Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vladimir Vale

Problema intrigante

Recommended Posts

Olá amigos,

estou com um problema intrigante (pelo menos para mim). É o seguinte: estou montando um sistema e comprei uma placa-mãe ecs lga 1155. Ia montá-la com dois modulos de memoria hyper x de 4gb cada Daí descobri que, se uso o slot A, seja sozinho, seja em dual channel, o sistema ligava e logo depois desligava, não chegava nem a dar vídeo. Como qualquer um dos módulos funcionava no outro slot, pensei que o problema estivesse na placa-mãe. Troquei de placa por uma Asrock e... O problema continua! Será que pode ser a fonte? Testei com um multimetro e mesmo o monitoramento na Bios não acusa nenhum problema. Ou será que por azar arranjei duas placas com o mesmo problema? Por favor, alguém pode me dar uma dica de como resolver isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um programa? Vou procurar... Mas, como eu disse, ambas as memórias funcionam bem no slot B e nenhuma delas funciona no slot A, seja em dual channel, seja sozinhas. Por conta disso, acho improvável que o problema seja nelas. Não parece que faria muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o test nos pentes: 

Baixe o memtest86(link) e teste os pentes de ram um por vez.

Use um CD ou pendrive, ou ainda, um cd ISO de algum ubuntu ou derivados deles que possuem o memtest86 embutido nele.

No windows tem um teste de diagnótico também: Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Diagnóstico de Memória do Windows, clique em "Reiniciar agora" e aguarde o resultado do teste

Teste um pente de cada vez e em cada slot disponivel da sua placa-mãe. (é chato mesmo...).

De o boot no dispositivo que esta o programa.

Deixe passar ao menos um "pass" ou ciclo. (são 8/9 testes, leva entre 20-30 minutos para completar, ao menos comigo foi esse tempo). Se não apresentar erros, teste o proximo slot da placa com o mesmo pente de memoria, terminado os testes deste pente, faça  tudo de novo com o outro pente.

E pode ser sujeira também, passe um borracha branca (aquela da faber castell com a capinha verde), passe um pincel anti-estatica nos slot (pode ter caido alguma poeira) ou limpa contato (mas caso use este, deixe secar completamente para ligar novamente a placa-mãe.)

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, 

muito obrigado pelas dicas. Irei realizar esses testes e depois digo o resultado. No entanto, tenho quase certeza de que não é esse o problema. Como eu disse, ambos os modulos de memória funcionam perfeitamente bem no outro slot. Já seria um problema estranho se um modulo funcionasse em um slot e não no outro, mas ocorrer esse mesmo problema com dois módulos ao mesmo tempo?!? E o problema surge em 2 placas diferentes, com processadores diferentes!

Minhas suspeitas principais são:

1) as memorias são de 1600 e as placas lga 1155 (teste uma h61 e outra b75) são feitas (até onde sei) para memorias 1333. Não fiz nenhuma alteração na bios, é algo que preciso ainda tentar, nem com memorias 1333. Eu imaginava que a placa fosse simplesmente detectar automaticamente a frequencia da memoria ou opera-la em 1333 sem maiores dificuldades...

2) será que pode ser algum problema no gabinete? Tipo, ele estar encostando por tras em um ponto específico e gerando um curto? No geral curto impede totalmente a ligação da placa, mas li por aí que isso pode sim gerar problemas como esse...

3) será que pode ser um problema da fonte? Eu imagino que a distribuição da corrente seja feita totalmente pela placa e que, portanto, mesmo se houvesse um problema de corrente, tensão ou mal contato, a placa não iria funcionar em nenhum dos slots.

bem como disse vou testar os módulos com os procedimentos que vocês me indicaram e depois coloco o resultado....

Compartilhar este post

Link para o post

Problema resolvido! Entrei na Bios, mudei todas as opções de Dram para auto, acoplei o segundo módulo e funcionou! A tensão da memória, que antes estava em 1,55 passou para 1,5 (que acho que é o padrão do fabricante) e ela está operando em 1333 que acho que era de se esperar numa h61 com processador de 2a geração.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais