Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RJMonge

Quedas de gpu usage. típicos "soluços" em fps

Recommended Posts

Galera, estou a algumas semanas tentando identificar esse problema, que só tem ocorrido depois de eu trocar a GPU para uma MSI GTX970 4GB 256MHz.

 

O que ocorre é aquele típico "soluço": uma travada curta, de 1 a 3 segundos, após a qual o game avança para compensar o atraso.

Monitorando pelo MSI Afterburner, o que eu pude identificar nesse período é uma queda drástica do uso da GPU  ( em alguns casos, chegando a 0%) e aumento do uso da CPU, seguido de um pico de uso de GPU (acima de 90%).

Estou utilizando os drivers mais recentes da Nvidia, e o problema não é uniforme - alguns jogos tem travadinhas de dez em dez minutos, outros rodam absolutamente fino por horas antes de dar qualquer sinal de problema.

 

Já conduzi testes de memória (um stick de Corsair Vengeance 8GB, 1600MHz). Também realizei, por outras razões, recentemente testes no IntelProcessor Diagnostics Tools, onde meu i7 4790 falhou o teste de frequência de CPU. Apesar disso, nem eu nem o profissional a quem submeti a máquina conseguimos identificar o problema.

As temperaturas também se mantém constantes. A CPU tem esquentado um pouco (entre 60ºC e 70ºC), mas nada que, aparentemente, interferisse com a performance - embora eu já esteja me preparando para usar um Cooler Master Hyper 212X nela.

 

Verdadeiramente, não consigo precisar onde estaria a fonte do problema. Me ocorre o fato de a maioria dos programas rodarem a partir de um Caviar Western Digital Green de 2TB, 5400 RPM (que é baixo considerando o padrão de 7200 rpm), mas, como eu disse, o problema não é constante - e não ocorria quando eu utilizava uma XFX Radeon HD 6870 com o mesmo HD. O HD Sentinel acusa que o status do HD ainda é de 100% - não parecem haver falhas no disco.

 

Oportunamente, pra terminar os specs, eu estou me valendo de uma Seasonic Bronze 520W para Fonte, e uma placa-mãe MSI Z97-G43.

 

Alguém com mais experiência pode me dar o mínimo de noção de ONDE o problema pode estar? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, RJMonge disse:

Também realizei, por outras razões, recentemente testes no Intel Processor Diagnostics Tools, onde meu i7 4790 falhou o teste de frequência de CPU.

Falhou? O programa deu algum aviso? Nunca usei isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... aí que está. Eu fui rodar a ferramenta - que até onde eu sei, é oficial da Intel - novamente para copiar o log... e a CPU passou em todos os testes. Com aquela temperatura de 80ºC que está me incomodando mas... fora isso...

 

De volta à estaca zero, aparentemente.

 

Observando o log do MSI, estou vendo que o Pagefile usage chegou a alcançar 10726... de um limite de 8192.

O uso de RAM está também estranhamente alto (Max 7402).

 

Considerando ser ela o componente mais velho - exceto um HD de 80GB que basicamente roda Windows e Meus Documentos - do computador (cerca de 4 anos), me ocorre se a PSU não estaria falhando em mandar energia para algum componente. Mas pra ser sincero, estou sem idéias. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RJMonge

 

Sua CPU e o 4790 ou 4790K? O segundo tem fama de esquentado..

 

De toda forma, 80ºC é alto.. Esse programa estressa algum componente, além da CPU? Explicaria esse uso alto de RAM e de arquivo de paginação..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Uso o i7 4790 regular, para não ter nem tentação de mexer com overclock.

80ºC foi com o Diagnostics forçando a CPU no máximo, justamente para testar a temperatura.

Como eu mencionei, de fato é um pouco alto para o meu gosto, mas já estou planejando colocar um Hyper 212X nele.

 

Que eu saiba, o Diagnostics não estressa outros componentes. Infelizmente eu não monitorei durante o teste, de modo que não sei afirmar se o máximo registrado foi durante uma sessão de gaming ou durante o próprio teste. Farei um teste logo no próximo startup.

 

Por enquanto, utilizei o Driver Booster 3 para atualizar alguns controladores de chipset que aparentemente estavam bem desatualizados. Verei se isso faz alguma diferença. Até onde pude perceber em poucos minutos, o PC parece um pouco mais lento, mas com uma velocidade mais consistente.

 

 

Edit: 

Bem, a atualização dos controladores de chipset teve uma melhora notável - mas o problema persiste.

Quanto ao uso de RAM e arquivo de paginação, se mantiveram normais (em torno de 5000 e 6000, respectivamente) fora do Diagnostics.

 

Próximo passo será fazer um chdsk.

Continuo procurando esclarecimentos, se alguem entender melhor a situação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais jogos especificamente ocorre o problema? Em todos eles o uso de memória RAM fica acima de 7gb rodando apenas o jogo? Você não está rodando alguma coisa que consome muita RAM junto dos jogos? Único game que conheço que usa 7gb de RAM é GTA 5, nunca vi outro fazer isso.

 

Se seus jogos causam uso de 7gb de RAM recomendo que faça upgrade para pelo menos 12gb para começar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nowinskit

Como eu mencionei, creio que o uso excessivo de RAM foi um sintoma do Diagnostic Tools, não do uso regular.

 

Tenho reparado mais esse problema em jogos da Blizzard (Diablo 3, Heroes of the Storm, etc etc), mas outros bem mais velhos (Bulletstorm, por exemplo) também deram trabalho.

 

O chkdsk não encontrou problemas no HD. 

O que fiz agora foi usar o NVIDIA Control Panel para ligar o Adaptive VSync e mudar o perfil de energia para desempenho máximo. Vejamos se funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/03/2016 às 23:52, RJMonge disse:

.

Estou com o mesmo problema que você cara... Estou achando que é o driver, depois de instalar o 364.47 deu uma melhorada nessas quedas de uso. Aqui as vezes chegava a 0% de usage :wacko:

Edit: uso uma 970 Gigabyte twin turbo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×