Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando com 20~30 minutos de jogo


Posts recomendados

Boa Tarde pessoal, desde sábado 05/02 meu computador começou a travar enquanto eu jogo, em torno de 20~30min de qualquer jogo ele trava por inteiro sendo que desligar manualmente pelo botão..

Segue as configurações:

 

Tipo de Computador      ACPI x64-based PC

Sistema operacional Microsoft Windows 7 Ultimate

Tipo de processador HexaCore AMD FX-6300, 1400 MHz (7 x 200)

Nome da placa-mãe ASRock 970 Pro3 R2.0 (2 PCI, 1 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Gigabit LAN)
Chipset da placa-mãe      AMD 970, AMD K15

NVIDIA GeForce GTX 770 (2 GB)

Disco rígido WDC WD10EZEX-00RKKA0 ATA Device (1 TB, 7200 RPM, SATA-III)
2x memórias Skill Sniper F3-12800CL9-4GBBSR

 

fiz o teste do Memtest86 e as memórias passaram no teste. enquanto o teste era feito notei que a temperatura subiu de 50ºC para 69ºC e assim ficou.. faz uns 4 anos que tenho ele, nunca deu problema em nada, foi feito limpeza há 1 mês e meio atrás. ultimamente estou colocando ele pra suspender a atividade enquanto eu fico longe por alguns minutos/horas e também quando ele está suspenso as vezes ele acaba desligando, se eu clicar o no mouse ou no teclado eles estão ligados, mas o CPU não. não tenho ideia do que seja.


 

 

 

Screen Shot 03-08-16 at 04.52 PM.PNG

Screen Shot 03-08-16 at 04.53 PM 001.PNG

Screen Shot 03-08-16 at 04.53 PM.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix Boa noite.

 

Qual é o modelo exato da fonte? Saber só a marca não ajuda.

 

Pode começar a testar com jogos. Que sejam pesados, claro. Meça temperatura e uso de processador e placa de vídeo durante o jogo com o MSI Afterburner. Pode usar outro programa ao fundo, como o AIDA64. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

Uso sim, e está encaixado as vezes o cooler do processador faz muito barulho (acho que por rodar forte), vou trocar sim, irei comprar uma então, além dele, tenho mais 2 coolers (em cima e lateral) acha bom eu comprar mais um? Será que por ele estar no chão embaixo da mesa (pelo ar qnt bater na madeira) há influencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix Olha que eu creio que possa estar mal encaixado sim, em? Confere direito aí... E a pasta térmica, trocou faz pouco tempo?

 

No caso, constatado problema no cooler do processador ou desejo de melhorar isso aí bem, é comprar um cooler novo para o processador mesmo.

 

Sobre a questão de onde está o computador, é melhor você mandar umas fotos para poder entender melhor. Aproveite e mande também da parte interna do computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

ok Fox, é que agora estou usando o PC, mas assim que desligar ou amanha verifico com ele desligado! e faz um tempo já, uns 2 anos... qual a recomendação de período para trocar a pasta térmica?

 

hm entendi, você recomendaria algum em especial?

 

as 3 primeiras imagens são da interna, a última é sobre o local dele, como havia falado tenho um cooler na parte superior do PC, e como tem a madeira (uns 12cm) acima o vento quente bate e fica nessa região, (tem vezes que até eu sinto o calor que fica nessa região de tão quente), influencia em algo? É melhor deixar o pc em cima ao invés no "chão"?

3f5d1184-4451-4a5c-a873-ce9a5ddb949f.jpg

8ce86c41-3321-4d2b-8209-f354339cf7f1.jpg

78cc5db5-67bc-4a2f-aaf3-36a98baf2686.jpg

7944405b-db4d-410d-9e09-44be476c2bd2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix Sobre a posição do computador, há espaço bem mais que suficiente para a circulação de ar. Acredito que não tem nada a ver deixar ele aí.

