Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc até r$ 8 mil p/ 3d modeling; 3d scan alta-resolução (photogrammetry); vídeo; foto


Posts recomendados

Olá caros!

Primeiro quero falar sobre o uso desse PC. O que mais vai demandar performance nele seria um software para scanner 3d de alta resolução, que processa centenas de fotos (em RAW) para criar um modelo em 3D, esse processo é chamado de photogrammetry e pode criar desde mapas topográficos até objetos pequenos, com alta resolução, para serem produzidos em impressoras 3D de alta resolução. Além disso, pretendo utilizar em edição de vídeo (resolução HD, vídeos curtos), modelagem 3D sem animação e render, photoshop nível hard (action c/ efeitos e filtros p/ centenas de fotos simultaneamente). 

 

Fiz alguns caminhos e diferentes configurações, gostaria da opinião de vocês! Segue abaixo as recomendações do fabricante do software de scanner 3d (photogrametry):

 

Software Agisoft / photogrammetry (esse foi o software mais exigente entre os 5 que pesquisei, e é um dos mais populares também.)

Recommended:

  • CPU: Core i7 (4-6 cores).

  • RAM: DDR4-2400 16-32 GB.

  • Hard Disk: SSD 256-512 GB.

  • GPU: Nvidia Geforce 2-4 GB.

A good machine:

  • CPU: Core i7 5820K (6 cores, 12 threads).

  • RAM: DDR4-2400 32 GB.

  • SSD: Crucial MX100 256 GB.

  • GPU: Nvidia GTX 770, GTX 970, GTX 780 Ti.

A very good machine:

  • CPU: Core i7 5960X (8 cores, 16 threads).

  • RAM: DDR4-2400 64 GB.

  • SSD: Crucial MX100 512 GB.

  • GPU: GTX 980, TITAN BLACK.

 

Suponho que esta ultima configuração seja para aplicações bem maiores (escanear uma mina de minério de ferro, uma fazenda ou coisas assim) que as minhas necessidades (escanear carros, pessoas, objetos, peças, esculturas, etc.). Mas como pretendo usar essa máquina por um bom tempo, 6 anos ou mais, quero aproximar o máximo possível desta configuração com o meu orçamento limitado de R$ 8.000 e que dê margem para upgrades, vejam algumas suposições abaixo: 

 

em comum: SSD 250gb + 16Gb RAM + HD 2T

Intel comparativo: i7-5820k / i7-5820k x i7-4790k x i7-6700k x i5-6600:

http://ark.intel.com/pt-br/compare/80807,82932,88195,88188,88191

 

OBJETIVO / Melhor custo-benefício levando em consideração:

performance x longevidade

 

i5 6600 / chipset 1151+ 970 OC + DDR4 = R$ 7152,08

i7 6700k  /  chipset 1151+ 970 STRIX + DDR4 = R$ 7883,08

i7 5820K / LGA 2011 v3 + 970 + DDR4 = R$ 8553,25

I7 4790k / chipset 1150 + 970 OC + DDR3 = R$ 6797,25

i7 5820K / LGA 2011 v3 + Zotac 970 AMP! + DDR4 = R$ 8695,00

*lojas pesquisadas: Pichau, Kabum, Terabyte, Oficina dos Bits, Balão da Informática, TechClube, Guerra Digital e lojas no Centro do Rio e Barra da Tijuca.

**Processadores Xeon não são indicados para este tipo de software de escaneamento 3D por serem muito mais caros e por não apresentarem performance significativamente superior.

 

Minhas principais dúvidas são as seguintes: 

 

 

Processadores:

 

i7-4790K: Tenho receio de pegar o i7-4790K e em 2 anos ou pouco mais ficarem escassas as placas mãe compatíveis e a memória RAM DDR-3 (consequentemente mais caras). Tenho agora um Core 2 Quad e passei por maus momentos para fazer upgrade de memória (DDR-2) e troca de 2 placas mãe queimadas. Será que ainda vale pegar um da 4a geração? Se sim, teria margem pra fazer upgrade de RAM p/ 32Gb e SSD de 250gb p/ 480gB! Ou fazer um SLI c/ duas 960! O fato da memória ser DDR-3, não possuir suporte p/ directx12 e litografia de 22nm pesam negativamente nessa escolha.

 

i5-6600: Não optei pela versão com K pois achei um acréscimo muito significativo de preço (quase 500 reais!). O problema deste são os baixos números de threads comparado aos outros processadores aqui comparados. A vantagem é usar a plataforma skyline, que de performance não traz, ainda, muitos atrativos... mas tem uma longevidade maior. Tenho dúvidas se este processador aguentaria um upgrade futuro com mais uma 970, aguenta?

