Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desconfio que o meu processador está gargalando o pc


Limão

Posts recomendados

Galera, eu tenho um intel core i5 760 desde 2010 e ele sempre se mostrou um ótimo processador, ano passado eu resolvi fazer um upgrade na minha máquina e instalei  

uma GTX 970 g1 gaming da gigabyte e o resultado foi acima do esperado.
 Esse ano eu fiz mais um upgrade, troquei a minha placa-mãe para uma ASUS P7P55D PRO com suporte para SLI, 2 pentes de memoria CORSAIR VENGEANCE de 8 gb em dual

channel, uma fonte COOLER MASTER M2 SILENT PRO de 1000 wats, um gabinete mais espaçoso, 2 coolers (sendo que um é direto no processador) e o mais importante, uma nova

GTX 970 g1 gaming pra fazer sli.
 Pensei que agora eu teria um pc high-end que oferecesse uma performance bem mais alta para os próximos anos, mas pra minha surpresa, o desempenho dos jogos está

praticamente igual a antes. Eu tentei reinstalar os drivers da NVIDIA mas a performance continua abaixo do esperado.
 Talvez com overclock eu até consiga um resultado melhor, mas o problema é que desde que eu troquei a placa-mãe para uma ASUS, estou com dificuldade até para isso. O que

vocês me recomendam?

56df42bf2240e_Capturadetela2016-03-0410.56df42a0eae54_Capturadetela2016-03-0410.56df42d945ebd_Capturadetela2016-03-0410.56df42e1dc043_Capturadetela2016-03-0410.56df42ed5ad63_Capturadetela2016-03-0410.56df42fc775da_Capturadetela2016-03-0410.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fez besteira. Primeira geração do I5 é fraca para os dias atuais, não deveria ter comprado esta placa-mãe.

O ideal seria você pegar um processador mais recente, e vai ter que gastar mais dinheiro em placa-mãe.

 

Se não quer gastar mais grana recomendo overclock. Talvez acima de 3.4GHz ele empurre estas duas GTX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ApoloBrz disse:

Ah se tens dinheiro pro upgrade, melhor ainda. 

 

i7 4790K + uma mobo Z97, fica muito bom.

ApoloBrz, dinheiro eu não tenho no momento! Kkkkkk...

 Será que um I7 880 dará

 algum ganho significativo a minha máquina? 

 E qual programa vocês me recomendam pra fazer overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não posso afirmar com 100% o ganho de desempenho, mas eu acho que terá sim, afinal serão 8 cores disponiveis do i7 contra 4 do seu atual processador. 

 

Sobre o OC, poste aqui que o pessoal pode te ajudar melhor: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/11-overclock-de-placas-m%C3%A3e-processadores-e-mem%C3%B3rias/ 

 

Mas no geral, nunca usei programas na época em que fazia OC, e sim fazer direto via BIOS, ainda mais em placas que possuem tal suporte com regulagens mais precisas. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ApoloBrz disse:

Não posso afirmar com 100% o ganho de desempenho, mas eu acho que terá sim, afinal serão 8 cores disponiveis do i7 contra 4 do seu atual processador. 

 

Sobre o OC, poste aqui que o pessoal pode te ajudar melhor: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/11-overclock-de-placas-m%C3%A3e-processadores-e-mem%C3%B3rias/ 

 

Mas no geral, nunca usei programas na época em que fazia OC, e sim fazer direto via BIOS, ainda mais em placas que possuem tal suporte com regulagens mais precisas. 

Valeu pelos conselhos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui você vai ver que o i5-760 tem praticamente a metade do desempenho de um i5-6600K atual:

http://www.anandtech.com/bench/product/191?vs=1544

 

O gargalo deve estar forte. Mas não é todo jogo que aproveita do SLI. Tem jogos que praticamente não tem ganho com SLI. Mas isso vai mudar com o DX12 (?).

 

Também não compraria o i7-880. Também é um quad core antigo com a primeira geração do hyper threading. Ele é 7,5% mais forte em single thread e apenas 16% mais forte em multithread do que o seu i5-760. Tudo bem que os clocks podem variar, mas o i7-6700K é 40% mais forte do que o i5-6600K. 

 

EDIT: a variação em single thread é a mesma, ou seja, o HT atual é bem melhor.

 

Vai melhorar com o i7-880, mas 16% (em condições ideais) é muito pouco. A não ser que a troca saia muito barato. Mas você vai pegar um processador usado sem saber como ele está.

 

Se você puder, eu venderia a placa-mãe, o processador e a fonte (superdimensionada) e comprava um i5-4690K para fazer over nesse SLI. Compre uma boa fonte de 750W e seja feliz. As duas GTX 970 G1 vão puxar 350-380W (no talo), mais uma sobra para processador e over... 750W está bom demais.

