Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Sobre O Unix


pushnoff

Posts recomendados

Olá, ouvi alguns amigos comentando sobre o unix e gostaria de saber para que ele serve, se existe algum lugar onde eu possa baixar esse programa e também alguns sites que tenha apostilas sobre esse programa, gostaria de dar uma conferida neste programa.

Valeu pessoal por qualquer informação sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UNIX é um sistema pago e meio caro, se você realmente quer ele, experimente comprar :D (não recomendo)

agora se você quer algo parecido e gratuito, existe o FreeBSD, LINUX entre muitos outros que são todos "baseados" no mesmo!

Quanto ele ter parte grafica, é, existem sim, já me falaram que KDE roda nele, mas nunca vi nenhum rodando o mesmo, na verdade so vi um e apenas uma vez que rodava em modo texto!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, o Unix não é o nome comercial do sistema, ele é fornecido por diferentes empresas com nomes diferentes. As principais "distribuições" do Unix são o Solaris (da Sun) o HP-UX (da HP) e o AIX (IBM). Como foi citado pelo colega, é realmente muito caro só sendo utilizado corporativamente, e geralmente (não é obrigatório, mas é o usual) em servidores de grande porte. Por isso que não encontramos para venda nos locais que nós pobres mortais frequentamos :P

Apostila também é difícil de achar na net, já que não existe uma "comunidade" como é o caso dos sistemas livres. Mas se você conhecer bem Linux ou BSD não terá problemas para operar no Unix.

E sobre ambientes gráficos, ele tem sim. O que eu conheço é o CDE, mas é possível que atualmente existam versões do KDE, Gnome, etc que rodem no Unix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando trabalhei com pesquisa na universidade tinha umas 4 workstation sun/unix instaladas lá... usei umas vezes para acessar internet e compilar uns códigos de OCR que eu desenvolvia em C++...

tinha ambiente gráfico sim... o tal Solaris, bem parecido com os conhecidos para Linux... com 4 ambientes... menu... barra de tarefas... etc... os drives de cd e zip eram scsi e o video dele era bem massa para época (Não lembro a configuração)...

também já li no site do kde que ele pode ser instalado em unix sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei no emule uma iso do unix solaris se não me engano, tem 605mb, não sei se é a versão completa mais to baixando mesmo assim, daqui uns 3 meses termino de copiar com minha conexão discada, como o pessoal estava comentando eu vou instalar o linux também, só que não sei se instalo o conectiva ou o redhat, to na dúvida :muro: se alguem puder dar uma dica qual das versões do linux eu instalo, quero usar o linux tanto para trabalho quanto para diversão, jogos, musicas essas coisas, só não quero o kurumin, não gostei muito dele não.

valeu aí pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linux = Unix ?

FreeBSD, NetBSD, OpenBSD = Unix ?

Não. Unix é marca registrada do Open Group. Então, o que pode ser considerado Unix ? Podemos considerar como um verdadeiro sistema Unix todo sistema que obedeça certos padrões e, principalmente, que pague pelo direito de ser chamado Unix. Solaris, HP-UX, Irix, entre outros, obedescem alguns padrões e também pagam pelo direito de ser chamado de Unix. Linux, FreeBSD, NetBSD e OpenBSD (entre outros) também obedescem muitos desses padrões, mas não podem ser chamados de Unix simplesmente porque não estão pagando por esse direito. É por isso que vemos por ai esses sistemas sendo chamados de Unix Like. Se vocês procurarem por aí, vão encontrar no FAQ do NetBSD uma analogia que explica tuda essa história direitinho, é mais ou menos assim:

Se uma coisa faz "quack" igual a um pato, tem o bico igual ao de um pato, e anda igual a um pato, então ela é um pato ? Não necessariamente. Se essa coisa estiver pagando pelos direitos autorais para ser chamada de pato, então sim, ela é um pato. Agora, se essa coisa não estiver pagando por esse direito, então o mais próximo possível que podemos dizer dessa coisa sem ferir leis de direitos e copy rights é dizer que se trata de um "Pato Like" . Por isso que Linux, FreeBSD e outros são Unix Like.

Simples e interessante !

Pedro Flynn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...