 

i7-5820K: Aqui também fico bem receoso com relação ao chipset 2011 v3! Já está difícil achar ultimamente, futuramente temo pagar caro para trocar placa-mãe. As placas mãe desse chipset são muito caras, uns 500 reais a mais que as novas 1151 com a desvantagem de não possuir a porta USB 3.1. O fato desse processador ser o mais caro e a placa-mãe tb, estrapolaram o meu orçamento de 8 mil... não sei onde poderia tirar nessa configuração. Para ficar dentro do orçamento poderia manter, temporariamente, meu monitor pequeno e velho de guerra, um flatron 17" bem antigo (uso a entrada DVI). Como não pretendo usar o PC pra jogos e filmes eu nem sei se preciso de full HD muito menos 4K. Mas claro que no próximo upgrade colocaria no mínimo uma fullHD de 21 ou 23 polegadas. 

 

i7-6700K: Apesar de atual (Skyline) ele tem 2 cores a menos que o acima, 8 threads ao invés de 12 e o cache é 8Mb cache ao invés de 15Mb... só ganha na litografia 14 ante 22nm nos quesitos relevantes para o software 3d. Com relação a preço ele está aprox. 450 reais mais barato e tem o fator longevidade pesando a favor.

 

 

Placa de vídeo:

 

A indicação de configuração do software da Bentley, chamado "ContextCapture" é:

 

CPU: Core i7, 8 cores, 3.0+ GHz hyper threading enabled

RAM: 16 GB ou 32 GB

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 780 Ti (2880 CUDA Cores)

 

Mas como não tenho como montar a máquina perfeita agora, minha aplicação seria, inicialmente em escala reduzida, seguem minhas dúvidas:

 

970 com ou sem OC? Estou dando preferência para as Galax HOF (pena o preço ter disparado recentemente), Zotac Amp! Core Edition (tri-fan), EVGA SSC, Asus Strix, Galax EXOC, Gigabyte Windforce ou Gaming (nessa ordem). Penso em priorizar as placas com 3 fans ou com 2 fans desde que sejam frias para ter boa margem pra overclock. Tenho notado que a diferença de preço entre as standart e OC não são muito significativas, aprox. 200-300 reais (1450-1750 / em promoções, sem incluir a HOF)... mas... em termos de performance, vale o investimento? O upgrade com mais uma 970 pode ser uma saída interessante pra daqui há uns anos.

 

Fazer um SLI de 960 4Gb 128bit ganharia mais performance que uma 970 OC? Ouvi dizer que a segunda placa numa SLI não trabalha em plena capacidade, puxa mais de uma em jogos, faz sentido? E na real eu não sei se posso comparar a performance baseado nos benchmarks de jogos, tento balizar mais pelos benchmarks do Cinebenck. Ví um vídeo de duas 960 batendo uma 970 em fps e quase alcançando uma 980 - https://www.youtube.com/watch?v=iLRukr_nJvw. Nesse caso, não sei se um SLI com os processadores (i5-6600 ou i7-4790k, para caber no orçamento) seria uma boa solução em termos de performance da placa de vídeo... um upgrade, nesse caso seria um pouco mais difícil, creio eu (incluir uma terceira placa).

 

 

Especificações DDR-4:

 

DDR-4: O número de MHz varia muito? Vale investir + 400 reais pra subir de 2133 p/ 3000, por exemplo? No SSD tenho uma noção melhor ao quantificar o ganho com a taxa de leitura e gravação em mb/s mas em DDR-4 fico na dúvida como comparar. 

 

Placas mãe:

Tenho muitas dúvidas em quais placas devo investir. Tenho dado prioridade pro número de slots pra memória (64gb ante 32gb), possibilidade de SLI e tenho buscado as que tenham a nova entrada USB 3.1 (tipo-C). Acho interessante incluir essa porta pois num futuro breve dispositivos de escaneamento manual poderão usá-la. O kinect one, por exemplo, deu um grande ganho de pixels e resolução pulando da usb 2.0 (modelo da Kinect360) para o modelo Kinect One que utiliza a USB 3.0... vai que a próxima geração resolva ser compatível com A 3.1, precisarei ficar atualizado.

 

Na sexta-feira passada comprei o gabinete no Balão da Informática, vai chegar na próxima semana. Peguei o Ronin, da Bitfenix por R$ 510, me pareceu um gabinete grande, ventilado (apesar de vir só com 2 fans), tem um design bonito e cabe placas de vídeo de até 31cm sem retirar os slots: https://www.youtube.com/watch?v=B4Sz03r8DP4 . Estou bem ansioso pela chegada dele! 

 

Qualquer ajuda ou esclarecimento será bem-vindo, mesmo que seja referente a uma frase e não englobe todo o contexto :)))

 

Abraço, FerGazz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...