 

O ideal é perguntar aqui no fórum antes de fazer upgrade para não ficar na mão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

Aqui você vai ver que o i5-760 tem praticamente a metade do desempenho de um i5-6600K atual:

http://www.anandtech.com/bench/product/191?vs=1544

 

O gargalo deve estar forte. Mas não é todo jogo que aproveita do SLI. Tem jogos que praticamente não tem ganho com SLI. Mas isso vai mudar com o DX12 (?).

 

Também não compraria o i7-880. Também é um quad core antigo com a primeira geração do hyper threading. Ele é 7,5% mais forte em single thread e apenas 16% mais forte em multithread do que o seu i5-760. Tudo bem que os clocks podem variar, mas o i7-6700K é 40% mais forte do que o i5-6600K. 

 

EDIT: a variação em single thread é a mesma, ou seja, o HT atual é bem melhor.

 

Vai melhorar com o i7-880, mas 16% (em condições ideais) é muito pouco. A não ser que a troca saia muito barato. Mas você vai pegar um processador usado sem saber como ele está.

 

Se você puder, eu venderia a placa-mãe, o processador e a fonte (superdimensionada) e comprava um i5-4690K para fazer over nesse SLI. Compre uma boa fonte de 750W e seja feliz. As duas GTX 970 G1 vão puxar 350-380W (no talo), mais uma sobra para processador e over... 750W está bom demais.

 

O ideal é perguntar aqui no fórum antes de fazer upgrade para não ficar na mão.

Qual é o problema da minha fonte atual, Contiusa? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limão, ela está sobrando muita coisa. Dinheiro mal investido no hardware errado, especialmente no seu caso que realmente precisa fazer um upgrade de processador. Se você rodar tudo no talo, CPU e as duas VGAs (o que não acontece em uso real), deve bater em 40-45% de uso da fonte. Não vai fazer mal ao micro, mas quando a fonte é subutilizada ela tem eficiência mais baixa também.

 

Você podia vendê-la, comprar uma fonte de 750W e usar o dinheiro que sobrar para fazer o upgrade de CPU.

 

A questão é se você vai perder dinheiro na venda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, como tu me compra duas GTX 970 e não pesquisa antes se o seu sistema trará gargalo?

Se tá sem dinheiro, vende uma delas e pega um I5 4xxx(K se puder) + Z97 SLI, aí depois vende seu hardware antigo (I5 760 + P7P55D) e mais pra frente arma novamente o SLI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Phoenyx disse:

Cara, como tu me compra duas GTX 970 e não pesquisa antes se o seu sistema trará gargalo?

Se tá sem dinheiro, vende uma delas e pega um I5 4xxx(K se puder) + Z97 SLI, aí depois vende seu hardware antigo (I5 760 + P7P55D) e mais pra frente arma novamente o SLI.

A 970 eu já tinha a um ano, eu comprei a segunda agora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As opções são essas, não tem muito pra onde correr. Achar um I7 875K por um bom preço e meter overclock no danado. Depois vender seu I5. Ou, fazer o que descrevi acima, que seria o melhor, mas vai ter que coçar o bolso se não quiser se desfazer de uma das VGAs.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance é que ele teria que comprar um water cooler para fazer um over decente. Ou um bom air cooler. Além do gasto da compra com um processador usado... Eu vi esse i7-875K por 600$ (não sei o estado da CPU). Com o water cooler chegaria perto dos mil reais. Perto do preço do i5-4690K (1250$ na Pichau).

 

Só vendo no papel, mas eu acho que investir mais dinheiro nessa plataforma LGA1156 é meio furada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa , tmb acho, mas tava pesquisando o preço das Z97 SLI e tá salgado demais tmb. Ele vai gastar nesta brincadeira mais de 2000 reais só em cpu e mobo.

Enfim, ele que faça a sua matemática aí. Eu com uma 970, H97 e I5 qualquer já estaria feliz, então venderia uma das placas para upgrade.

 

A fonte vai ser difícil achar um comprador fácil que esteja disposto a pagar o seu valor. Tmb achei besteira 1000W pra esta config. 650~750W já tava de bom tamanho.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Contiusa , tmb acho, mas tava pesquisando o preço das Z97 SLI e tá salgado demais tmb. Ele vai gastar nesta brincadeira mais de 2000 reais só em cpu e mobo.

Enfim, ele que faça a sua matemática aí. Eu com uma 970, H97 e I5 qualquer já estaria feliz, então venderia uma das placas para upgrade.

 

É, tem essa (dólar na disparada :)). 

 

Com o i7-870 a 4Ghz ele chegaria no i7-2600K em stock. Seria uma plataforma ultrapassada, mas seguraria por mais algum tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...