Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como dessoldar mosfet com ferro de 60w ?


Posts recomendados

Pois é, o último que retirei de outra placa era para ter mais cuidado já que iria usar ele porque aparentava bom estado quando soldado pelos testes que fiz com o multímetro.

 

Mas em todo esse procedimento paira a dúvida se os transistores estavam ruins mesmo ou não. Só arrisquei pois a placa-mãe não subia o sistema ou o BIOS e nem o som do bip apresentava quando sem memórias.

 

Tem um serviço técnico aqui na cidade que conserta placa-mãe por R$50,00 o que daria aí em Portugal por volta de 13 euros.

 

Será que mosfets de placas semelhantes são compatíveis uns com os outros ?

 

Estou pensando em tirar de uma velha placa Intel e instalar em uma AMD de mesma época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lol, 13 euros? :XD

Se aqui o serviço fosse tão barato nem me dava ao trabalho de reparar alguma Board, mandava reparar tudo.

Aqui por norma Boards de Desktop não se arranjam a não ser que seja uma reparação simples, quanto hás de Notebook 

variam entre 120 e 150 Euros, com + - 6 meses de garantia, de notar que a lei para venda e reparações aqui é de 2 anos de garantia, ou seja aceita-se ou não. 

Em contra partida esse tipo de material é barato, por exemplo condensadores numa casa a qual costumo adquirir algum material:

http://www.lizbit.pt/store/33-condensadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei no Aliexpress ( China ) mas só de carreto ou frete são 6 dólares mais 50 cents por cada um. Aqui na cidade do Rio de Janeiro já telefonei para 4 lojas e nenhuma tem. Desse jeito parece ser bem melhor mandar reparar a placa pois é mais seguro.

 

No datashet desse mosfet a temperatura de soldagem pode chegar a 250ºC sem problemas. Talvez o ferro de 60W não os tenha danificado e eles estavam ruins mesmo. Pode ser que os outros mosfets da placa também estejam abertos.

 

Testando os mosfets soldados na placa, só dois apresentaram resistência zero quando o processador está instalado. Quando a placa está sem o processador, todos os mosfets parecem normais, apresentando alguma resistência mas pode ser por influência do circuito por estarem fixos ou soldados.

 

Essa placa-mãe é velha e só aceita processadores soquete 462 do tempo dos AMD Duron e Athlon e por isso queria consertar ela a custo zero ou quase zero além de me servir como aprendizado em eletrônica pratica. Eu a estava usando com um Windows 7 Ultimate, Athlon XP 2200+ ( 1700 MHz ) e 1 GB de memória.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PPK2

 

Estava achando que os mosfet haviam queimado mas ao ler o texto do blog do link abaixo percebi que estava testando de modo errado. Aparentemente todos os 4 que retirei das duas placas estão ruins. Dois desses mosfets estão claramente em curto isto é, com resistência zero. Eles foram retirados da placa que quero consertar e eu desconfiei deles quando, com a placa ligada, uma das perninhas que deveria apresentar uma tensão de 1,6V estava em zero e a outra que deveria estar em torno de 3V estava com 6V.

 

http://www.ibytes.com.br/testando-transistores-mosfets-usando-multimetros-diferente-de-bipolar/

 

Então esses mosfets não foram queimados ao serem dessoldados das placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...