Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ThiagoLuiz

Ajuda - projeto

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!!

Meu nome é Thiago Viveiros, sou graduando em engenharia de computação e estou precisando de uma ajuda de vocês!

Estou trabalhando em uma escola onde a distribuição de internet é feita exclusivamente através de rede sem fio, utilizando access points.

Gostaria de fazer em meu TCC um estudo (projeto) para melhoria de QoS de distribuição de internet da escola efetuando a troca de APs por cabo Ethernet.

Nesse estudo preciso explicar detalhadamente porque a rede cabeada é mais viável, confiável e minimizará os problemas de velocidade de tráfego de dados.

Logo, gostaria de saber dados técnicos de dispositivos que utilizam protocolo 802.11a,b,g,n,ac e Ethernet, por exemplo distância de comunicação de todos esses protocolos, velocidade nominal e real de transferência de dados, implicações de cada protocolo, etc.

Observações:

- Temos aproximadamente 50 ativos de rede fixos.

- Todos os alunos tem acesso à rede sem fio e deverão continuar tendo.

- Todos os funcionários podem acessar a rede sem fio através de dispositivos pessoais.

- Os funcionários não são usuários assíduos de sites de relacionamento porém não existe bloqueio.

- Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram e afins não possuem bloqueio.

- Temos dois links ADSL de 10MB cada sendo que estes NÃO estão em LoadBalancing.

- Em anexo segue um desenho como é a planta da escola (dimensões) e posicionamento do Switch.

- Todos os APs estão no segundo andar (total de 3 andares).

- Pela manhã, quando os alunos do ensino médio estão na escola, é quase impossível navegar.

- Não é possível baixar arquivos p2p (torrents).

56db0ade49595_MedidasplantaIMI.png.b9acf

Caso eu tenha esquecido de alguma informação, volto a escrever-lhes.

Qualquer dica será muito bem vinda!

Agradeço imensamente a atenção de vocês!

Atenciosamente,

Thiago Viveiros.

-

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A troca do wireless para cabo de ajudar na velocidade, principalmente se você desativar os APs, porque seriam menos clientes a serem atendidos.

Agora, se vai usar uma rede mista e manter o acesso pode não haver melhoria, principalmente na internet, porque o link é pequeno e nenhuma política de uso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais