Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite, não estou conseguindo converter a participação completa do HD interno do meu no notebook para MBR, gostaria de um tutorial pra quem sabe fazer essa conversão. 

Obs: O método pelo CMD, digitando ''diskpart'', depois ''list disk'', depois ''select disk 0'' e por último ''convert mbr'' não funciona, fiz varias, diz que foi convertido com êxito mais não converte. 

Postado

Olá Josimar Rodrigues.

Qual é o seu sistema operacional?

Talvez você possa encontrar um programa que faça a partição. Procure online por "convert gpt to mbr", tenho certeza que você vai encontrar muitas alternativas.

No aguardo.

Abraço.

Postado

voce precisa dar um clean nele antes do convert:

- Iniciar o note com um DVD/USB de instalação de um Windows

- Avance como se fosse fazer uma instalação, na tela do Idioma tecle SHIFT+F10 (irá abrir o CMD)

- Digite diskpart

- Digite list disk

- Digite select disk x (onde x é o disco desejado)

- Digite clean

- Digite convert mbr

- Já estará convertido para MBR, se quiser criar uma partição única:

- Digite create partition primary align=4096

- Digite format quick fs=ntfs

- Digite exit (para sair do diskpart)

- Digite exit (para sair do CMD)

Postado

Mais eu ja fiz esse procedimento Fernando conforme você me disse, depois eu digito exit pra sair do cmd, dai eu entro nele novamente pra conferir se foi convertido digitanto ''diskpart'', depois ''list disk'' e lá aparece novamente como gpt?  

Postado

Como voce está identificando que ainda está em GPT?

O correto é assim:

Digite diskpart
Digite list disk
Observe o campo GPT à direita:
Com asterisco=Formato GPT
Sem asterisco=Formato MBR

Postado

Realmente tem um asterisco no campo GPT, significa que ainda está no Formato GPT.

Nos informe como está executando o diskpart, está usando um DVD/USB de instalação ou está usando o Windows deste disco?

Postado

É o certo. Revisou bem a sequencia dos comandos? Não vejo motivos para não efetuar a mudança. O comando clean é essencial para isso.

Postado

@Josimar Rodrigues O que determina se um disco está no Formato MBR ou GPT é a Tabela de Partições que fica no primeiro setor do disco. O comando clean limpa totalmente os primeiros setores do disco incluindo a Tabela de Partições, mas existem outros formatadores que fazem isso também que são os formatadores de baixo nível (zero fill ou wipe). Eu uso o Zera Linux que é um CD Live, ou seja, voce grava a imagem .iso em um CD ou USB e inicia o pc pelo CD ou USB.

Ele funciona em linha de comando, depois de carregar voce digita:

> zera (vem o texto do Ajuda, leia)

> lista (para identificar o disco, por exemplo sda)

> zera sda (irá apagar os primeiros 10MB do disco, suficiente para apagar a Tabela de Partições)

Download do Zera Linux, tem apenas 6.2MB:

http://sabugo.net76.net/zero.htm

Depois de zerar ele, voce deve criar a Tabela de Partições no Formato MBR, pode usar um Windows para isso, indo em Gerenciamento de Disco, ali talvez já abra uma janela informando que deve inicializá-lo, ou clique com o botão direito na letra dele e ir na opção de inicializar o disco.

Postado

Eu gravei a imagem iso no dvd virgem mais na hora de iniciar com o boot pelo cd não me da essa opção, gravei então a imagem iso no pendraiver com o programa ''iso to usb'', desligo o computador, ligo novamente precionando esc e me aparece a função de boot pelo pendraiver, eu dou boot pelo pendraiver mais não acontece nada, o Windows inícia normalmente. Ja fui na bios pra tentar ativar o dvd pra dar boot mais ele não me aparece lá, só aparece o pendraiver e o boot do Windows normal.. 

Postado

Deve ser as configurações da sua placa-mãe. 

Se tiver desative o Secure Boot 

Se tiver OS SUPPORT para WINDOWS 8..trocar para OTHERS

Se tiver desative o Fast Boot

A placa-mãe não pode estar somente no Modo UEFI, tem que estar em CSM, UEFI AND LEGACY, ou somente LEGACY

Enfim, os Setups são diferentes, tem que ver o que o seu apresenta.

Postado

Ok Fernando, deu tudo certo aqui, eu fiz através do boot pelo hirens boot cd, baixei a imagem e gravei num pendraiver, dei o boot pelo pendraiver e la consegui urilizar um programa que destruiu a particao gpt. Muito obg pela ajuda. Valeu!!!!! ✌✌

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!