 

Sobre a pasta térmica, diria que o limite máximo ideal seria de 6 em 6 meses... Com 2 anos, a sua já deve ter virado rocha sedimentar. Passou da hora de trocar a pasta e fazer uma limpeza... :P

 

E esses coolers box tanto da AMD quanto da Intel são bem ruins... Você pode pensar em trocar, tanto pelo resfriamento quanto pelo barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo Schallenberger

está sim, apesar de fazer quase 2 meses que limpei, estou tendo que mexer no chão de casa alem disso fora a poeira que entra aqui...

 

@Foxwalt

ah beleza, aproveitando... é verdade que se deixar ele no chão ou bem próximo ele pega mais poeira do que se estiver em cima??

 

a pasta estava dando uma olhada, essa aqui é bom? -> http://www.pichau.com.br/pasta-termica-cooler-master-ice-fusion-rg-icf-cwr2-gp-box

 

pelo barulho não faço conta não, o que não quero deixar é o pc esquentar demais e dar um problema mais grave futuramente... dei uma olhada também, será que esse aqui é bom? -> http://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-cooler-master-blizzard-t2-rr-t2-22fp-r1-box (dei uma olhada, ele bate com o soquete da minha placa)

 

ou se não forem qual recomendariam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix No chão pega mais poeira sim... Outra coisa legal é o gabinete ter filtros. O meu aqui fica em cima da mesa e tem filtros em todos os locais. Já faz dois anos que tenho ele e só a pasta térmica foi trocada, não há necessidade de limpar, está quase intacto, livre de poeira.

 

Essa pasta térmica é meio básica, mas vem bastante, dá para dar manutenção por um bom tempo e qualquer coisa vai ser melhor que a rocha que está no seu processador. Sobre o cooler, esse aí é bem básico mas já melhoraria consideravelmente a sua situação.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

Hm entendi, qual cooler você me recomendaria pra ficar bom? e qual seria o melhor?

 

sobre o filtro, seria esse estilo -> http://www.pichau.com.br/filtro-magnetico-para-ventoinha-thermaltake-matrix-d14-140mm-ac-003-on1nan-a1-box?? Se caso sim, serve pra qualquer gabinete correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix Sobre os filtros, meu gabinete veio com eles. Nunca comprei desses avulsos para testar, mas acho que funcionam bem sim. 

 

Sobre o cooler, esse T2 mesmo já ajudaria, mas seria bom caprichar um pouquinho mais. Que tal olhar um DeepCool Gammaxx S40 ou um Rajintek Themis Evo? Coisa do tipo... Só tem que verificar se não esbarra em algum dissipador da placa-mãe, nas memórias ou no gabinete.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Foxwalt

 

sim sim, por fim era mesmo, agora está nos 49ºC, creio que seja normal pois to jogando há umas 4h kkkk.

Fox se possível, pode tirar uma outra dúvida minha? tenho 3 fans, o do cooler tira o ar quente, um traseiro que também tira ar quente e outro na parte de cima próximo ao cooler que joga o ar frio dentro, você acha que está bom ou precisa mudar?

Screen Shot 03-23-16 at 03.38 PM.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@IkPhoenix Essas temperaturas estão bem baixas.

 

Deixa ver se entendi: você tem três fans instalados no gabinete. Um deles, na parte traseira, jogando ar quente para fora. O outro, na parte superior, está imediatamente acima da posição do cooler e joga ar quente para fora. Um terceiro, também na parte superior, está ao lado do outro e joga ar frio para dentro. Seria isso? E como o cooler foi instalado? Poderia mandar algumas fotos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt uhum, e agradeço você por isso kkk :D

 

então, acho que me atrapalhei, um dos fans é do cooler. mas é basicamente isso mesmo.

 

1ª imagem: é o do cooler, que joga o ar quente pra fora (parte superior)

2ª imagem: é o do lado do cooler que joga o ar frio pra dentro. (parte superior)

3ª imagem: nao sei se da pra ver bem, mas é o pretinho bem próximo do cooler, tira o ar quente de dentro. (parte traseira)

25ad16be-4342-4207-9f7e-04eb2577a5b8.jpg

379f0fac-89cf-4eb9-8c65-2ad171e5dc11.jpg

534baac0-4823-45b9-8e16-52cbf7f5ed6e.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...