Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como dessoldar mosfet com ferro de 60w ?


Posts recomendados

Boas

Utilizo um ferro de 30w para soldar e dessoldar tudo, em certos locais não se pode aplicar muita temperatura.

Por isso a técnica é a nossa maior aliada.

Sempre que me deparo com uma situação dessas, ou seja num locar onde existem mais componentes e muitas vexes até micro componentes e não posso utilizar a estação de ar quente mesmo com a saída mais fina, aplico a técnica de " estanhar " ou seja pegue num pouco de solda e solde em cima do ponto que quer dessoldar, depois é só dessoldar normalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, PPK2 disse:

Boas

Utilizo um ferro de 30w para soldar e dessoldar tudo, em certos locais não se pode aplicar muita temperatura.

Por isso a técnica é a nossa maior aliada.

Sempre que me deparo com uma situação dessas, ou seja num locar onde existem mais componentes e muitas vexes até micro componentes e não posso utilizar a estação de ar quente mesmo com a saída mais fina, aplico a técnica de " estanhar " ou seja pegue num pouco de solda e solde em cima do ponto que quer dessoldar, depois é só dessoldar normalmente. 

 

Mas como eu vou aplicar solda ou estanhar a solda que fica por baixo do mosfet ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Se possível coloque aqui umas fotos do mosfet.

Por norma os mosfets tem um terminal em cada lateral, esses terminais encontra-se quase há face, se utilizar solda de baixa fusão ou então com um pouco de "Flux" ao estanhar o metal derretido fará contato com o já existente, ora na seguinte etapa que será dessoldar o aquecimento e a fusão será aplicada em todo o conjunto, facilitando deste modo a remoção.

Deixo aqui um link para verificar na 1º página os watts recomendados nos ferros, atenção que o processo não se aplica há sua questão:

 https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-dessoldar-componentes/1054

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PPK2 disse:

@Henrique - RJ Se possível coloque aqui umas fotos do mosfet.

Por norma os mosfets tem um terminal em cada lateral, esses terminais encontra-se quase há face, se utilizar solda de baixa fusão ou então com um pouco de "Flux" ao estanhar o metal derretido fará contato com o já existente, ora na seguinte etapa que será dessoldar o aquecimento e a fusão será aplicada em todo o conjunto, facilitando deste modo a remoção.

Deixo aqui um link para verificar na 1º página os watts recomendados nos ferros, atenção que o processo não se aplica há sua questão:

 https://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-dessoldar-componentes/1054

 

 

 

Você já removeu mosfet de placa-mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, umas centenas deles.

Agora a técnica é a nossa maior aliada.

Se conseguir adquirir uma placa velha, vá praticado.

Já agora outra situação? Qual o motivo da remoção do mosfet? Se está avariado poderá remove-lo com um alicate de pontas e depois dessoldar os terminais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas afinal, o mosfet é soldado apenas em suas duas perninhas ou por baixo do corpo dele também ?

 

Eu acredito que o mosfet esteja em curto pois duas perninhas dele têm resistência zero quando testadas com multímetro e a placa-mãe não liga esquentando um dos fios do conector ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa estanhar por baixo, ao estanhar nas laterais ou nas pernas do mosfet a temperatura da fusão irá fazer com que toda a solda liquidifique. 

Terá de fazer em 2 ou 3 pontos, a chave está na rapidez, se demora muito a solda deixa de estar no ponto de fusão.

Tente arranjar uma placa velha para treinar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, todo o componente tem um limite máximo de suporte de temperatura, além disso não vai conseguir dessoldar o componente, e mais pode danificar a placa.

Já tentou da forma como está apresentada no video?

@Henrique - RJ Veja mais este caso, verifique que se encontra num local complicado, mesmo assim foi retirado com facilidade, a técnica está no estanhar. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Na dessolda o " Flux " só vai facilitar um pouco, irá condensar a solda no momento da fusão, já na solda vai fazer com que a mesma solidifique uniforme-mente afim de não deixar espaços, bolhas, rachas, entre o conteúdo.

Atenção que se adquirir "Flux" adquira o " No Clean" este por si não precisa de limpeza no final do trabalho.

Pessoalmente não utilizo na dessolda, só nas soldas de áreas consideravelmente grandes.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te agradeço @PPK2

 

Vou tentar por aqui usar essa técnica.

 

Talvez consiga reutilizar a placa.

------------------------------------------------------------

EDIT.

 

Desisti de remover os dois mosfets. Fui testar eles com mais cuidado testando e retestando o próprio multímetro e percebi que a resistência que antes era zero agora apresenta algum valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais testes e percebi que quando o processador está instalado a resistência de dois mosfet entre duas perninhas vai a zero.

 

Então retirei esse dois transistores usando essa técnica de estanhar bem tudo antes e ao testar eles novamente ficaram abertos ou com resistência infinita. Não sei se foi o ferro de solda de 60W que os danificou ou se já estavam ruins.

 

Vi o datashet desse mosfet que a temperatura máxima de soldagem é de 250ºC. Não sei a que temperatura possa ter chegado o ferro de soldar de 60W pois estava em brasa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Então amigo já está mestre na arte de estanhar desoldar?

Se puder utilize solda de baixa fusão, entra em fusão a mais ou menos 140ºC, assim poderá utilizar um ferro de 30W na boa.

Se o ferro de 60W ficou em brasa é natural que tenha queimado os componentes.

Não sei os preços do material ai, mas se forem pelos preços de cá é uma pechincha, vale a pena pois vai aprendendo mais por pouco valor.

Abraço 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...