Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Seaki

Cooler p/ amd fx8350 superaquecendo

Recommended Posts

Fala galera,

Meu processador, AMD FX-8350, 4100 MHz, esta superaquecendo, fica em 60ºC sem nenhum programa rodando, lembrando que moro no RJ e as temperaturas aqui estão bem altas (beirando os 40ºC), gostaria de umas dicas para contornar este problema.

Troca de pasta e limpeza já foram feitas, sendo que a ultima é feita a cada 3 meses (ultima vez em janeiro).

Já pesquisei alguns, segue:

CORSAIR - Hydro SeriesT H55 Quiet 

COOLERMASTER - Seidon 120V
COOLERMASTER - Hyper 212X

THERMALTAKE - Frio Silent 14 

Gostaria da opinião sobre qual seria o melhor e se há nescessidade de um watercooler

Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

se nao vai fazer overclock um tx3 evo vai te atender bem ouu pode pegar um Hyper 212X

esqueça water cooler se nao vai fazer overclock

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o gabinete e placa-mãe que você tem?

Não há necessidade water cooler caso prefera air cooler, nem também trocar de pasta térmica com frequência.
Pessoalmente não recomendo fazer a troca da pasta com tanta frequência com risco de acabar fragilizando alguma peça mais importante do próprio cooler.
De preferência prefira usar pastas de marcas mais renomadas.

O TX3 é uma opção básica, mas dependendo do processador ou da temperatura ambiente, seu desempenho pode ser mais limitado.

Como referência, estou compartilhando um resultado do desempenho no TX3 no FX-8350.
O limite recomendado para os núcleos é de 70C:

Temp. ambiente: 32C - 34C
Idle: 36C
Load: 56C

O 212X é uma opção melhor do que o TX3, mas o inconveniente é que você somente deverá conseguir instalá-lo virado para a placa de vídeo, e assim o dissipador por conta da largura poderia obstruir algum slot de memória.

Se quiser outra opção para placas AMD, recomendo esse aqui e você pode achá-lo nessa loja aqui.

Veja instalação dele aqui.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Meu gabinete é o Coolermaster HAF 912, tem bastante espaço, e a placa-mãe é  Asus Sabertooth 990FX. Eu achei o 212X em uma loja física e queria comprar logo amanha, será q tem algum problema de incompatibilidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem, mas caso use todos os slot de memoria e use memos com dissipador de calor alto, pode ser ser que o cooler "mate" o primeiro slot devido ao tamanho/largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja esse  vídeo de instalação do Hyper 212 Evo aqui em uma placa AMD.

O 212X tem o mesmo processo de instalação.

O problema de instalar o 212 em 90 graus, virado para as memórias é o dissipador não permitir parafusar o mecanismo de retenção usando a chave phillips ou de fenda.

Acabei lembrando de uma outra opção aqui, se não estiver enganado não teria essa mesma limitação do 212.

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa loja q eu comentei tem o Xigmatek / Red Scorpion II SD1283 mas n tem esse Gaia II, seria uma boa reposição?

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria melhor esquecer essa loja física e encomendar um cooler da Kabum, Terabyte, Pichau? Várias opções boas, e da kabum, por exemplo, às vezes chega no dia seguinte aqui em casa.

Você também pode ir no Centro e comprar pelo Boa Dica.

EDIT: qual o seu orçamento? Está vendo esses coolers que você mencionou por quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

É justamente no boa dica q eu estou vendo, como eu trabalho no centro fica fácil de eu ir la comprar mas la não parece ter muita coisa, tb por isso todas as minhas dúvidas. Já o orçamento até uns 250 ta valendo mas to querendo pagar menos, contudo o principal mesmo é acabar com o problema de superaquecimento porque daqui a pouco pode queimar alguma coisa aqui e o prejuízo vai ser bem maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa crise do dólar, a coisa tá feia para o Av Central. Da última vez que eu fui lá deu até pena. Lojas vazias, outras fechadas, mercado com o cinto apertado e pouca variedade de produtos. Há dois anos aquilo ficava lotado, cheio de produtos entusiastas, coisas novas. Para quem gosta de micro, era o mesmo que ir à Disney :)

Eu não conheço muito a montagem do soquete AMD, então eu me abstenho, mas o Raijintek Themis Evo se sai melhor nos reviews do que o Hyper 212X, e o Gammaxx S40 também fica ali na mesma praia do Hyper 212X. Não sei como é a montagem dos dois para AMD. O Raijintek pode cobrir um dos slots de memória, só vendo, mas ele é o melhor dos três.

