Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

@Gustavo Fernandes_780679 Vale ressaltar que overclock é meio arriscado. Você aumenta a potência de acordo com sua necessidade. Não deve esforçar muito a CPU pois pode queimar de vez... mas aumentar 5 ou 10% do clock dela não fará mal... apenas diminuir a vida útil dela, o que não se leva muito em conta quando o overclock é baixo. 
Também aumenta a temperatura e a necessidade de energia (este não tenho certeza, mas se for o caso é pouca coisa)
 

Eu não optaria pelo i3 não... preferiria um i5 mesmo que inferior à 4a geração... mas aí vai de você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, xalfax disse:

@Gustavo Fernandes_780679  as duas sao boas pega a mais barata!!  so  para você ver  o teste feito bateu bem proximo do que ue fiz e nego fica falando que e mentira !!  nao estou louco fiz corretamente os teste !! você nao vai se arrepender!!!

csgo.png

teste bf4.png

Pode enviar o link do teste? A principio eu já sabia que com uma atualização de BIOS era possível fazer overclock com os processadores Skylake non K, o único problema disso é o risco (já que os processadores sem K não foram feitos para OC e caso você faça perde a garantia) e alguns contras, já que você perde algumas funcionalidades como por exemplo o controle da temperatura que é essencial durange o OC. Estude um pouco mais sobre este assunto pois a Intel já falou para as fabricantes lançarem uma nova atualização de BIOS que bloqueie o OC nesses processadores.

 

Além disso na tabela existem 3 valores diferentes para o mesmo processador, o valor dele em stock, com OC e em OC-MOD. Quero saber que tipo de MOD é esse feito por eles que faz o processador rodar com ainda mais poder do que com OC normal, o que nesse caso já é arriscado pois esse processador nem feito para OC foi. Além disso acho pouco provável que as condições usadas no OC-MOD possam ser reproduzidas de forma simples por qualquer pessoa, principalmente uma sem experiência em OC.

 

O desempenho de um I3 de sexta geração é bem semelhante ao de quarta como é possível ver nesse teste que inclusive nem cita a placa de video utilizada.

 

Eu sugiro que se o amigo possui dinheiro para comprar uma Z170 (que dificilmente acha por menos de 800) e um I3 de sexta geração o melhor a se fazer seria comprar um I5 de quarta geração com uma H97 ou B85 onde você terá um desempenho maior e sem correr nenhum risco mirabolante.

1 hora atrás, SWeed disse:

@Gustavo Fernandes_780679

Eu não optaria pelo i3 não... preferiria um i5 mesmo que inferior à 4a geração... mas aí vai de você.

Nenhum I5 de quarta geração é inferior a qualquer I3 já lançado.

3 horas atrás, Gustavo Fernandes_780679 disse:

@xalfax Entendi que o ideal é utilizar o processador Skylake com uma memória RAM DDR4 ou DDR3L. Porém na descrição da placa-mãe indicada aqui (GIGABYTE H110M-H DDR3, LGA 1151 MICRO ATX, INTEL H110 - BOX) diz que é compatível com DDR3 e DDR3L. O que vai acontecer se eu usar uma memória RAM DDR4 nela?

Você não consegue utilizar DDR4 em uma placa-mãe que aceita DDR3 pois o encaixe é diferente, então o pente nem entra no slot.

 

A diferença de DDR3 para DDR3L é a tensão. O primeiro opera com 1.5v e o segundo com 1.35v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini

Se eu tivesse a grana agora, iria montar e comprar esse PC hoje:

 

Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core - BOX (R$1.099,00)
placa-mãe MSI H81M-E33, chipset H81, LGA 1150 - BOX (R$305,69)
Memoria Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1600MHz White, HX316C10FW/8 - BOX (R$306,82)
Placa de Vídeo Galax Geforce GTX 960 OC 4GB DDR5 128BIT 7010MHZ, 96NQH8DHD8Z4 - BOX (R$1.288,32)
HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX - OEM (R$340,89)
Gabinete Gamer Pixxo sem fonte preto, HTSY127B6S - BOX (R$139,00)
Fonte XFX 600W XT Bronze Full Wired 80+Bronze, P1-600B-XTFR - BOX (R$349,00)

 

Total  R$3.369,27

 

Dúvidas:

  1. Acredito que sim, mas gostaria de uma confirmação: a placa-mãe aceita 2 memória RAM, caso algum dia eu queira passar pra 16GB?
  2. Eles dão a opção de botar ventoinhas, é necessário?
     
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Zucchini

Obrigado por ajudar com links. Estava buscando tudo no mesmo lugar para economizar em frete e pela praticidade, mas por outro lado, talvez mesmo pagando mais frete, fique mais barato com peças de outros lugares.

 

Sobre o gabinete. Não me importo com aparência, portanto só fui no mais barato mesmo.

 

Muito obrigado pela ajuda. Vou fazer uma pesquisa em mais sites para comprar algo parecido com o que você sugeriu. Mas já me decidi que vou focar em uma i5 + GTX 960 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Fernandes_780679 só pegue o modelo de 4GB se ele não passar de 1100,00, acima disso é besteira, melhor ficar com a versão de 2GB mesmo. Em algumas promoções (principalmente na Pichau e Terabyte) você consegue encontrar nessas faixas de preço.

 

Outra coisa é olhar alguma R9 280, R9 380, R9 280x e R9 380x. Elas possuem desempenho semelhante (modelos sem x) ou superior (modelos com x) ao da GTX 960. Se achar essas placas por volta de R$ 1000,00 as primeiras e R$ 1200,00 as ultimas é um bom negocio também. A fonte recomendada aguenta qualquer uma dessas opções.

 

Sobre o gabinete não se trata de aparência, mas sim de qualidade... e também aparência. rs

 

Te desejo sucesso em sua busca por preços baixos! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini É equivocada essa informação... 
O i5 que eu tinha é inferior à vários i3...
i5 650 (primeira geração) é inferior ao i3 2600 ... quem dirá o 4150. 
As gerações importam e muito na hora da escolha do processador... 
um i3 de quarta geração seria o equivalente à um i5 de segunda geração mediano... apesar da vantagem de núcleos, é claro...

16 horas atrás, Gustavo Fernandes_780679 disse:

@Zucchini

Se eu tivesse a grana agora, iria montar e comprar esse PC hoje:

 

Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core - BOX (R$1.099,00)
placa-mãe MSI H81M-E33, chipset H81, LGA 1150 - BOX (R$305,69)
Memoria Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1600MHz White, HX316C10FW/8 - BOX (R$306,82)
Placa de Vídeo Galax Geforce GTX 960 OC 4GB DDR5 128BIT 7010MHZ, 96NQH8DHD8Z4 - BOX (R$1.288,32)
HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX - OEM (R$340,89)
Gabinete Gamer Pixxo sem fonte preto, HTSY127B6S - BOX (R$139,00)
Fonte XFX 600W XT Bronze Full Wired 80+Bronze, P1-600B-XTFR - BOX (R$349,00)

 

Total  R$3.369,27

 

Dúvidas:

  1. Acredito que sim, mas gostaria de uma confirmação: a placa-mãe aceita 2 memória RAM, caso algum dia eu queira passar pra 16GB?
  2. Eles dão a opção de botar ventoinhas, é necessário?
     

Eu trocaria o i5 pelo 4590 ele é 3.3 - 3.7GHz e tá 1060 à vista ou 1200 parcelado na pichau (loja de minha preferência)

A placa de vídeo eu trocaria só pelo preço... é doido... 1300 numa 960 ? Paguei 2 semanas atrás 1700 numa GTX970 ...
Optaria pela R9 280x mesmo, é mais barata inclusive...

O resto tá bem... e sempre coloque coolers adicionais... o custo é baixo, o consumo também, e a temperatura é algo crucial pra durabilidade do seu hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, SWeed disse:

@Zucchini É equivocada essa informação... 
O i5 que eu tinha é inferior à vários i3...
i5 650 (primeira geração) é inferior ao i3 2600 ... quem dirá o 4150. 
As gerações importam e muito na hora da escolha do processador... 
um i3 de quarta geração seria o equivalente à um i5 de segunda geração mediano... apesar da vantagem de núcleos, é claro...

Eu trocaria o i5 pelo 4590 ele é 3.3 - 3.7GHz e tá 1060 à vista ou 1200 parcelado na pichau (loja de minha preferência)

A placa de vídeo eu trocaria só pelo preço... é doido... 1300 numa 960 ? Paguei 2 semanas atrás 1700 numa GTX970 ...
Optaria pela R9 280x mesmo, é mais barata inclusive...

O resto tá bem... e sempre coloque coolers adicionais... o custo é baixo, o consumo também, e a temperatura é algo crucial pra durabilidade do seu hardware

 

Leia bem o que eu escrevi, "nenhum I5 de quarta geração é inferior a qualquer I3 já lançado". Além disso um I3 de quarta geração não é melhor que um I5 de segunda geração, isso é fato.

 

Qualquer I5 de mesma geração tem desempenho semelhante. Só há uma diferença relevante se comparar um modelo de entrada como o 4440 com um que é desbloqueado para OC como o 4690k. De resto tanto faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SWeed acho que você nao viu o comparativo que coloquei acima

@Gustavo Fernandes_780679    e apenas  da suporte paraddr3 e L  so a versao acima e 4

@Zucchini mod e de moderate = moderado   e igual  quando  o proc  e 3,5  ai faz over leve para 4,2 e o outro e igual se foce 4,8 nao vai dar pal porque foi disponibilizado pela propria asrock e msi  nao e gambiarra criada!! acho improvavel queimar ou algo disso pode dar tela azul essas coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, xalfax disse:

@Zucchini mod e de moderate = moderado   e igual  quando  o proc  e 3,5  ai faz over leve para 4,2 e o outro e igual se foce 4,8 nao vai dar pal porque foi disponibilizado pela propria asrock e msi  nao e gambiarra criada!! acho improvavel queimar ou algo disso pode dar tela azul essas coisas

Acho que você não entendeu o próprio teste então, analise os dados que você postou. Na primeira imagem vemos o [OC-MOD] I3 6100 em 4501mhz e o [OC] I3 6100 em 3810. Podemos ver no site da fabricante que o clock padrão do I3 é de no máximo 3700mhz, então a legenda [OC] significa um OC moderado e a [OC-MOD] um OC extremo que foi feito com alguma modificação, talvez a atualização da BIOS, mas enquanto você não compartilhar o link do teste não saberemos.

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/90729/Intel-Core-i3-6100-Processor-3M-Cache-3_70-GHz

 

E sim, a liberação de OC para processadores skylake sem K é uma gambiarra feita pelas próprias fabricantes, os únicos processadores que deveriam fazer OC são os com K no nome. Para que você não precise pesquisar vou trazer alguns links aqui para que você posso entender um pouco mais sobre o assunto.

 

Alguns contras de se fazer OC nesses processadores:

 

The non-K BIOS is skipping some parts of the power-management, so there are few things you have to keep in mind:

- The missing power-management will not allow to read out any core temperature. No matter which tool you use, it will always just read 100°C.

- No C-States. CPUs will always run full speed and full voltage.

- No Turbo-Mode.

- No iGPU.

- Intel AVX is screwed. Some benchmarks like Intel XTU use AVX and you will have about 4-5 times lower score. As far as I know no game is using AVX so it’s no problem to use this for gaming rigs. Not suitable for professional usage tho.

- Avoid high memory clocks. Everything around 2600 MHz will be fine.

 

Fontes: 

http://overclocking.guide/msi-z170-non-k-overclocking-guide/

http://overclocking.guide/gigabyte-z170-non-k-overclocking-guide/

http://overclocking.guide/asus-z170-non-k-overclocking-guide/

 

Intel barrando o uso dessas BIOS:

 

Citação interessante: "Intel regularly issues updates for our processors which our partners voluntarily incorporate into their BIOS," Intel told PC World. "The latest update provided to partners includes, among other things, code that aligns with the position that we do not recommend overclocking processors that have not been designed to do so. Additionally, Intel does not warranty the operation of the processor beyond its specifications."

 

Fontes: 

http://www.pcworld.com/article/3031255/hardware/its-official-intel-shuts-down-the-cheap-overclocking-party-by-closing-skylake-loophole.html

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2499049,00.asp

http://www.digitaltrends.com/computing/asrock-killed-overclocking-intel-skylake-nonk/

http://www.extremetech.com/computing/222721-end-of-the-line-bios-updates-end-non-k-intel-skylake-overclocking

http://wccftech.com/intel-forcing-ban-nonk-oc-feature-skylake-motherboards-bios-rolling/

http://www.pcgamer.com/intel-puts-a-stop-to-overclocking-on-non-k-skylake-cpus/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini foi o que quis dizer  esqueci de passar o  site e pclab.pl

@xalfax  pode acontecer isso tanto no k quanto no nao k a fabricaçao e a mesma o que sei porque nao tenho as placas  a"gambiarra" disponibilizda pelos fabricantes esta com  controle de tudo  sore o proc so que feito pela placa vou ver se acho o video do cara fazendo isso tem controle de tensão de  estabilidade  vou ver se te passo o video mais esse e so um dos testes em em todos os jogos ele sem oc mesmo e com  oc 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini  mias logico que a intel vai falar isso imagina se  todo mundo para de comprar os K e so compra o outro mais barato e faz  over os dois sao produzidos iguais fui a fabrica da positivo  e vi a produçao de um proc para celular e os dois modelos um chamado nao lembro corretamente mais  exemplo gs500 e o outro gs500e   e do mesmo principio mais um eles fazem o proprio "overclock na fabrica   sendo que ambos vem desmontados em caixas como gs500  porque eles loqueiam de fabrica para nao se mover na tesao e etc  ais os processo e o mesmo nao garanto que seja o mesmo modo no intel mais deve ser pois economiza muita par m empreza fazer isso e lucrar mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@xalfax encontrei o teste. Baseado em todas as informações contidas nele o que pude constatar que um I3 Skylake com OC tem o desempenho semelhante ao de um I5 de quarta geração e este mesmo I3 de sexta geração sem OC tem um desempenho um pouco superior ao de um I3 de quarta geração.

