Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas panasonic piccolo. mudou o ronco e abriu fusível. como testar o magnetron?


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Consegui algumas coisas

 

 

http://www.infoescola.com/eletronica/magnetron/

 

Só falta agora descobrir como descarregar

 

@Dilson Bezerra  pergunto-lhe, alguns videos falam em descarregar o capacitor com curto entre os terminais e a carcaça, outros falam entre os terminais, outros ainda entre os terminais E a carcaça

 

Este microondas tem um terminal de um lado, que vai pro trafo, e em outro extremo 3 terminais. Neste lado um terminal vai pra uma peça ligada à carcaça, acho que é o resistor de descarga, ACHO. Outros 2 vão para o trafo....

 

Seria suficiente o curto entre um dos terminais e a carcaça?

 

1457271420525.jpg

1457271450743.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Geralmente eles usam um fusível de louça (Com retardo)

9f5dbdb24e6d9a43b2f7cdfe9ace2636.jpg

Se o magnetron tivesse esquentado muito, o termostato sobre ele abriria...

Para continuar os testes ai, primeiro remova os fios do magnetron, e os fios que vão para o conjunto capacitor/diodo...

Certifique-se que somente os fios do primário do trafo esteja ligado...

Acione o aparelho, se o fusível queimar, é sinal que o trafo esta ruim, se não queimar, o capacitor/diodo estão ruins, troque o conjunto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio  ontem troquei o fusível. Só não tinha testado o capacitor, e o capacitor está com continuidade.

 

Hoje vou trocar ele e testar

 

o magnetron não dá continuidade, nem o termostato. Se não for o capacitor, nem vou me "debruçar muito", e vou comprar outro....

 

O trafo não exala cheiro de verniz, então acho pouco provavel que ele tenha aberto... por isso que vou investir, ainda, no capacitor. Se não, vou sacar fora o trafo, tentar passar nos trocos, a placa, e usar o ventilador no pc... kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest

-capacitor não pode dar continuidade. A não ser que ele esteja em paralelo com alguma coisa tipo o trafo. Desconecte, descarregue, reteste

-magnetron.. não sei. Se for igual a uma válvula, você deve conseguir medir só o filamento (to nem aí se falei besteira kk)

-termostato.. frio? dá continuidade

-capacitor pode ser tão caro quanto o m.o.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz  o capacitor não fica carregado. Eu não precisei descarregar ele em nenhum momento, visto que já estava.

 

Eu testei em continuidade e em X20R no minipa 2042D, e ambos os casos deu continuidade (0ohms) então vou tentar o capacitor mesmo.

 

Magnetron não é.. os testes "do tio youtube" nada revelaram. Não dá continuidade entre polos, nem polo/carcaça. Assim, elimino o cap... se não for ele, daí fora com o microondas, porque não vale a pena um magnetron novo.

 

e o trafo, eu to precisando de um peso de porta, ou ainda vender no ML

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

peso de porta é um bom uso até o dedão do seu pé achar ele. Ái... só de imaginar kk

 

Eu até tinha um m.o. com defeito no teclado. Foi pra reciclagem. Acho que até tenho +1. Poderia até dar-te as peças mas preguiça de desmontar, levar no correio e tal... esquece

 

Ah sim, um capacitor de valor alto, ao medir com multimetro, ele deve dar 0.00 por poucos momentos. Encoste, aguarde subir e abrir. Inverta, aguarde de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ilkyest No teste que você fez no capacitor, você desconectou os fios do trafo para ele?

Se sim, é certeza que ele ou o diodo estão em curto, compre o conjunto, você encontrará isso facilmente em oficinas do ramo ou até em ferro velho!....

Esse conjunto nada mais é que um retificador em meia onda, (de alta tensão), para alimentar o anodo do magnetron...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

"Totalmente em OFF!!!"  Então fechou! O problema é nesse conjunto..... Hehehe!!!!... Eu já não tive muita sorte! O meu foi o Magnetron que entrou em curto! Ai, explica pra patroa que você vai procurar um magnetron que sirva no seu aparelho!!! (lógico uma semana no mínimo!)... :chicote: (COMPRA UM NOVO!) resposta! Sim bem!... :(....

 

PS: Essa mensagem se auto destruirá em poucos dias!... Não a citem!!!.. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio

 

Sim, eu tirei ele fora, completamente

 

@Isadora Ferraz  calma lá né.... humilha mas não avacalha... é óbvio que testar continuidade sem desconectar uma das patinhas seria ignorar os bicos de eletronica que fiz. Na verdade as duas únicas coisas, tá... 3, que não testei ponto a ponto num primeiro momento, visto que esse micro já desligou num outro momento, foi o trafo, o cap....e o fan, que liguei direto em 220... e já me "brilhou os zóinho" pra usar ele.

 

daí troquei o fusível, e tchau fusível, daí isolei o trafo... não ouvi qualquer estalido ao descarregar o cap, nem fraco que fosse o que mais me levava a crer em curto do cap. e depois saquei fora e voilá, continuidade

 

hoje contudo, um drama... o cap original e podem ver na figura, tem 3 conectores. Um ao trafo, outro a outra parte, e o terceiro ao diodo.... e o que comprei, de 0,90micro/2100 (0,85 no original) tem duas patas por borne, vou ter de gambiarriar para o diodo

 

afora isso... quinta feira volto à sala de cirurgia, amanhã tenho aula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ilkyest Esses Capacitores só tem dois polos! Para facilitar a montagem, alguns vem com dois contatos em um dos polos, ou nos dois..., não importa... Ligue da forma que você achar mais fácil, o diodo já vem sempre polarizado de forma a ser, um lado parafusado na carcaça  e o outro lado vai para o capacitor. 

Para usar os mesmos soquetes, você pode cortar o terminal do diodo que liga ao capacitor, e soldar o outro no local! Como todos os fios próximos são isolados, uma soldinha no terminal dele, não fará diferença....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não sei se entendi direito mas.. você mediu a continuidade daqueles 3 terminais juntos e achou que estava em curto? Posso rir?

Claro que não né (as duas respostas) Ou...? (kk)

 

Bom com esta capacitância, se usar multimetro analógico num escala de resistencia alta, o ponteiro vai e volta = capacitor pode estar ok. Num digital numa escala 20M vai aparecer alguns números e voltar a infinito.

DESCARREGUE ANTES!!!! (puts alertei depois!)

 

Quanto aos valores diferentes, penso não fazer diferença: +3% do menor com -3% do maior os valores meio que se cruzam

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz

 

Citação

não sei se entendi direito mas.. você mediu a continuidade daqueles 3 terminais juntos e achou que estava em curto? Posso rir?

Claro que não né (as duas respostas) Ou...? (kk)

 

Bom com esta capacitância, se usar multimetro analógico num escala de resistencia alta, o ponteiro vai e volta = capacitor pode estar ok. Num digital numa escala 20M vai aparecer alguns números e voltar a infinito.

DESCARREGUE ANTES!!!! (puts alertei depois!)

 

Quanto aos valores diferentes, penso não fazer diferença: +3% do menor com -3% do maior os valores meio que se cruzam

 

1) não... os 3 terminais são um só... A continuidade foi medida entre as duas patinhas..... direita/esquerda.

 

2) não "vai e volta" fica em 0.00. No minipa fica em 0.0... e medindo continuidade, o minipa fica apitando... então por isso que troquei o capacitor

 

3) pois é... também pensei nisso, mas imaginei um horizonte de 3% a menor e ficaria maior que a capacitância do original, qual seja perguntar não ofende, indo naquela placa de transito:

placa-na-duvida-nao-ultrapasse.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest patinhas kk mas tá valendo irmão! É sério! Aqui no nosso mundo chamamos de terminais ou pinos mesmo. No caso, terminal faston macho. ok não agregou nada mas quis registrar.

 

Sobre tolerâncias parte I... antigamente - muito mesmo... Bruno ou outro ancião deve lembrar.- capacitores e resistores tinham-na de 20% e tudo (que não era microondas) funcionava a contento. De fato desconheço o motivo de o m.o. exigir + precisão. Se Bruno ou você caro leitor achar que deve (e souber), seria curioso saber o porquê. Mas consigo viver sem esta informação.. é sério.

Sobre perguntar não ofende, um upgrade: quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não, pra sempre.

Sobre tolerâncias parte II.. é isso.. TOLEREM-ME kk

 

1 ou + abraços!

Outro nome fofo para as suas 'patinhas' kk  ... conectei coincidência cronológica casual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O magnetron é uma válvula, como já deves saber. Para seu funcionamento, deve ser aplicada uma tensão positiva na placa da válvula.

Então o diodo tanto serve para retificar a tensão alternada vinda do trafo, como dobrar esta tensão junto com o capacitorfig_1_microondasMW1400.jpg.641df7086c844

Veja o esquema acima para melhor entendimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo esquema me apareceu isso abaixo...

 

suspeitei desde o princípio que era válvula. Sobre estas... de um lado - catodo - um filamento incandescente avermelhado até deixando eletrons em ponto de bala pra sair dali. Do outro, sua motivação: Um lugar onde faltam eletrons pois há uma tensão positiva altíssima. Se não tiver nada entre eles aí o trem fica bão. Então tá, retiro o ar e... lá vão eles. Só vão e não voltam.. eis o diodo valvulado.

Este do magnetron parece igual mas parece diferente. Parece aquecer o "anodo" e aplicar tensão negativa pra expulsar os excitados eletrons pro "catodo". Só não sei como ela oscila a GHz pra chacoalhar as moléculas e fazer aquecer por atrito. Mas acho que posso viver sem esta informação... O que também não deve ajudar o amigo @ilkyest nesta emreitada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...