Tanto o Raijintek como o Gammaxx estão por 150 reais no Kabum. Boas opções. Parece que o Gammaxx não é muito bom em overclock, mas o Raijintek tem um bom potencial se você fizer um push pull.

EDIT: me corrijo, o Raijintek é melhor do que o Hyper Evo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ultima duvida, enquanto estava pesquisando por coolers, percebi que existe os sockets AMD3 e AMD3+, no caso, o meu é AMD3+ e inclusive esses 2 coolers que você me passou um tem e o outro não tem o AMD3+ em sua descrição. Isso faz muita diferença? Preciso comprar o que tem AMD3+ na descrição? ou é tipo USB 2.0, por exemplo, desempenho maior entrada igual.

E o que vocês acham desse?http://www.kabum.com.br/produto/32542/akasa-cooler-venom-vodoo-p-processador-amd-intel-ak-cc4008hp01/?tag=akasa

Me indicaram esse sendo a "solução final pros meus problemas", se for esse o caso pagando no boleto da pra encarar...

Compartilhar este post

Link para o post

É a mesma montagem. Só muda a pinagem e o tamanho dos processadores.

Por exemplo:

LGA 775 tem furação diferente - parece que a Corsair descontinuou o suporte ao 775 depois do H50.
LGA 1156, 1155, 1150 e 1151 tem a mesma furação.
LGA 1366, 2011 e 2011v3 tem a mesma furação.
AM2/AM2+/AM3/ AM3+ and FM1/FM2 tem a mesma furação.

Do contrário seria uma dor de cabeça para os fabricantes de cooler :) Os sites de venda que esquecem de atualizar a lista de soquetes. Mas no site do fabricante deve estar lá.

Mas eu não sei se esses dois tem o problema de só encaixar na vertical no soquete AMD. Aí os dois cobririam as memórias. Depois eu dou uma olhada, ou você pode pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao cooler q eu mencionei acima? Ele tem um teste aqui no site e ta bem qualificado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Seaki Vai fazer overclock? Porque os outros seguram tranquilo o FX-8350. Como você estava no limite de 250$, talvez seja um dinheiro mal aplicado.

Ele seria melhor do que os que foram indicados, mas já seria um cooler para overclock. Ele também ocupa dos dois primeiros slots de memória. Teria que ser memória bem baixa, sem dissipador nem nada, no osso.

Esses testes do CDH são esquisitos - vários coolers mais fracos na frente do Noctua NH-D14, considerado o bechnmark dos air coolers. Eu já não considero mais esses testes. O meu 9900NT da Zalman tem desempenho parecido com o Max, e o Max está 3ºC na frente do NH-D14... Eu troquei o meu Zalman pelo Noctua NH-U14S e as temperaturas caíram 10ºC :)

Uma boa opção, que talvez tenha um desempenho parecido com esse Venom é o Thermaltake Tt NIC L32 (fan de 140mm):

http://www.kabum.com.br/produto/56389/thermaltake-cooler-tt-nic-l32-140mm-para-processador-intel-amd-cl-p002-al14re-a

Você ainda pode fazer um push pull com ele.

Tem que ver se cabe no gabinete, porque ele é alto, mas ele é mais estreito do que os outros e não vai atrapalhar as memórias. Também dá para montar horizontalmente no soquete AMD (virado para o fan de trás). 

Eu talvez considere o NIC L32 a melhor opção, já que você quer um cooler um pouco mais forte.

EDIT: No Boa Dica está por 247$. Pelo Kabum deve sair uns 220$ com frete e você teria que ir no banco pagar um boleto. Disputa apertada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais