Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda - projeto


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!!

Meu nome é Thiago Viveiros, sou graduando em engenharia de computação e estou precisando de uma ajuda de vocês!

Estou trabalhando em uma escola onde a distribuição de internet é feita exclusivamente através de rede sem fio, utilizando access points.

Gostaria de fazer em meu TCC um estudo (projeto) para melhoria de QoS de distribuição de internet da escola efetuando a troca de APs por cabo Ethernet.

Nesse estudo preciso explicar detalhadamente porque a rede cabeada é mais viável, confiável e minimizará os problemas de velocidade de tráfego de dados.

Logo, gostaria de saber dados técnicos de dispositivos que utilizam protocolo 802.11a,b,g,n,ac e Ethernet, por exemplo distância de comunicação de todos esses protocolos, velocidade nominal e real de transferência de dados, implicações de cada protocolo, etc.

Observações:

- Temos aproximadamente 50 ativos de rede fixos.

- Todos os alunos tem acesso à rede sem fio e deverão continuar tendo.

- Todos os funcionários podem acessar a rede sem fio através de dispositivos pessoais.

- Os funcionários não são usuários assíduos de sites de relacionamento porém não existe bloqueio.

- Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram e afins não possuem bloqueio.

- Temos dois links ADSL de 10MB cada sendo que estes NÃO estão em LoadBalancing.

- Em anexo segue um desenho como é a planta da escola (dimensões) e posicionamento do Switch.

- Todos os APs estão no segundo andar (total de 3 andares).

- Pela manhã, quando os alunos do ensino médio estão na escola, é quase impossível navegar.

- Não é possível baixar arquivos p2p (torrents).

 

56db0ade49595_MedidasplantaIMI.png.b9acf

 

Caso eu tenha esquecido de alguma informação, volto a escrever-lhes.

Qualquer dica será muito bem vinda!

Agradeço imensamente a atenção de vocês!

 

Atenciosamente,

 

Thiago Viveiros.

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A troca do wireless para cabo de ajudar na velocidade, principalmente se você desativar os APs, porque seriam menos clientes a serem atendidos.

 

Agora, se vai usar uma rede mista e manter o acesso pode não haver melhoria, principalmente na internet, porque o link é pequeno e nenhuma política de uso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...