 

http://pclab.pl/art67575.html

 

Levando em conta tudo o que eu já falei sobre o assunto relacionado ao OC de processadores Skylake non K eu ainda digo que a melhor coisa a se fazer é comprar um I5 de quarta geração pois é mais barato (um I5 4xxx + B85 é mais barato que um I3 6100 + Z170), tem um desempenho mais estável (é verdade absoluta que com o tempo o processador em OC vai degradando e você precisa diminuir a frequência e aumentar o vcore, neste caso em especifico isto é ainda mais critico pois como o processador não é fabricado para tal ele fica sempre em full, vide as matérias que postei anteriormente) e em breve, se não já, as placas mãe virão com suas BIOS atualizadas para uma versão mais atual do que aquela que permitia OC nesses processadores, e como é sabido não dá para atualizar a BIOS com uma versão anterior e assim não vai ser mais possível fazer OC nas placas Z170 com processadores sem K (esta informação também está presente em uma das matérias que postei acima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini   bom opinao e opinao de cada um mesmo ele sem oc e top  pode ver os testes  no site dele sem oc com a 970 se saiu melhor q os i5  o 4460 que emelhor que o 4100 e o que disse tb num futuro o update para i5 e i7 vai ser mais fácil peças novas  bom tenho 3 pcs em oc em media de 3 a 4 anos  de  overclock mei i5 3570k ta ai nesses 4.8 a 3 anos  e o pc so desligo a cada 3 meses 1 a 2 dias maximo nenhum deu defeito v leu o que escrevi da positivo a qual  vi a linha de produçao  bom  teste sem oc  ai para você ver
gta5.png

csgo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico impressionado com a sua parcialidade, coloca o link do teste para que possamos analisar todos os resultados e não somente os poucos que esse I3 ficou na frente. Agora uma resalva sobre os testes, no GTA V a diferença não foi nem de 2 FPS então nem da pra afirmar um aumento real de desempenho e no CSGO um I5 2500k de segunda geração e sem OC foi "melhor" que esse I3 Skylake.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini @xalfax

 

Vou dar minha opinião sobre essa polêmica. Pra mim, falta uma pitada de bom senso no que se trata na criação e interpretação destes testes. Lógico que a função dessa review é trazer informação, o que sempre é bem vinda. Dei uma olhada em qual foi a plataforma usada nos testes e me deparei com coisas como placas Z97, Z170 e GTX 980 TI. É sabido que, quando se coloca um i3 junto com uma placa desse calibre, o gargalo é muito alto, portanto qualquer OC minímo ou alteração de frequência de memória ou até mesmo uma evolução arquitetura do processador pode fazer uma diferença bem grande no FPS, o que não acontece com GPU's um pouco mais dentro da realidade do i3. Isso já foi provado em testes do DigitalFoundry inclusive.

 

Porém não podemos nos esquecer que ao montar computadores existe um fator fundamental chamado equilíbrio e é aqui que falta o bom senso. Quem monta um PC para jogos com um i3 está claramente visando uma economia, quem visa economia, não vai montar um i3 com uma Z97 ou Z170 e principalmente não vai colocar uma GTX 980 TI. E ninguém experiente nem se quer vai recomendar esse tipo de coisa, a GPU "máxima" para um i3 deve ser uma GTX 960 e olhe lá. A própria Intel sabe que nenhum usuário vai colocar um i3 numa placa-mãe Z onde se faz OC, tanto que não existem processadores i3 com K.

 

Por isso o teste citado é muito útil pra ver como o Skylake escala bem com altas frequências de memórias e OC mas não serve como uma base para recomendações. Me diga, você montando um computador, vai montar ou recomendar um PC com uma config i3 + Z170 + GTX 980 TI? Acredito que não né.

 

Focando no assunto principal do tópico, nosso amigo estará usando uma GTX 960, ou seja, um teste recomendado para esse uso seria um com a mesma placa, ou uma placa com desempenho semelhante, como esse teste: http://www.techspot.com/review/1087-best-value-desktop-cpu/page4.html

 

Minha dica quando for recomendar uma review: Se atente a plataforma toda que foi usada e não somente o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente o que @Narak13  disse...
Você não vai querer botar uma placa de vídeo boa com um i3, pois se for tentar fazer um FPS ir aos 144hz (principalmente os CPU bound) você vai ter gargalo, portanto, continuo de i5, mesmo.

 

Se não der pra pegar quarta geração, sei lá, pega uma segunda geração mesmo... mas se esforce pra pegar um 4590 ou 4690k. Acredito que vai ser melhor pra você...

i3 Skylake e uma gtx960 4gb não seria uma má configuração, mas tá bem limitada ao meu ver... eu gosto de jogar no fullhd com tudo no talo, por tanto, optei pelo i5 + 970
E no fim do ano chega meu i7 4790k :99999

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...