Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
WillianSilva

Transistor x capacitor

Recommended Posts

Boa tarde, li alguns artigos a respeito dos transistores e capacitores dos PC, pra ser mais específico, capacitores da memória RAM e transistores do processador. Vi que a vantagem do transistor em cima do capacitor é a sua velocidade. As desvantagens que vi foram que os transistores são maiores que os capacitores, consomem mais energia e são mais caros. Porém, o artigo é de 2007. Li um outro artigo de 2014 dizendo que os transistores chegam a 20 nanômetros. Quero saber se essas desvantagens do artigo de 2007 ainda se mantém ou não. 

Obs.: artigo de 2007 que mencionei https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-o-cache-de-memoria-funciona/1410/2

Muito obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, aphawk disse:

@WillianSilva ,

voce está confundindo muita coisa nesse post...

Transistor não tem nada a ver com capacitor !

Paulo

eu não disse que eles são a mesma coisa, o que eu quero saber são as vantagens e desvantagens entre ambos. Eu li num artigo do portal deste forum que a memória RAM usa capacitores e que processadores usam transistores e há uma tabela mostrando as vantagens e desvantagens entre estes componentes: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-o-cache-de-memoria-funciona/1410/2 mas o artigo é de 2007, como eu disse li em outro artigo de 2014 que os transistores possuem 20 nn. Quero saber se as vantagens e desvantagens permanecem as mesmas deste artigo de 2007.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor você reler o artigo pra remontar as ideias. (li só o título)

off on topic. Lá nos anos 1900 e bolinha... me lembro que as rams dinânicas realmente tinham um capacitorzinho que devia ser recarregado com frequência. Posso até me lembrar quando o prof explicou. ou melhor tentou kk

Compartilhar este post

Link para o post

@WillianSilva ,

As memórias RAM podem ser de várias tecnologias : SRAM, que é a que utiliza transistores ;  DRAM, que utiliza efeitos capacitivos para manter o dado, e tem várias outras tecnologias menos conhecidas, como a memória utilizando ferrite.

Problemas continuam os mesmos desde 2007. O fato de a tecnologia permitir transistores menores faz com que consumam menos energia, mas os custos de produção são maiores também, e os fabricantes de microprocessadores perceberam que não basta querer rodar clocks mais rápidos, porque quanto mais complexo fica o microprocessador, maior é a quantidade de componentes que falham em velocidades maiores, portanto perdem-se muito mais microprocessadores no teste final, o que acaba encarecendo demais o produto.

Assim, hoje opta-se por vários núcleos, em vez de aumentar a velocidade do clock.

Quanto às memórias cache, desde antes de 2007 elas são mais rápidas do que os microprocessadores podem rodar, e acho que não teremos novidades nesse sentido. No cache dos microprocessadores, sempre se usa memória SRAM. Para o restante, por exemplo nos 16 Gb de RAM que tenho no meu computador, é sempre DRAM.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, aphawk disse:

@WillianSilva ,

As memórias RAM podem ser de várias tecnologias : SRAM, que é a que utiliza transistores ;  DRAM, que utiliza efeitos capacitivos para manter o dado, e tem várias outras tecnologias menos conhecidas, como a memória utilizando ferrite.

Problemas continuam os mesmos desde 2007. O fato de a tecnologia permitir transistores menores faz com que consumam menos energia, mas os custos de produção são maiores também, e os fabricantes de microprocessadores perceberam que não basta querer rodar clocks mais rápidos, porque quanto mais complexo fica o microprocessador, maior é a quantidade de componentes que falham em velocidades maiores, portanto perdem-se muito mais microprocessadores no teste final, o que acaba encarecendo demais o produto.

Assim, hoje opta-se por vários núcleos, em vez de aumentar a velocidade do clock.

Quanto às memórias RAM, desde 2007 elas são mais rápidas do que os microprocessadores podem rodar, e acho que não teremos novidades nesse sentido. No cache dos microprocessadores, sempre se usa memória SRAM. Para o restante, por exemplo nos 16 Gb de RAM que tenho no meu computador, é sempre DRAM.

Paulo

Obrigado Paulo, mas aqui "Quanto às memórias RAM, desde 2007 elas são mais rápidas do que os microprocessadores podem rodar", não seria o processador mais rápido que a RAM por isso que criaram a CACHE?

Compartilhar este post

Link para o post

@WillianSilva ,

Opsss, pensei uma coisa e escrevi outra... vou corrigir !

A memória cache é feita para rodar no clock real do processador, e é a mais rápida de todas. Já nos idos de 2000, os Pentium  já rodavam a 3.4 Ghz, e o cache acompanhava !

As SRAMS atuais estão com tempos de acesso de 8 nanosegundos, que ainda são umas 30 vezes mais lentas do que a cache.

As DRAMS já devem estar perto dos 2 Ghz.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais