Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para identificar problema.


Leonardospy

Posts recomendados

Boa Noite galera,

 

estou eu aqui, para pedir a ajuda de vocês para identificar o problema em um notebook, se quiserem pular direto para o problema, pulem o proximo paragrafo.

 

O notebook em questão é um Acer Aspire 5520-5290, ele foi encontrado por um colega jogado no lixo, pelo bom estado do equipamento, ele resolveu levar pra casa para ver se tinha alguma salvação, pois bem, chegando em casa ele arrumou um carregador de notebook genérico para poder ligá-lo, eis que após um tempo o bicho ligou, funcionou normalmente e tudo mais, mas ele reparou que a tampa traseira da tela estava meio aberta, e ao fechar o note para apertá-la pra ver se melhorava, o note desligou. e depois disso ele nao ligou de imediato, ficava meio que na sorte, uma hora ele ligava, outra não, então ele enviou pra mim, que já sou tecnico a algum tempo, e ja tive a oportunidade de mexer com notes, mas nesse caso me deu duvida

 

eu ja abri esse notebook, fiz a limpeza dos contatos da memoria, placa de rede, HD, troquei a pasta do processador, limpei e lubrifiquei a ventoinha e o dissipador, a tampa nao fechava pois o tecnico que mexeu anteriormente forçou o encaixe de modo errado, fazendo com que o mesmo dobrasse e impedisse o fechamento correto da tampa, o notebook a principio, ficava em um loop de liga e desliga até que dava a partida e iniciava, em uma dessas oportunidades consegui testar as memorias e estão funcionando, ja tentei ligar sem as memorias tambem pra ver se ele apitava e nem isso ele chega a fazer, na minha humilde opinião isso é chip gráfico que já ta nas ultimas, gostaria da opiniaõ de vocês para confirmar a minha :)

 

segue um link para um video que fiz, mostrando o loop em que ele fica Notebook Acer em Loop

Print das Configurações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se ao fechar a imagem tivesse sumido mas o notebook permanecesse ligado certamente seria o cabo flat da tela. Só que você disse que ele "desligou", se bem que quem fez isso foi seu amigo, então pode ser que ele teve a impressão de que desligou por ter sumido a imagem da tela... ou realmente ele desligou (apagou tudo)?

Depois você disse que ele ficava num loop de ligar e desligar e as vezes dava start... é um sintoma bem atípico... realmente pode ser alguma peça ou pode ser a bateria da BIOS que não está legal. Nesse vídeo o colega fala sobre um problema que ele teve com o notebook dele após ter abrido: Vídeo Notebook Não Ficando Ligado

Outra motivo pelo qual o notebook desliga normalmente é porque a ventoinha do processador não está funcionando. Verifique se ela está ligando junto no momento que aperta o botão power.

Se não for nenhum desses casos, realmente pode ser alguma peça, daí de fato teria que fazer um teste componente a componente... ou seja, um trampo daqueles!

Boa sorte aí!

 

Ah, outro vilão de Notebook desligando pode ser a bateria que já deu seu tempo de vida útil, ou a fonte de alimentação que não tem potência suficiente para tocar a máquina (já que está sendo usada uma fonte paralela).

Aqui nesse post fala algumas rezões pelas quais o PC pode apresentar mal funcionamento: Postagem PC Desligando Sozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Vamos por partes, em primeiro lugar não aconselho ninguém a utilizar carregadores genéricos, sempre originais ou compatíveis desde que produzidos para o próprio modelo. Essa máquina requer um carregador de 19V 3.42A de 65W, verifique as voltagens desse se são menores. Mas como diz que já é técnico a algum tempo, naturalmente terá ai mais carregadores para testar. Essa poderá ser a causa da máquina não iniciar logo.

Bom mas vamos deixar de blá, blá,blá. Como é técnico vai perceber bem o que lhe vou propor. Estes procedimentos terão de ser realizados com os componentes fora da carcaça. Na bancada de trabalho, desmonte a máquina completamente, comece por verificar visualmente se existe algo na Board, como, condensadores, bobines, mosfets, diodos, etc , queimados rebentados etc. Verifique todas as entradas, Jack, usb, hdmi, etc, se algum se encontra em curto, se tudo aparentemente estiver OK, coloque o processador não esquecendo de o deixar trancado, coloque a ventoinha, note que em muitas máquinas a ventoinha só aciona depois do sensor de temperatura atingir um X de graus, ligue-lhe o carregador e ou poderá conetar o painel de comando ON/OFF ou poderá dar um curto na Board, penso que não tem problemas em saber onde...    

Verifique se algum led se mantém ligado, espere um pouco afim de deixar o sensor disparar a ventoinha, se a máquina se mantiver estável, poderá ir adicionando peça por peça e testando,  começando por colocar um módulo de memória e por ai fora, não esqueça de desligar a Bord sempre que realiza alguma operação.

Alguma dúvida, estamos aqui.

Abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite galera, muito obrigado pela resposta de vocês, dei uma olhada detalhada na placa, na busca por problemas aparentes, verifiquei que existem duas coisas que foram ressoldadas a placa, um capacitor e a bateria da placa-mãe, sou tecnico mas nao sou do nivel avançado como pensarem que eu fosse, para reparos em placa eu sou bem leigo, mas dei uma boa pesquisada afim de aprender sobre os passos que me passaram para fazer os testes corretamente, estou desde de sexta sem net, por isso peço desculpa pela demora em lhes responder.

 

a principio o capacitor está dando continuidade, e pelo que entendi, ele não deveria dar continuidade

P_20160227_210508.jpg

P_20160227_210605.jpg

se possivel, poderia me orientar nos testes das portas? comprei um multimetro digital para fazer os testes, mas nao sei como testar as entradas :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes na bateria e a mesma está perfeita, agora algo interessante me ocorreu, no capacitor fiz o teste de continuidade, e o mesmo apresentava curto, mas ao tirá-lo e refazer o teste, o mesmo estava em perfeito funcionamento, inclusive armazenando a energia corretamente, então parti fazer o teste no local onde o capacitor ficava, e percebi que há continuidade ali, creio eu que isso não deveria acontecer, saberiam me informar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardospy bacana, fazendo os passos e testes você vai eliminando "suspeitos".

Quanto ao teste do capacitor, certamente você o fez corretamente pelas informações passadas, todavia se preferir pode confirmar se fez os passos conforme orienta o colega nesse vídeo: Vídeo de Teste de Capacitor

Quanto à continuidade na placa-mãe, isso é um pouco complexo e eu particularmente não sei dizer se há outro fator ou componente que possa causar essa continuidade (embora eu acredite que não deveria ter continuidade). Nesse quesito específico seria interessante a opinião de algum colega com mais prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...