usar o DSR na minha tv para não ter de comprar monitor full hd agora, pois já gastei 2800 reais e não quero comprar a menos que seja ultra necessário. 

 O ponto final é, se o DSR for pelo menos 50/70% equivalente a um full hd (Em questão de imagem) para mim já esta valendo, pois poderei continuar em minha tv que é maior, pois quero jogar em uma distancia boa de preferência, outra não precisarei me desfazer dela, até por que se eu comprar um monitor darei a tv para minha mãe, e três não terei de gastar dinheiro agora, então poderei terminar de pagar e ai sim final do ano comprar um Full Hd.

Não entendi essa. Na boa. Você perguntou se vale a pena, eu disse que sim. Já respondi. Mas acrescentei dizendo que não se compara com Full HD. Respondi sua pergunta e fui além, isso aí foi uma réplica a respeito do que foi mencionado pelo outro colega. Algum problema nisso?

 

1 hora atrás, caiokn disse:

Como eu falei, depende da distância entre o OP e a TV. Se ele estiver longe, acima da distância recomendada, talvez ele não veja diferença alguma.

Na distância em que as pessoas usam monitores/TVs para computadores a diferença entre HD e Full HD será bem noticiável. Tem que ser uma distância consideravelmente maior para que não seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que ninguem está entendendo é por que voce simplesmente nao ativa a função e testa. Afinal tudo que voce precisa fazer é ajustar o gerenciador da Nvidia.

 

Eu por exemplo experimentei usar no meu monitor que é Full HD a resolução 2.5K. Para jogar CS GO nao prestou pra mim pois apesar de aumentar o campo de visão, diminuiu proporcionalmente o tamanho das coisas. Fica bem mais difícil mirar na cabeça. Mas isso por que meu monitor é de 24", tamanho que considero o minimo para FHD. Se fosse de 27" ja dava de rodar em 2k.

De todo modo, no meu pc ta ativado e deixei os jogos rodando em FHD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2016 às 22:51, sdriver disse:

O que ninguem está entendendo é por que voce simplesmente nao ativa a função e testa. Afinal tudo que voce precisa fazer é ajustar o gerenciador da Nvidia.

 

Eu por exemplo experimentei usar no meu monitor que é Full HD a resolução 2.5K. Para jogar CS GO nao prestou pra mim pois apesar de aumentar o campo de visão, diminuiu proporcionalmente o tamanho das coisas. Fica bem mais difícil mirar na cabeça. Mas isso por que meu monitor é de 24", tamanho que considero o minimo para FHD. Se fosse de 27" ja dava de rodar em 2k.

De todo modo, no meu pc ta ativado e deixei os jogos rodando em FHD.

 valeu ai espertão mas eu não perguntaria se pudesse testar ^_^. No meu caso pretendo montar um pc do zero, só que não queria ter de comprar um monitor full hd, pelo menos não agora pois o orçamento já estourou faz tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De toda forma, você vai comprar o PC e mesmo que venha a comprar um monitor, acredito que não vai jogar sua TV fora... 

Logo, agora que todo mundo já explicou o que essas tecnologias fazem e como funcionam. Resta a voce experimentar e dizer o que achou. No final das contas o que mais vale é a experiencia pessoal do utilizador. A imagem vai ficar boa, mas pode ser que você não goste do resultado. E não existe como ser incompatível. 

 

E agora me lembrei de uma coisa a mais. Se você vai usar sua tv, é bom dar uma olhada nesse artigo, pode ser que você tenha de trocar a TV de qualquer jeito para ter uma experiencia melhor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@denis.alves.f com esse mesmo nome eu acredito que não, mas é possível utilizar "injetores" como o GeDoSaTo, que forçam o jogo a renderizar em uma resolução maior que a do seu monitor e realizam o downsampling para a resolução que você quiser.

 

De qualquer maneira, mesmo a melhor VGA onboard ou integrada não é tão potente assim para te dar grande ganho de qualidade visual com esse tipo de recurso. Se a intenção é acabar com as linhas serrilhadas, é melhor tentar outros recursos de anti aliasing primeiro, como o SMAA e FXAA. Agora, se já usa esses e/ou os mais pesados, como o MSAA e SSAA, e o jogo continua "feio", daí pode ser problema com o game mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal, dando um feedback aqui, testei jogos em Full HD e vi que seja DSR ou VSR não terão a mesma qualidade que a resolução nativa, vi também que a resolução nativa pesa mais, porém tem qualidade bem superior.

Fiz o 1 teste com minha máquina nova.

TV LG 22" MT48DF

G4560

GTX 1050 ti

8gb de ram DDR4

https://youtu.be/y8hAVFpAe0o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...